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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: O papel da confiança interpessoal e institucional nos processos participativos de avaliação da qualidade da escola pública
Title Alternative: The role of interpersonal and institutional trust in the participatory processes of public school quality evaluation
Author: Oliveira, Sara Badra de, 1986-
Advisor: Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Abstract: Resumo: Essa tese analisa a relevância da categoria confiança interpessoal e institucional para compreensão dos fatores que afetam a qualificação da escola pública. É crescente a literatura nacional e internacional que documenta como determinado uso das avaliações externas, associado às estratégias gerenciais de competição e punição/recompensa, traz consequências negativas para a garantia do direito à educação, além de não contribuir com os objetivos aos quais se propõe de elevação duradoura e substantiva da qualidade educacional. Na contramão ao modo gerencial de regulação, parto do pressuposto que a qualificação da escola pública depende do envolvimento ativo da comunidade escolar em processos de avaliação institucional participativa (AIP), caracterizados pelos princípios da qualidade social, negociação e responsabilização compartilhada. Nesse sentido, o objetivo da tese é analisar como a confiança entre professores, e destes em relação à equipe gestora, aos pais/responsáveis pelos alunos, e à Secretaria Municipal de Educação, se relaciona com os processos democráticos de negociação da qualidade educacional, no contexto da rede municipal de Campinas que implementa uma política de AIP. Para tanto, as escolhas metodológicas quanti-qualitativas envolveram entrevistas, observação em duas escolas, construção e validação de um instrumento de medição da confiança interpessoal e institucional. Argumento que a participação dos sujeitos na construção de propósitos comuns comprometidos com a qualidade social depende do aprofundamento de um tipo de confiança pautada não apenas no pilar da reciprocidade, como predominantemente ocorre na literatura, mas também do reconhecimento e da redistribuição

Abstract: This thesis analyzes the relevance of the concept interpersonal and institutional trust to understand the factors that affect public schools' capacity for educational improvement. There is a growing emphasis on how certain use of external evaluations, associated with managerial strategies of competition and punishment/reward, has negative consequences for assuring the right to education, and does not contribute to achieving the intended goals of deep and lasting change. In the opposite direction to the managerial mode of regulation, I assume that educational improvement depends on the active involvement of the school community in processes of participatory institutional evaluation (AIP), characterized by the principles of social quality, negotiation and shared responsibility. Hence the aim of the thesis is to analyze how the faculty trust in colleagues, parents, the management team, and the Municipal Department of Education, is associated with democratic processes of quality negotiation, in the context of the Education System of Campinas where an AIP policy has been taking place. In order to accomplish that, the quanti-qualitative methodological approach involved interviews, observation in two schools and the construction and validation of an instrument to measure institutional and interpersonal trust. I argue that the participation of school subjects in the construction of common purposes committed to social quality depends on strengthening an specific type of trust based not only on the dynamics of reciprocity, as predominantly featured by the literature, but also on recognition and redistribution
Subject: Confiança
Avaliação institucional participativa
Escolas públicas
Redistribuição (Filosofia)
Reconhecimento (Filosofia)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Sara Badra de. O papel da confiança interpessoal e institucional nos processos participativos de avaliação da qualidade da escola pública. 2019. 1 recurso online (313 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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