Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334583
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Ferramentas de criatividade para o desenvolvimento de produtos
Title Alternative: Creativity tools for product development
Author: Carretta, Fernanda, 1988-
Advisor: Dedini, Franco Giuseppe, 1957-
Abstract: Resumo: A criatividade é um fator importante no desenvolvimento de projetos, sendo uma habilidade profissional cada vez mais requisitada pelo mercado a fim de suprir a constante demanda por produtos inovadores e de alto valor agregado por parte de seus consumidores. Apesar disso, esta competência não tem sido uma temática comumente exercitada no ensino das carreiras técnicas. Portanto, considerando a oportunidade de aperfeiçoamento das habilidades criativas dos estudantes de engenharia, este trabalho tem como objetivo avaliar as ferramentas de criatividade abordadas no ensino da metodologia de projeto. Para isso, foram destacadas as ferramentas de criatividade mais utilizadas na prática da metodologia de desenvolvimento de pro-dutos. As ferramentas selecionadas foram o Brainstorming, o Método 6.3.5, o Quadro Morfológico, o Método da Inversão, da Galeria e o Synectics. Então, se avaliou a aplicação deste grupo de ferramentas por meio de exercícios práticos realizados com estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, assim como a abordagem do conceito de criatividade em sala de aula. As análises dos resultados da aplicação destes métodos foram úteis para compreender como acontece o processo de desenvolvimento das habilidades criativas nos estudantes. Foi observado que tanto o ensino teórico quanto o prático destas ferramentas foram importantes para o aperfeiçoamento da capacidade de geração de soluções criativas pelos alunos. O ensino dos conceitos acerca da criatividade e das ferramentas que promovem a geração de ideias, incluindo sua aplicação prática, mostrou ser indispensável para tornar os alunos cientes de sua própria criatividade. Portanto, ao favorecer que os estudantes se tornem capazes de delinear e selecionar processos que promovem um ambiente propício para a criatividade, contribui-se com o desenvolvimento pro-fissional destes alunos

Abstract: Creativity is an important factor in the field of project development, being it a professional skill increasingly required by the market, the goal of which is to meet the constant demand by its costumers for innovative products with ever higher added value. Despite of this fact, this competence has not been a commonly practiced theme in the training of technical careers. Therefore, considering the opportunity to improve creative abilities in engineering students, this work aims to evaluate the creativity tools addressed in the teaching of the project methodology. In order to achieve this goal, the most frequently employed creativity tools in the methodology of product development were highlighted. From this step, the Brainstorming, Method 6.3.5, Morphological Chart, Inversion Method, Gallery and Synectics tools were selected. Then, the application of this group of tools was evaluated by means of practical exercises performed with Mechanical Engineering students of the State University of Campinas, as well as the approach to the concept of creativity in the classroom. The analyzes of the results obtained from the application of these methods were useful to understand how the process of developing creative skills in students happens. It was observed that both the theoretical and the practical teaching of these tools were important for the improvement of their ability to generate creative solutions. The teaching of concepts about creativity and of the tools that promote the generation of ideas, including its practical application, proved to be indispensable to make students aware of their own creativity. Therefore, by encouraging students to outline and select processes that promote a suitable environment for fostering creativity, it is possible to contribute to the professional development of these students
Subject: Pensamento criativo
Inovação
Projetos - Metodologia
Desenho industrial
Engenharia - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CARRETTA, Fernanda. Ferramentas de criatividade para o desenvolvimento de produtos. 2019. 1 recurso online (137 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carretta_Fernanda_M.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.