Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334785
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Os homens com as câmeras : investigação de questões da fotografia norteadas por uma prática artística com câmeras de orifício realizada por catadores de material reciclável  
Title Alternative: The men with the cameras : An investigation into photography guided by a pinhole camera photographic art prectice performed by recycled materials picker/collectors  
Author: Coster, Eliane, 1968-
Advisor: Tacca, Fernando Cury de, 1954-
Abstract: Resumo: Esta tese apresenta algumas reflexões sobre a fotografia, a arte e a antropologia visual, tecidas a partir da experiência de realização de uma prática artística envolvendo a fotografia com câmera de orifício e catadores de material reciclável da cidade de São Paulo. O processo de realização promoveu a capacitação de nove catadores no manuseio de câmeras de orifício munidas com filmes fotográficos. São eles, Anderson Miranda, Ariovaldo dos Santos, Camila de Pádua Pierucci, Carlos Fava, Cleiton Emboava, Henrique Dias Pereira, José Carlos da Hora, Moacir Domingos da Silva e Waldir Paquer. Por 12 semanas, eles fotografaram conforme suas percepções da vida urbana durante seus percursos de coleta de materiais pela cidade. Como parte do processo, os catadores, então fotógrafos, comentaram a experiência e o resultado fotográfico em conversas gravadas em áudio e vídeo, que serviram de material para as análises do processo e das fotografias. O processo de realização foi norteador das articulações com os campos teóricos: as teorias da imagem e da fotografia, os lugares da fotografia no campo da arte e as formas de interações entre a fotografia e a antropologia. A investigação partiu da premissa de que o olhar do homem moderno, qualquer que seja a intimidade que ele tenha com a fotografia, é um "olhar fotográfico", mediado por essa visualidade específica que já faria parte do olhar do homem moderno ocidental. Partimos, pois, da experiência particular que o catador não fotógrafo mantém com o espaço urbano a fim de produzir um olhar para a cidade e verificar que olhar seria este. Esta premissa engendrou uma reflexão sobre a produção das subjetividades por meio de um tipo de processo que articula múltiplos agentes: catadores, pesquisadora, câmeras de orifício e a cidade. São, pois, debatidas, principalmente à luz da fenomenologia, as relações engendradas pelo processo de produção das fotografias por meio dos vínculos que uniram os catadores/fotógrafos e a pesquisadora/criadora das câmeras, e como esse vínculo atuou na produção das imagens; as características do olhar lançado para a cidade por este grupo de pessoas que mantém com o espaço urbano uma relação particular devido à forma e intensidade da circulação que experimentam cotidianamente; o lugar da autoria na fotografia e na arte a partir do olhar para produção de imagens dos catadores e os diálogos que travam com elementos discursivos presentes na produção artística contemporânea em fotografia; os elementos distintivos da câmera de orifício na criação de sentido em relação a outras formas de fotografia; e, por fim, a pertinência da imagem como recurso para a etnografia pensada na fronteira entre a arte e antropologia, à luz do processo vivido e das fotografias produzidas. O que se verificou no processo foram as maneiras pelas quais a fotografia (em geral) ofereceu uma experiência para a expressão das subjetividades, e como a fotografia com câmera de orifício (em particular) ampliou essa expressão por oferecer um universo de possibilidades de criação de sentido em aberto

Abstract: This thesis presents some reflections on photography, art and visual anthropology, woven from the experience of performing an artistic practice involving photographing with pinhole cameras and recyclable material pickers from the city of São Paulo. The process involved introducing nine material pickers to the usage of pinhole cameras equipped with photographic film. They are: Anderson Miranda, Ariovaldo dos Santos, Camila de Pádua Pierucci, Carlos Fava, Cleiton Emboava, Henrique Dias Pereira, José Carlos da Hora, Moacir Domingos da Silva, and Waldir Paquer. For 12 weeks, they photographed their impressions of the city during their journeys collecting materials. As part of the process, the pickers, then photographers, commented on the experience and the photographic results in conversations recorded in audio and video, which were used as the material for analyzing the process and the photographs. The process guided the articulations with the theoretical fields: theories of image and photography, the places of photography in the field of art and the interactions between photography and anthropology. The departure of this investigation was based on the premise that the contemporary viewpoint, no matter one's familiarity with photography, is a "photographic outlook," mediated by a specific visuality that would already be part of the modern Western man's perspective to the world. We start from the specific experience that the non-photographer materials picker has with urban space to produce a body of perceptions and examine what this outlook towards the city would be. This premise generated a reflection on the production of subjectivities through a process that articulates multiple agents: recyclable material pickers, researcher, pinhole camera and the city. The relations engendered by the process in the production of the photographs are debated, mainly in the light of phenomenology, through the ties that united the material pickers/photographers and the researcher/creator of the cameras and how this bond worked in the image production process; the characteristics of the outlook towards the city by this group of people who maintain a specific relation with urban space due to the type and intensity of the circulation that they perform daily; the place of authorship in photography and art, from the observation of the production of images by the material pickers and the dialogues with discursive elements in the contemporary artistic production of photography; the distinctive elements of the pinhole camera in creating meaning in relation to other forms of photography; and, finally, the relevance of images as a resource for ethnography thought in the frontier between art and anthropology, in light of the experienced process and of the produced photographs. What was substantiated in the process was the ways in which photography (in general) offered the experience for expression of subjectivities and how pinhole photography (specifically) extended this expression by offering a universe of possibilities for the creation of meanings
Subject: Fotografia
Câmeras fotográficas
Arte
Antropologia visual
Arte e antropologia
Arte e fotografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: COSTER, Eliane. Os homens com as câmeras: investigação de questões da fotografia norteadas por uma prática artística com câmeras de orifício realizada por catadores de material reciclável  . 2019. 1 recurso online (293 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Coster_Eliane_D.pdf37.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.