Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334795
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal
Title Alternative: Proposition and analysis of a sequence of teaching investigative (SEI) in plant biology
Author: Piassa, Gabriel, 1991-
Advisor: Simões, André Olmos, 1975-
Abstract: Resumo: As práticas de ensino-aprendizagem roteirizadas aplicadas ao ensino de Ciências se mostram pouco efetivas na formação de um aluno ativo, reflexivo e crítico perante as relações cotidianas que o cercam. Nesse cenário, as metodologias atualmente aplicadas para o ensino de Botânica se mostram igualmente desestimulantes. Permitir a transposição de um aluno passivo para um aluno ativo é uma das dificuldades a serem superadas. Para tal, foi proposto no presente projeto uma estratégia de ensino baseado em uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), a qual visou posicionar o aluno como elemento central dentro da sala de aula. Três atividades práticas atreladas a aulas teóricas ministradas pelo pesquisador, também professor da turma, buscaram permitir que o aluno do sétimo ano do ensino fundamental II se sentisse confiante e seguro para expor suas ideias perante seu grupo de trabalho e toda a turma, sobre as situações propostas. As atividades consistiram em: 1) Análise de diferentes espécies de plantas e estabelecimento de critérios para sua identificação; 2) Identificação de espécies de angiospermas através do aplicativo Pl@ntnet® e da chave dicotômica de identificação e; 3) Apresentação de diferentes mídias produzidas pelos alunos associadas a conceitos de biologia vegetal. Os dados produzidos durante as pré e pós atividades foram transcritos e mantidos em sigilo bem como a identidade dos alunos. Os resultados obtidos com a SEI revelam aspectos importantes, dentre os quais destacam-se a possibilidade da realização de atividades como essas em escolas particulares, as quais muitas vezes possuem um cronograma fechado, o que dificulta a proposição desse tipo de atividade. Além disso esta pesquisa revelou a importância das vivências e conhecimentos prévios trazidos pelos alunos no desenvolvimento das atividades que são propostas em nossa metodologia. Por fim, um resultado um tanto incomum, revelou que os alunos suprimiram o uso da tecnologia por uma prática clássica de identificação de plantas, contrariando nossas expectativas durante o planejamento da SEI

Abstract: The scripted teaching-learning practices applied to the teaching of sciences have reduced effectiveness in the formation of active, reflexive and critical students towards the daily relations that surround they. In this scenario, the methodologies currently applied to the teaching of botany are equally discouraging. Allowing the transposition of a passive student to an active student is one of the difficulties to beovercome. To this end, a teaching methodology based on Investigative Didactic Sequence, which aims to place the student as central element within the classroom, is proposed in the present project. Three practical activities were developed with secondary school students, aiming to improve the students¿ confidence to expose their ideas about proposed situations, both to their groups and to the whole class. The activities consist of: 1) Analysis of different plant species and establishment of criteria for their identification; 2) Angiosperm identification nucleus through the application. 3) Presentation of several energies produced by the students associated to concepts of vegetal biology.The practical activities were linked to theoretical classes taught by the researcher, also the class teacher. The data obtained during the pre and post activities will be transcribed and kept confidential, as well as the students¿ identities. The results obtained using SEI reveals important aspects, for instance, the possibility to implement activities such as these in private schools, which often have a closed schedule, what makes it difficult to propose this type of interaction. In addition, our project reveals the importance of students experiences and previous knowledge to the development of the activities proposed in our methodology. Finally, a somewhat unusual result reveals that students have suppressed the use of technology by a classic plant identification practice, contradicting our expectations during the planning of this SEI
Subject: Ensino de ciências
Ensino fundamental
Ensino por investigação
Botânica - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PIASSA, Gabriel. Proposição e análise de uma sequência de ensino investigativo (SEI) em biologia vegetal. 2019. 1 recurso online (106 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IB - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Piassa_Gabriel_M.pdf4.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.