Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334703
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD : Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
Title Alternative: Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses
Author: Costa, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-
Advisor: Fiorentini, Dario, 1950-
Abstract: Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender as tensões e contribuições vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática a partir da aprendizagem docente e do conhecimento especializado do professor de matemática no contexto do estágio curricular em um curso a distância. A investigação de natureza qualitativa se deu no contexto da disciplina de estágio curricular supervisionado do curso de graduação de Licenciatura em Matemática a distância, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foram selecionados para estudo de casos quatro acadêmicos do curso, , para os quais foram elaborados dossiês a partir de questionários, entrevistas, materiais disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem da disciplina (tarefas, fóruns, relatórios). Com base nesses dossiês, foram construídas narrativas de aprendizagem de cada sujeito, cuja análise foi feita com base no referencial teórico relativo à aprendizagem via participação, ao conhecimento especializado do professor que ensina matemática e à identidade profissional do professor de matemática. A análise foi organizada em três eixos: a identidade profissional do professor de matemática; o conhecimento especializado do professor que ensina matemática; e a aprendizagem via participação. Os resultados revelam que a atividade profissional exercida pelos licenciandos influi nas concepções e crenças a respeito de como optam por ensinar a matemática e relacioná-la com o cotidiano, ao passo que as influências pessoais e familiares do período escolar desses alunos foram determinantes da escolha profissional. É evidente a falta de interação e reflexão na disciplina de estágio, uma vez que o sujeito acaba refletindo sozinho sobre as tensões vivenciadas. Isso faz com que os licenciandos tenham dificuldades de lidar com suas emoções tanto positivas quanto negativas. O conhecimento especializado do licenciando ainda está se constituindo por isso apresenta lacunas, uma dessas lacunas está relacionada às conexões estabelecidas entre os conteúdos matemáticos. Mas fica claro que os licenciandos se preocupam com a aplicação do conhecimento do conteúdo e com a utilização de diversos recursos materiais que auxiliem na compreensão do conteúdo a ser ensinado. Há indícios de reificação de concepções e crenças, fruto do conhecimento desenvolvido no curso tanto da matemática, como do processo de ensino aprendizagem e do papel do aluno e do professor, sendo esta uma contribuição. Já as tensões se concentram no processo de planejar uma aula e implementá-la, sobretudo à gestão de sala de aula. É nesse processo que os licenciandos expressam uma necessidade latente em refletir sobre as experiências vivenciadas no campo de estágio. Apesar da ausência de reflexão conjunta dos episódios ocorridos no estágio curricular, os licenciandos mostram, através de seu discurso, que a autorreflexão tem contribuído para o desenvolvimento de sua identidade profissional. O curso na modalidade a distância, em síntese, não está preparando adequadamente os futuros professores para a atuação profissional, pois estes se desenvolvendo sozinhos, o que é preocupante, pois alguns não possuem experiência docente anterior, o que aponta à necessidade de se repensar o curso oferecendo mais espaços de reflexão e problematização sobre a prática de estágio

Abstract: This study aimed at understanding the tensions and contributions experienced in the construction of the professional identity of the future mathematics teacher from their teaching training and the specialized knowledge of mathematics teaching in the context of the curricular internship in a distance learning course. This is a qualitative investigation developed in the context of the subject supervised curricular internship in the Mathematics Teaching undergraduate distance course, offered by the State University of Ponta Grossa (UEPG) in partnership with the Brazilian Open University (UAB). Four students of that course were selected for case study and their files were organized based on questionnaires, interviews, material made available in the virtual environment of the course (tasks, forums, reports). From the files, learning narratives were built for each subject, whose analysis was carried out based on a theoretical background related to learning through participation, the specialized knowledge of mathematics teachers and the mathematics teacher professional identity. The analysis was organized in three axes: the mathematics teacher professional identity; the specialized knowledge of the mathematics teacher; and learning through participation. The results revealed that the professional activity developed by the students affects their conceptions and beliefs regarding their options for teaching mathematics and how to relate it to people¿s everyday lives. Also, personal and family influences throughout their school time were determinant factors in their professional choice. Lack of interaction and reflection in the internship was also observed, since the students have to reflect by themselves on the tensions experienced. This makes it difficult for the students to deal with their emotions both positive and negative. The specialized knowledge of these students is still being built and for this reason, it presents gaps, one of these gaps is related to establishing connections between mathematics contents. However, it is also clear that the students are concerned with applying the content knowledge with the use of several material resources that can help the comprehension of the content to be taught. There are signs of reification of conceptions and beliefs as a result of the knowledge developed both in the mathematics course and in the teaching-learning process and their roles as students and teachers, which is a great contribution. Tensions were observed in the process of planning a lesson and putting it into practice, mainly regarding classroom management. It is during this process that the students express a latent need to reflect upon the experiences lived in the internship field. Despite the absence of an assisted reflection on the episodes occurred during the curricular internship, the students show, through their discourse, that self-reflection has contributed to the development of their professional identity. To sum up, the mathematics teaching distance course has not prepared properly future teachers for the professional action, once they have to develop by themselves, which is worrying, since some of the students have never had any previous teaching experience, which points out the need to rethink the course creating more space for reflection upon and inquiry of the internship practice
Subject: Identidade profissional
Professores de matemática
Conhecimento especializado do professor de matemática, Modelo de
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: COSTA, Priscila Kabbaz Alves da. Tensões e contribuições do estágio curricular na constituição da identidade profissional do licenciando em Matemática na EaD: Tensions and contributions of the curricular internship in the constitution of the professional identify of the future mathematics teacher in distance learning courses. 2018. 1 recurso online (307 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Costa_PriscilaKabbazAlvesDa_D.pdf5.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.