Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334594
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
Title Alternative: Gender and sexuality in musical education : an analysis of the contents of publications in the portal of CAPES newspapers
Author: Mariano, Hugo Romano, 1983-
Advisor: Altmann, Helena, 1973-
Abstract: Resumo: Esta é uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de analisar os conteúdos das publicações da educação musical que versam sobre Gênero e Sexualidade, produções científicas indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação ¿ CAPES/MEC, disponíveis entre os anos de 2017 e 2018, abrangendo periódicos do Brasil e demais países. A pesquisa tem por objetivos: (1) compreender quais conteúdos relacionados à educação musical, ao gênero e à sexualidade trazem as publicações selecionadas e, a partir disso, (2) mostrar qual a relevância do gênero e da sexualidade, enquanto categorias de análise, dentro do campo da educação musical, em especial na escola. Para a análise bibliográfica foram selecionadas publicações a partir de combinações de palavras-chave concernentes ao tema supracitado; seguiu-se, então, a leitura dos resumos dos trabalhos acadêmicos encontrados. Posterior a isso, houve uma nova discriminação do material a partir de seus níveis de importância, definidos dentro dos limites desta pesquisa. 13 publicações apresentaram conteúdos específicos a esta pesquisa. Todas as publicações foram lidas e fichadas e aqui será apresentada a análise pormenorizada e entrecruzada dos dados levantados. Esta análise está subdividida e apresentada a partir de três temáticas: 1°) Conteúdos musicais; 2°) Territorialidades; e 3°) Estratégias feministas. Foi observado que quase a totalidade das publicações ocorreram a partir de 2010, com exceção de uma única publicação de 1997; cabendo explicitar que, embora haja poucas publicações, os conteúdos encontrados evidenciam uma grande interdisciplinaridade na abordagem do tema proposto, o que por sua vez, nos faz assumir que tal dado apresenta um amalgamento entre a temática desta pesquisa e outras áreas de conhecimento, e que o gênero e a sexualidade aparecem na educação musical formal e não formal com sentidos diversos que vão desde uma certa transversalidade, passando por constituidores de subjetividades musicais e delimitadores dos entendimentos e da escolha de instrumentos e gêneros musicais, até constituintes de áreas que se sobrepõem e disputam entre si pela emancipação de sujeitos discriminados. Em específico na escola, nossa análise aponta que as categorias de gênero e sexualidade constituem junto à educação musical, modos de reiterar, subverter e ressignificar os padrões vigentes, e assim, diferenças e desigualdades se constituem na relação destas três áreas de conhecimento

Abstract: This is a bibliographical research with the purpose of analyzing the contents of publications in Music Education that deal with Gender and Sexuality, scientific productions indexed in the Portal of Periodicals of the Coordination of Personnel Improvement for Higher Education, Ministry of Education - CAPES / MEC, available between 2017 and 2018, covering periodicals from Brazil and other countries. The research aims to (1) understand which contents related to music education, gender and sexuality the selected publications encompass and from this, (2) show the relevance of gender and sexuality, as categories of analysis within the field of Musical Education, especially in school. For the bibliographic analysis, publications were selected from combinations of keywords related to the aforementioned topic; followed by a summary of the academic papers found. Subsequent to this, there was a new discrimination of the material from its levels of importance, defined within the limits of this research. 13 publications presented specific contents to this research. All the publications have been read and indexed. The detailed and cross-examined analysis of the data collected will be presented here. This analysis is subdivided and presented from three themes - 1st Musical Contents, 2nd Territorialities and 3rd Feminist Strategies. It was observed that almost all the publications occurred as of 2010, with the exception of a single publication in 1997; It should be pointed out that, although there are few publications, the content found evidences a great interdisciplinarity in the approach of the proposed theme, which in turn makes us assume that this data presents an amalgamation between the theme of this research and other areas of knowledge. Also that gender and sexuality appear in formal and non-formal music education with different meanings ranging from a certain transversality going through constitutions of musical subjectivities and delimiters of the understandings, the choice of musical instruments and genres to constituents of areas that overlap and compete for the emancipation of discriminated individuals. Specifically, at school, our analysis points out that the categories of gender and sexuality establish, alongside musical education, ways of reiterating, subverting and re-defining current standards, and thus, differences and inequalities are constituted in the relation of these three areas of knowledge
Subject: Educação musical
Gênero
Sexualidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MARIANO, Hugo Romano. Gênero e sexualidade na educação musical: uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES. 2019. 1 recurso online (164 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mariano_HugoRomano_M.pdf1.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.