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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Por dentro da escola "sem paredes" : relações educativas na favela de Heliópolis (SP)
Title Alternative: Inside the school 'without walls' : educative relations within Heliopolis favela (SP)
Author: Silva, Luisa Caetano Escobar da, 1991-
Advisor: Catini, Carolina de Roig, 1981-
Abstract: Resumo: O objeto desta pesquisa é uma escola pública situada em uma das maiores favelas do Brasil, cujo projeto foi transformado em articulação com a comunidade para combater a violência e garantir uma formação de qualidade. Trata-se da Escola Presidente Campos Salles, situada em Heliópolis, cidade de São Paulo, que funciona com projeto diferenciado desde 2006. Conhecida como a escola "sem paredes", a Campos Salles ministra as aulas do Ensino Fundamental (6 a 14 anos) em grandes salões, sem divisão de disciplinas, aulas expositivas ou sinais sonoros que marquem o tempo. Os princípios: autonomia, solidariedade, responsabilidade, escola como centro de liderança e tudo passa pela educação elucidam a teoria e os objetivos pedagógicos da experiência. Propõe-se o protagonismo estudantil em um processo de aprendizagem significativa, buscando formar estudantes autônomos e críticos. A pergunta que a pesquisa busca responder é se as transformações e mudanças realizadas na escola representam efetivamente uma ruptura com a forma escolar hegemônica. A modificação do funcionamento da escola se deu em consonância com o projeto Heliópolis, Bairro Educador, que busca articular diversos equipamentos da comunidade em prol de uma educação de qualidade. E foi instrumental para a criação do Complexo Educacional Unificado (CEU) Profª Arlete Persoli, no local em que se situa a escola. A investigação, portanto, passou pelo estudo do histórico de ocupação de Heliópolis e de luta e organização dos moradores e das moradoras para compreensão do significado da escola e da articulação comunitária para sua transformação. Os elementos que foram transformados nas relações educativas escolares estão profundamente vinculados a esse contexto do território e de organização da comunidade. Com isso, pudemos situar a experiência e passar a estudar a escola por dentro. A escola, que se propõe democrática, conta com mecanismos de participação discente como assembleias e República de estudantes e Comissão Mediadora de conflitos composta por estudantes. É vista pela comunidade como uma escola "da paz" e realizou transformações significativas no tempo e espaço escolares, no processo de aprendizagem e nas relações entre alunos, professor-aluno assim como no papel do docente. Ao longo da pesquisa aliamos diferentes procedimentos metodológicos tais como análise documental, observação participante mediadas por conversas com equipe pedagógica, docentes e estudantes, além das entrevistas com estudantes. Com essas fontes, pudemos analisar as relações educativas pormenorizadamente, para interpretar os sentidos das mudanças propostas, que se apresentam como uma resistência às tendências de mercantilização e mercadorização da educação atual

Abstract: The object of this research is a public school located in one of Brazil¿s largest favelas that was transformed in articulation with the community in order to fight violence and ensure a quality education. It is the Presidente Campos Salles School, located in Heliopolis, in the city of Sao Paulo, and operates with a differentiated project since 2006. Known as the school without walls, the lessons (with students from 6 to 14 years old) occur in big halls, without subject divisions, lectures and sound signals to mark the time. The principles: autonomy, solidarity, responsibility, school as a leadership center and Everything goes through education elucidate the theory and pedagogical goals behind the experience. The student protagonism is proposed in a meaningful learning process aiming to form autonomous students with critical minds. The question that the research hopes to answer is whether the changes made to the school represent an effective rupture with the hegemonic school form. The modification of the school¿s operation happened alongside the Heliópolis, Bairro Educador (Educative neighborhood) project, that intends to articulate several community spaces towards a quality education. It was also instrumental for the creation of the Profª Arlete Persoli CEU (Unified Education Center), in the same location as the school. A historical study of Heliopolis¿ occupations, the struggles and organization of its people and the community articulation that made the school¿s transformation possible was made. The elements that were transformed within the educative relations in the school are profoundly linked to the territorial and community context. That allowed us to contextualize the experience and study the school from within. The school presents itself as democratic and has student participation mechanisms such as assemblies, a Student¿s Republic as well as a Conflict Mediation Commission composed by students. It is seen by the Community as a "peaceful" school and has made significant changes in school time and space, in the learning process, in relations between students, between students and educators and, also, in the teacher¿s role. Throughout this research we have combined different methodological procedures, such as documental analysis, participant observation and student interviews, as well as informal conversations with staff and students. With these sources we were able to analyze the educative relations in detail, in order to interpret the meanings of the proposed changes, that are presented as a resistance to the current tendencies to transform education in markets and commodities
Subject: Escolas públicas
Participação comunitária
Autonomia
Escolas democráticas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Luisa Caetano Escobar da. Por dentro da escola "sem paredes": relações educativas na favela de Heliópolis (SP). 2019. 1 recurso online (205 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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