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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Círculo da sustentabilidade : um método didático-pedagógico para avaliar a sustentabilidade de assentamentos rurais na Amazônia norte mato-grossense
Title Alternative: Circle of sustainability : a didactic-pedagogical method to evaluate the sustainability of rural settlements in the northern amazon region of mato grosso
Author: Gervazio, Wagner, 1982-
Advisor: Bergamasco, Sonia Maria Pessoa Pereira, 1944-
Abstract: Resumo: Nosso trabalho propõe a abordagem sobre um tema bastante relevante no atual cenário rural no Brasil e no mundo, que é a sustentabilidade. Leonardo Boff analisa vários modelos que buscam sustentabilidade e dentre estes, apresenta o buen vivir dos povos originários da América como sustentabilidade desejável. Neste modelo, há uma nova civilização focada no equilíbrio e na centralidade da vida com uma ética da suficiência para toda a comunidade e não apenas para o indivíduo. Nesta perspectiva, discutimos a sustentabilidade a partir do buen vivir e da sua concretização através da agroecologia. Desenvolvemos este trabalho em dois assentamentos rurais que se diferem em si pela forma de ocupação, formação e modalidade, na região da Amazônia norte mato-grossense. Propusemos a realização do trabalho nesta região devido à carência de estudos dentro de uma perspectiva participativa para avaliação da sustentabilidade. A pergunta que nos motivou a realizar esta pesquisa foi "como avaliar a sustentabilidade de assentamentos rurais diferentes na história, na forma de ocupação, organização e modalidade na Amazônia norte mato-grossense"? Acreditamos que a melhor forma para avaliar a sustentabilidade se dá por meio da coletividade e da participação dos agricultores familiares. Diante disso, o nosso objetivo foi o de construir um método para avaliar a sustentabilidade de dois assentamentos rurais que se diferem quanto à história, a forma de ocupação e organização/modalidade, para contribuir com a mudança da realidade local. Esta pesquisa quer se alinhar ao buen vivir para contribuir com referencial na mudança "da realidade social e política, colonial e colonizadora, para promover uma perspectiva que configura a vida com bem maior e inafiançável a favor da dignidade e da plenitude coletiva". Chamamos este método didático-pedagógico de "Círculos da Sustentabilidade". Este método foi construído a partir de cinco pontos: 1º ¿ círculo de investigação de temas geradores; 2º ¿ círculo da história do mundo dos sujeitos; 3º ¿ círculo de diagnóstico dos assentamentos rurais; 4º ¿ círculo de troca de saberes; e 5º ¿ círculo das percepções e narrativas sustentáveis. Foram sete temas codificados: "Mudanças"; "Acampamento, Barraco, Luta"; "Assentamento, Associação, Comunidade, Gleba, Parcela, Terra, PDS; "Titulação da terra"; "Política"; "Boteco, Comunidade, Escola, Faculdade, Igreja, Leite, Trabalho"; e "Meio ambiente, SAF". A caracterização dos assentamentos nos permitiu compreender como a sustentabilidade e o buen vivir vai se construindo no processo histórico e dialético de cada sujeito e consequentemente nos assentamentos. O diagnóstico foi um trabalho difícil, muito complexo, pois dependeu de nossa capacidade de percepção, de observação, de interpretação e de sistematização dos vários processos socioculturais e socioambientais e naturais presentes na realidade e que muitas vezes têm suas causas, seus efeitos e sua abrangência maiores que a área de estudo. Através da análise e da discussão dos resultados concluímos que a melhor forma de avaliação da sustentabilidade dos assentamentos rurais se dá por meio da coletividade e da participação, à luz do contexto histórico e dialético; que a sustentabilidade é um processo histórico e dialético, portanto os assentamentos rurais estão em processo para serem sustentáveis e os processos de sustentabilidade dos assentamentos rurais diferem entre si devido à história, à forma de ocupação, organização/modalidade e ao buen vivir; os agricultores familiares utilizam diversos saberes e conhecimento para avaliarem a sustentabilidade dos assentamentos rurais; o caminho mais efetivo para a sustentabilidade e o buen vivir dos assentamentos rurais se dá por meio da agroecologia

Abstract: Our work proposes the approach on a very relevant topic in the current rural scenario in Brazil and in the world, which is sustainability. Leonardo Boff analyzes several models that seek sustainability and among them, presents the buen vivir of the peoples originating in America as desirable sustainability. In this model, there is a new civilization focused on the balance and centrality of life with an ethic of sufficiency for the whole community and not just for the individual. From this perspective, we discuss sustainability from the buen vivir and its implementation through Agroecology. We developed this work in two rural settlements that differ in them by the form of occupation, formation and modality, in the region of the north Amazon of Mato Grosso. We proposed carrying out the work in this region due to the lack of studies within a participatory perspective for sustainability assessment. The question that motivated us to carry out this research was "how to evaluate the sustainability of different rural settlements in history, in the form of occupation, organization and modality in the North Amazon of Mato Grosso"? We believe that the best way to assess sustainability is through the collectivity and participation of family farmers. In addition, our objective was to construct a method to evaluate the sustainability of two rural settlements that differ in history, occupation and organization / modality. We call this didactic-pedagogical method of "Circles of Sustainability". This method was constructed from five points: 1st - circle of investigation of generating themes; 2nd - circle of the history of the subject world; 3th - circle of diagnosis of rural settlements; 4th - circle of knowledge exchange; and 5th - circle of sustainable perceptions and narratives. There were seven codified themes: "Changes"; "Camp, Shack, Conflicts, Fight"; "Settlement, Association, Community, Plot, Land, PDS; "Land titling"; "Politics"; "Barroom, Community, School, College, Church, Milk, Work"; and "Environment, Agroforestry system". The characterization of the settlements allowed us to understand how sustainability and buen vivir is being built in the historical and dialectical process of each subject and consequently in the settlements. The diagnosis was a difficult and very complex work, because it depended on our capacity for perception, observation, interpretation and systematization of the various socio-cultural and socio-environmental and natural processes present and that often have their causes, their effects and their scope larger than the study area. Through the analysis and discussion of the results, we conclude that the best way to assess the sustainability of rural settlements is through collectivity and participation, in the light of the historical and dialectical context; that sustainability is a historical and dialectical process, so rural settlements are in the process of being sustainable and the process of sustainability of rural settlements differs from one another due to history, occupation, organization / modality and buen vivir; family farmers use a variety of knowledge and knowledge to assess the sustainability of rural settlements; the most effective way for sustainability and buen vivir of rural settlements is through Agroecology
Subject: Agricultura familiar
Assentamentos rurais
Ecologia agrícola
Reforma agrária
Sustentabilidade
Amazônia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GERVAZIO, Wagner. Círculo da sustentabilidade: um método didático-pedagógico para avaliar a sustentabilidade de assentamentos rurais na Amazônia norte mato-grossense. 2019. 1 recurso online (221 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEAGRI - Tese e Dissertação

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