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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde : Public university extension projects, from the perspective of health education
Title Alternative: Public university extension projects, from the perspective of health education
Author: Macedo, Darlyane Antunes, 1980-
Advisor: Bedrikow, Rubens, 1962-
Abstract: Resumo: Os três pilares da universidade pública são o ensino, pesquisa e extensão. A extensão universitária tornou-se o principal instrumento de inter-relação da Universidade com a sociedade, de democratização do conhecimento acadêmico e de (re)produção desse conhecimento por meio da troca de saberes com as comunidades. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Enfermagem, o projeto pedagógico do Curso de Graduação deve prever atividades complementares e mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante, como os programas de extensão. Esta pesquisa analisou projetos de extensão desenvolvidos no Curso de Bacharelado em Enfermagem do Departamento de Educação do Campus de Guanambi, da Universidade do Estado da Bahia, sob a ótica da Educação na Saúde - formação e desenvolvimento para a atuação em saúde. O objetivo foi traçar os perfis dos projetos de extensão, identificar as estratégias de Educação na Saúde utilizadas nesses projetos e conhecer a opinião dos docentes, coordenadores dos projetos de extensão pesquisados, acerca da Educação na Saúde nos projetos de extensão coordenados por eles. A metodologia incluiu a análise do conteúdo do relatório do Sistema Integrado de Planejamento, preenchido pelos coordenadores dos projetos no início de cada ano letivo, e de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os coordenadores dos projetos de extensão. Encontrou-se predomínio do perfil social/acadêmico - tendo como prioridade a busca de solução para problemas sociais e a construção de sujeitos que participam de sua própria história e da sociedade em que estão inseridos, com resquícios do modelo assistencialista - cujas ações são pautadas na oferta de cursos, treinamentos e prestação de serviços. Os coordenadores dos projetos de extensão associam a relevância da extensão universitária à necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no intuito de qualificar o processo formativo, e apontam para a necessidade de garantia da permanência das ações em andamento. Dentre as ações de extensão, prevaleceram as reuniões periódicas, metodologia participativa, encontros para promoção de saúde, ações educativas e oficinas, em geral, realizadas pelos discentes. A Educação em Saúde - processo educativo que visa à apropriação temática pela população e contribui para aumentar a autonomia das pessoas, prevalece como principal estratégia de execução das ações extensionistas. Os projetos não deixam explicitados de maneira clara como serão desenvolvidas as ações, o que pode indicar a necessidade de apropriação pelos coordenadores dos projetos dos conceitos relativos aos tipos de Educação na Saúde, visando a elaboração de projetos mais adequados do ponto de vista conceitual, assim como fortalecimento de ações mais politicas e emancipatórias nas atividades extensionistas. Os principais obstáculos à realização de projetos de extensão relacionam-se à grande carga horária discente, falta de transporte, insuficiente apoio financeiro por parte da universidade, notadamente no que diz respeito à limitação de bolsas para alunos, e incompatibilidade de horário disponível pelos alunos e funcionamento das unidades de saúde

Abstract: The formation of an egress / professional in the field of health is complex, considering that these future professionals will deal daily with health and illness situations of the population in general. The study had as justification, the importance of knowing how actions for professional training in health occur and how the university extension contributes in this process. To understand these phenomena were listed objectives for the research, the general is "to analyze from the point of view of Health Education the extension projects developed in the Nursing Bachelor Course of UNEB - DEDC XII". For the development the qualitative approach was chosen, with the use of semi-structured interview and documentary analysis. The choice of the qualitative methodology was based on the fact that it is a methodology able to answer the guiding questions of the work and thus to reach the objectives of the same. From the reading of the documents, there was a subdivision of the data into nine constituent axes. The choice of interview as a method based on the project proposal, because I understood that this would be the best way to extract the information from the participants. After analysis, we performed a quantitative of eight coordinators / projects that fit the research. It is important to note that the eight participated in the first phase, and seven of the second. The analysis of the materials was carried out in the following ways, the documentary part after structuring in worksheet produced by the researcher, was discussed correlating with the aspects of the interviews. With the results, a diversity of projects, both in the theme, public, spaces for execution, as well as the chosen approach for the extensionist actions, is concluded, however, as regards the structure of the projects, there is a superficiality in its present construction in the great majority, since these do not describe in a timely manner how the proposed activities will be carried out and present divergences in the concepts about the types of Education in Health, according to the Ministry of Health. In the interviews, the method of analysis was based on the one proposed by Minayo, thematic It followed the construction of fourteen initial categories, finalizing with three endings that are discussed throughout the text. It is concluded that the profile of social / academic extension predominates in the projects, however there are remnants of the disused assistance model in Brazil. The indissociability between teaching, research and extension is a permanent search of most of the coordinators, since they understand the relevance of extension as one of the supports of the university tripod in the formation process. Student workload, peer-to-peer compatibility, incentive and financial support from the university are limitations that permeate all projects, but do not prevent them from executing extension actions. The practice of Health Education prevails as a means for the execution of the extensionist actions, however it is concluded that there is a need for appropriation of the concepts of the types of Education in Health, by the coordinators of the projects, aiming at a more balanced structuring of the projects, as well as strengthening of more political and emancipatory actions in extension activities. The coordinators demonstrate a search to ensure the permanence of actions, to produce interaction between teaching and research thrugh extension, producing the indissociability of the university tripo
Subject: Educação em saúde
Educação permanente
Extensão universitária
Universidades e faculdades
Capacitação de recursos humanos em saúde
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MACEDO, Darlyane Antunes. Projetos de extensão de uma universidade pública, sob a ótica da educação na saúde: Public university extension projects, from the perspective of health education. 2019. 1 recurso online (114 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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