Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334736
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Design e desenvolvimento de cenários para sistemas computacionais ubíquos na perspectiva do usuário
Title Alternative: Design and development of scenarios for ubiquitous computing system in the user perspective
Author: Panaggio, Bruna Zanetti, 1989-
Advisor: Baranauskas, Maria Cecilia Calani, 1954-
Abstract: Resumo: A maneira com que as pessoas utilizam os sistemas de computação mudou. Se antes elas interagiam somente utilizando os periféricos tradicionais, como teclado, mouse e monitor, agora elas conseguem utilizar outros dispositivos para interagir com esses sistemas. Seguindo o conceito da computação ubíqua, esses dispositivos poderiam estar conectados entre si, imersos em todos os lugares, de maneira tão transparente que os usuários acabariam não percebendo a existência deles. Por outro lado, a evolução industrial tornou alguns componentes eletrônicos mais acessíveis, permitindo a construção de dispositivos. Esta dissertação procurou investigar sistemas computacionais ubíquos, construindo, para tal, cenários e artefatos que utilizassem essa tecnologia emergente e que considerassem a perspectiva do usuário. Neste trabalho, construímos quatro cenários, três no domínio da educação, e que foram experimentados por meio de estudos de caso e avaliados com professores e alunos de uma instituição de ensino; e um com relação à acessibilidade que foi avaliado em um estudo de caso com especialistas em Interação Humano-Computador. Também investigamos esses quatro cenários na perspectiva da Internet das Coisas, conceito que remete a sistemas que teriam componentes conectados entre si e à Internet, compartilhando informações. Nesse contexto, também propusemos enriquecimentos no design desses cenários, para que eles pudessem evoluir como cenários de sistemas de Internet das Coisas

Abstract: The way people use computer systems has changed. If they used to interact only using traditional peripherals such as a keyboard, mouse, and monitor, they can now use other devices to interact with these systems. Following the concept of ubiquitous computing, these devices could be connected to each other, immersed everywhere, in such a transparent way that users would end up not realizing their existence. On the other hand, the industrial evolution made some electronic components more accessible, allowing the construction of devices. This dissertation pursued to investigate ubiquitous computational systems, designing scenarios and artefacts that use this emerging technology and considered the users¿ perspective. In this work, we designed four scenarios, three in the field of education, which were experimented through case studies and evaluated with teachers and students of an educational institution; and one regarding accessibility that was evaluated in a case study with Human-Computer Interaction specialists. We also investigate these four scenarios from the perspective of the Internet of Things, a concept that refers to systems that would have components connected to each other and to the Internet, sharing information. In this context, we also proposed to enrich these scenarios, so that they could evolve as scenarios of Internet of Things systems
Subject: Interação humano-máquina
Computação ubíqua
Computadores e crianças
Acessibilidade
Tecnologia educacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PANAGGIO, Bruna Zanetti. Design e desenvolvimento de cenários para sistemas computacionais ubíquos na perspectiva do usuário. 2019. 1 recurso online (153 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Panaggio_BrunaZanetti_M.pdf6.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.