Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334772
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: "Target Value Design" no mercado imobiliário com unidades à venda : modelo e diretrizes para implementação
Title Alternative: "Target value design" in real estate market with selling units : model and guidelines to implementation
Author: Oliva, Carolina Asensio, 1985-
Advisor: Granja, Ariovaldo Denis, 1963-
Abstract: Resumo: No cenário atual da indústria da construção civil, diversas restrições, entre as quais prazos, escopo e, principalmente, o custo, impactam diretamente a qualidade dos produtos entregues pelas empresas. Neste sentido, justifica-se a necessidade de métodos inovadores para o gerenciamento do valor em empreendimentos do setor a partir da perspectiva de clientes e usuários finais. Na construção civil, a entrega de produtos com maior valor agregado por meio da elaboração do projeto frequentemente esbarra nas restrições estabelecidas pelos investidores e nas dificuldades impostas por um processo de desenvolvimento do produto fragmentado, onde os interesses individuais das partes dificultam a possibilidade de colaboração. Estas características fazem com que a aplicação do "Target Value Design" (TVD) ¿ uma abordagem de gerenciamento de custos que privilegia o processo de entrega de valor ao cliente ¿ possa representar uma alternativa para promover mudanças na gestão do processo de projeto. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo com adequações contextuais e diretrizes para adoção do TVD na gestão do processo de projeto de empreendimentos da construção civil, especificamente para produtos com unidades para venda, utilizando como estratégias metodológicas a Design Science Research (DSR) e estudo de caso como estratégia de coleta de dados. Como resultados, a pesquisa propõe um modelo para a adoção de diretrizes propostas do TVD adaptado para o domínio de mercado imobiliário com unidades à venda. Também foi elaborado uma estrutura conceitual do TVD através de um mapa conceitual, auxiliando no entendimento de seus constructos e as relações entre eles de forma gráfica e visual, além da proposição de um plano estratégico a partir das diretrizes para a adoção do TVD

Abstract: In the current scenario of the construction industry, several constraints, including schedule, scope and specially cost, have a direct impact in the quality of the products delivered by those companies. For this reason, it is justified the need for innovative methods for value management in the sector, from the perspective of customers and end users. In construction, higher value-added delivery products through design process often runs into investor restrictions and the difficulties imposed by a fragmented product development process, where individual interests of the parties represents obstacles to the possibility of collaboration. These characteristics make the application of "Target Value Design" (TVD) - a cost management approach that privileges the customer value delivery process - an alternative to promote changes in project process management. The objective of this research is to develop an adapted TVD model and guidelines for the adoption of TVD into the design process, specifically for products with units for sale, using as methodological approach the Design Science Research (DSR) and Case Study as a data collection strategy. As results, the research proposes a model for the adoption of the guidelines of TVD adapted to the domain of real estate with units for sale. Furthermore, a conceptual structure of TVD through a conceptual map was elaborated, helping in the understanding its constructs and relations between them through a graphic and visual approach, besides the proposition of a strategic plan from the guidelines for TVD adoption
Subject: Mercado imobiliário
Construção
Gestão por processos - Projetos
Empreendimentos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVA, Carolina Asensio. "Target Value Design" no mercado imobiliário com unidades à venda: modelo e diretrizes para implementação. 2019. 1 recurso online (199 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334772. Acesso em: 24 Aug. 2020.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Oliva_CarolinaAsensio_D.pdf7.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.