Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334572
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Os lentes catedráticos e professores do Ginásio de Campinas/SP - atual EE "Culto à Ciência" : trajetórias e obras (1896-1942)
Title Alternative: Ginásio de Campinas/SP - currently named EE (Public School) "Culto à Ciência" its masters and professors
Author: Cason, Silvia Regina, 1966-
Advisor: Menezes, Maria Cristina, 1958-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo trazer à luz informações a respeito dos professores e lentes catedráticos do Ginásio de Campinas (1896 ¿ 1942). Pretendeu-se, assim, conhecê-los, mapear e documentar o que o Arquivo Histórico Documental da EE "Culto à Ciência" guarda sobre eles ¿ suas histórias, seus legados. Inserida no âmbito da História da Educação, a partir de conceitos de cultura escolar e cultura material escolar apresentados por autores como MOGARRO (2005), JULIA (2001), FERNANDES (2005) E VIÑAO (2006); a investigação se debruçou na análise documental das diversas fontes do período estudado, livros-documentos de escrituração presentes no citado arquivo como: 1) Cadeiras e Lentes; 2) Ponto dos Lentes e Professores; 3) Resumo do Ponto; 4) Actas das Sessões da Congregação; 5) Matrículas; 6) Termos de Matrículas e registros de notas; 7) Registro de partes contra alunos que infringiram a disciplina do estabelecimento; 9) Notas sobre o pessoal docente; 10) Jornais e hemerotecas; 11) Termo de actas de Concursos; 12) Termos de posse. 13) Livro de Ofícios; 14) Livro do Movimento da Biblioteca; 15) Obras da Biblioteca do Ginásio de Campinas: Literatura francesa de PIZON (1925); 16) Manuais escolares produzidos pelos lentes do Ginásio de Campinas e por docentes da Espanha. A fim de fundamentar os argumentos de tais análises, a Legislação referente ao período de vigência do Ginásio de Campinas, como Regimentos e Regulamentos internos, foram amplamente estudados. Além destes materiais, presentes no Arquivo Histórico Documental da instituição, outros foram consultados: Revista do C. C. L. A., Centro de Ciências Letras e Artes, de Campinas e, para além das fronteiras do Brasil, consultou-se manuais de ensino de ciências de nível secundário espanhóis, presentes não só no CEINCE, (Centro de Internacional de Cultura Escolar) em Berlanga de Duero/Soria-Espanha como também no "Museo Laboratorio de Historia de la Educación: 'Manuel Bartolomé Cossío'" da Faculdade de Educação na Universidade Complutense Madri/Espanha. Após as análises deste rico conjunto de materiais, pode-se apontar como resultados da pesquisa que: a) Os lentes Gustavo Enge e Paulo Décourt foram importantes personagens da história do Ginásio de Campinas, que se encontraram em dois momentos distintos na instituição, e que deixaram profícuo legado; b) Identificou-se uma grande semelhança entre as figuras científicas que ilustraram os manuais escolares de ciências produzidos pelo professor Paulo Luiz Décourt e o livro estrangeiro de Antoine Pizon - ambos pertencentes ao Arquivo Histórico da EE "Culto à Ciência" com as gravuras científicas presentes nos manuais escolares de ciências espanhóis; c) Em relação aos salários dos educadores, as melhores remunerações advinham das cidades maiores

Abstract: This present research has aimed at raising knowledge on all information about the masters and professors with the "Ginásio de Campinas" (1896 ¿ 1942). We have intended to get to know them, map and document whatever the current EE "Culto à Ciência" has filed about them in its Documental Historical Files ¿ their histories and their legacy. Inserted into the Education Background, starting from culture and school assets concepts developed by authors such as MOGARRO (2005), JULIA (2001), FERNANDES (2005) and VIÑAO (2006), our investigation has laid onto the documental analysis of several sources on the period we have studied, as bookeeping documents and books in said Files such as: 1) Subjects and Masters; 2) Masters and Professors' timelines; 3) Timeline Summary; 4) Congregation Session Minutes; 5) Enrollments; 6) Enrollment Terms and Grade Records; 7) Counterpart Records on students who have broken school rules and regulations; 9) Notes on teaching staff; 10) Newspapers and libraries; 11) Public Contest Minute Terms; 12) Tenure terms. 13) Labor Records; 14) Library Flowcharts; 15) Ginásio de Campinas's Library Works: French Literature by PIZON (1925); 16) School Science handbooks written by Ginásio de Campinas's Masters and professors from Spain. In order to substantiate such analysis issues, all Legislation regarding the Ginásio de Campinas, such as its internal rules and regulations, have been widely studied. Besides said materials, which have been kept at the institution Documental Historical Files, other material have also been studied, as follows: C. C. L. A., Centro de Ciências Letras e Artes de Campinas (Campinas Science, Languages and Arts Center journals and, beyond Brazilian borders, we have also researched on secondary-level Science teaching manuals from Spain, not only from CEINCE (Centro de Internacional de Cultura Escolar ¿ International Scholar Culture Center) in Berlanga de Duero/Soria-Spain, as well as at Spain's Complutense University Museum-Laboratory of Education History 'Manuel Bartolomé Cossío', in Madrid, Spain. After analyzing all said sources of materials, we were able to point out, as research findings, that: a) Both Masters Gustavo Enge and Paulo Décourt were relevant characters in the Ginásio de Campinas's history; they have been found in two distinctive moments at said institution and have left outstanding legacy; b) we have identified remarkable similarity amongst the Science elements who illustrate several Science materials written by Professor Paulo Luiz Décourt and Antoine Pizon's foreign book ¿ both kept at the EE "Culto à Ciência" Historical Files, with scientific illustrations in Spanish school handbooks; c) Regarding educators' wages, the best ones took places in larger cities
Subject: Ginasio do Estado (Campinas)
Colegio Estadual Culto a Ciencia
Lente catedrático
Professores
Ciência - Estudo e ensino
Manuais escolares
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CASON, Silvia Regina. Os lentes catedráticos e professores do Ginásio de Campinas/SP - atual EE "Culto à Ciência": trajetórias e obras (1896-1942). 2019. 1 recurso online (199 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cason_SilviaRegina_D.pdf7.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.