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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Percepção de alunos do ensino médio técnico de uma instituição da rede federal sobre ciência e tecnologia
Title Alternative: Vocational secundary students' perceptions of science and technology in a federal institution
Author: Souza, Andressa Menezes de, 1978-
Advisor: Knobel, Marcelo, 1968-
Abstract: Resumo: O desenvolvimento de uma cultura científica, que perpassa várias instâncias políticas, incluindo a educacional, é um direito do cidadão que o acompanha por toda a vida. O presente trabalho parte do pressuposto de que o indivíduo se informa e se forma em diferentes ambientes ou contextos mediados pela Divulgação Científica, pelo Jornalismo Científico e pela Educação Científica. (SHEN, 1975; LAUGKSCH, AYLA, 1996; LAUGKSCH, 2000) O objetivo geral desta pesquisa de percepção pública de ciência e tecnologia se concentra em levantamento e comparação das opiniões e hábitos informativos sobre ciência e tecnologia de alunos do ensino médio de cursos técnicos em Química e Controle Ambiental de uma instituição federal no Rio de Janeiro. Como estratégia para atingir tal objetivo, três objetivos específicos foram estabelecidos, sendo eles: 1) especificar o que os alunos pensam sobre ciência, cientistas e sua profissão; 2) indicar o nível de confiança na ciência, em cientistas, jornalistas e professores; e 3) identificar como os alunos se informam sobre temas científicos da sua área de formação, e se o desenvolvimento das mídias sociais gerou impacto nesse processo. Tendo questionário como ferramenta, o estudo de caso compara as respostas com os planos de curso de Química e Controle Ambiental em busca de hipóteses de como os cursos poderia ter contribuído para tais resultados. Conclui-se que há diferenças significativas entre a percepção, confiança, forma e quantidade de informação consumida e uso das mídias sociais entre os alunos ingressantes e concluintes e a população em geral. Mesmo sabendo que o tempo disponível para uma dissertação não permite comparação dos grupos em início e final de curso não se pode negar a influência da educação formal para a cultura científica do cidadão. Como consequência, sugere-se que pesquisas de percepção de C&T com públicos cada vez mais específicos sejam vistas como ferramentas fundamentais para os atores sociais interessados em saber o que pensam e como tais públicos lidam com C&T em seu dia-a-dia

Abstract: The development of a scientific culture which pervades different political instances is a lifelong citizen's right. The present work is based on the assumption that a person is informed and formed in different environments or contexts mediated by Scientific Dissemination, Scientific Journalism and Scientific Education. SHEN, 1975; LAUGKSCH, AYLA, 1996; LAUGKSCH, 2000) The general objective of this research of public perception of science and technology relies in discovering the opinions and informational habits on science and technology of secondary students of technical courses in Chemistry and Environmental Control in a federal institution in Rio de Janeiro. As a strategy to achieve this goal, three specific objectives were established: 1) specify what students think about science, scientists and their professions; 2) indicate the level of confidence in science, scientists, journalists and teachers; and 3) identify how students get informed about scientific topics in their area of training, and whether the development of social media has had an impact on this process. Using a questionnaire as a tool, this case study compared the student's awswers to the Chemistry and Environmental Control course plans for hypotheses on how the courses might have contributed to such outcomes. There are significant differences between the perception, confidence, form and amount of information and use of social media of the interviewed newcomers and senior students and the population in general. Even knowing that the time available for a dissertation does not allow a comparison of the interviewed students at the beginning and end of the course, the influence of formal education on the scientific culture of the citizen can not be denied. As a consequence, the use of perception surveys for specific publics can be considered as a fundamental strategy to understand what specific audiences think and how they deal with science and technology in their day-to-day life
Subject: Divulgação científica
Ensino tecnico - Brasil
Ensino médio - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SOUZA, Andressa Menezes de. Percepção de alunos do ensino médio técnico de uma instituição da rede federal sobre ciência e tecnologia. 2019. 1 recurso online (214 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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