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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Legisladores do Desejo : uma etnografia das diferenças na educação infantil a partir dos debates da ideologia de gênero
Title Alternative: Lawmakers of Desire : an ethnography of differences in early childhood education from the debates of gender ideology
Author: Barreiro, Alex, 1986-
Advisor: Faria, Ana Lúcia Goulart de, 1951-
Abstract: Resumo: Este texto de doutoramento busca, a partir do arcabouço teórico e conceitual da pedagogia da educação infantil e dos estudos de gênero e sexualidade, em especial daqueles dedicados à educação, problematizar como as crianças de uma pré-escola, localizada no interior do Estado de São Paulo (região metropolitana de Campinas), vivenciam e experimentam diferentes papéis e performances de gênero, e como manifestam a sexualidade. Analisou-se como as professoras interpretam essas manifestações, relacionando com o contexto político municipal e suas medidas (i)legais para conter ações educativas para a equidade das relações de gênero e sexualidade, denominada pelos setores conservadores por "ideologia de gênero". Neste estudo, recorreu-se à etnografia como parte dos procedimentos metodológicos, registrando as experiências, falas, conversas, entre outras observações constatadas no diário de campo. Também se recorreu à abordagem qualitativa para as entrevistas gravadas com as professoras da educação infantil, selecionando fragmentos das narrativas concedidas para a realização de análises que permitissem uma articulação com os problemas de pesquisa evidenciados e com a atual conjuntura política da cidade, cujos debates sucedidos na sessão ordinária da Câmara Municipal foram transcritos e arquivados. Esta pesquisa, como parte de seus resultados, apresenta uma multiplicidade de gêneros existentes e possíveis diante dos corpos que são, todavia, cortados, prescritos e assinalados em uma estrutura dicotômica e binária a partir do sistema heteronormativo; e também evidencia, no trabalho das professoras, concepções pedagógicas que resistem às bravatas educacionais apresentadas pelos legisladores e setores conservadores locais, tornando a pré-escola e a educação infantil um território político de intensas disputas, as quais, muitas vezes, relegam o papel da criança como produtora de culturas e subjetividades

Abstract: This doctorate research, based on the theoretical and conceptual framework of the childhood education¿s pedagogy as well as gender studies and sexuality (especially those dedicated to education), seeks to problematize how children in a pre-school in São Paulo State (Campinas metropolitan region) live and experience different roles and gender performances and how they express the sexuality. We analyzed how teachers interpret these manifestations, relating them to the municipal political context and its (i)legal measures taken in order to restrain educational acts towards the equality of both gender and sexuality relationship, denominated by the conservative sectors as "gender ideology". In this study, we turned to ethnography as part of methodological procedures, registering the experiences, talks, conversations, among other observations reported on the field journal. We also used a qualitative approach for the interviews recorded with the preschool teachers, selecting fragments of the collected narratives in order to conduct analysis that allowed a connection with the revealed research problems and also with the current political conjuncture in the city, whose debates took place in the ordinary session of the city council and were transcribed and archived. As part of its results, this research presents a multiplicity of existing and possible genders in face of the bodies that are still sliced, prescribed, and marked in a dichotomous and binary structure based in a heteronormative system. The research also shows that, in the teachers¿ work, there are pedagogical conceptions that resist to educational bravados presented by the legislators and local conservative sectors, turning the pre-school and the childhood education into a political territory of intense disputes, which, many times, relegate the children¿s role as a producer of cultures and subjectivities
Subject: Gênero
Sexualidade
Educação infantil
Ideologia de gênero
Cultura infantil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BARREIRO, Alex,. Legisladores do Desejo: uma etnografia das diferenças na educação infantil a partir dos debates da ideologia de gênero. 2019. 1 recurso online (116 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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