Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334645
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação : The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
Title Alternative: The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation
Author: Gutierrez, Matheus Naville, 1995-
Advisor: Arnt, Ana de Medeiros, 1977-
Abstract: Resumo: Com base em questionamentos sobre a docência universitária e a formação institucionalizada para docentes, desenvolvemos um trabalho que tem seu objetivo traçado com uma pergunta direcionadora: Como se formam docentes universitários através dos programas de pós-graduação? A teorização base desse trabalho acontece através dos Estudos Culturais, em que se desenvolve questões sobre a linguagem, o entendimento de cultura e com percepções foucaultianas sobre saberes dominados e poder. Com isso, o trabalho é realizado com uma análise cultural da pós-graduação, separada em dois grandes eixos que se entrelaçam na análise, sendo um eixo histórico e um eixo social. No eixo histórico, realizamos uma análise documental sobre as políticas públicas envolvendo a pós-graduação, sendo as principais o Parecer 977 de 1965 e os Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG), sendo mais profundamente analisado o último (2011-2020). No eixo social, realizamos entrevistas com 13 doutorandos que cursaram pelo menos dois anos de seus cursos advindos de programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da UNICAMP, buscando analisar através de suas trajetórias o perfil dos doutorandos, as suas percepções sobre a estrutura da pós-graduação e o pensamento sobre docência universitária. Sobre o eixo histórico, percebemos que a pós-graduação é constantemente tratada como ambiente em que se forma docentes universitários. Porém, os documentos não tratam sobre como é o trabalho e as ações da docência universitária, se restringindo apenas a tratar que o objetivo prático da pós-graduação é o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, ciência e tecnologia. Além disso, os documentos carregam um pensamento que prioriza o produtivismo acadêmico e o afastamento de questões sociais do trabalho científico. Sobre o eixo social, os doutorandos revelaram o desejo ao ingressar no doutorado de se tornar docentes universitários. Além disso, mostram uma insatisfação do trabalho realizado na rotina de seus estudos, principalmente considerando o foco único no trabalho de pesquisa acadêmica. Os doutorandos revelam o desejo de ter uma consideração maior pelo trabalho de ensino e extensão na pós-graduação. Juntamente, os doutorandos também compartilharam pensamentos pedagógicos tradicionais, considerando como principais virtudes de um docente universitário o conhecimento teórico do conteúdo e o desenvolvimento prático como principal formador de professores. Assim, entendemos que a pós-graduação deveria reconsiderar questões primordiais de seu trabalho, principalmente envolvendo a indissociabilidade do tripé universitário, o entendimento social, político e cultural da pesquisa acadêmica e o pensamento crítico docente

Abstract: Based on questions about university teaching and institutionalized formation for university professors, we have developed a paper that has its objective traced with a guiding question: How are university professors formed through graduate programs? The theorization of this work is based on Cultural Studies, in which questions about language, the understanding of culture and with Foucaultian perceptions about dominated knowledge and power are developed. With this, the work is carried out with a postgraduate cultural analysis, separated into two major axes that intertwine in the analysis, being a historical axis and a social axis. In the historical axis, we carried out a documentary analysis on the public policies involving the postgraduate, being the principal the Document 977 from 1965 and the National Plans of Graduate (PNPG), being more deeply analyzed the last one (2011-2020). In the social area, we conducted interviews with 13 PhD students who studied at least two years of their courses from postgraduate programs at the Institute of Biology of UNICAMP, seeking to analyze through their trajectories the profile of doctoral students, their perceptions about the structure of postgraduate studies and thinking about university teaching. On the historical axis, we realize that the post-graduation is constantly treated as an environment in which university teachers are formed. However, the documents do not deal with what the work and actions of university teaching are, being restricted to treating only that the practical objective of postgraduate studies is the development of academic research, science and technology. In addition, the documents carry a thinking that prioritizes academic productivism and the removal of social issues from scientific work. On the social axis, the doctoral students revealed the desire to join the doctorate to become university professors. In addition, they show a dissatisfaction with the work carried out in the routine of their studies, especially considering the unique focus on the work of academic research. PhD students reveal a desire to take greater account of teaching and extension work in graduate school. Together, the doctoral students also shared traditional pedagogical thoughts, considering as the main virtues of a university professor the theoretical knowledge of content and the practical development as the main teacher educator. Thus, we believe that the graduate should reconsider the fundamental issues of his work, mainly involving the indissociability of the university tripod, the social, political and cultural understanding of academic research and critical teacher thinking
Subject: Professores universitários - Formação
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Biologia - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GUTIERREZ, Matheus Naville. A formação docente através da trajetória dos doutorandos na pós-graduação: The professor training through the trajectory of the PhD students in the post-graduation. 2019. 1 recurso online (108 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334645. Acesso em: 13 ago. 2019.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Gutierrez_MatheusNaville_M.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.