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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
Title Alternative: For an Education for self-knowledge : a reading from the socratic-platonic thought
Author: Alves, Tarso Ferreira, 1970-
Advisor: Goto, Roberto Akira, 1954-
Abstract: Resumo: Esta tese tem como propósito discutir a ideia de uma educação para o autoconhecimento a partir de uma apropriação e interpretação da inscrição feita no pórtico do Oráculo de Delfos ¿ conhece-te a ti mesmo ¿ expressa pelo pensamento Socrático-Platônico. A trajetória estabelecida para o desenvolvimento desse assunto inicia-se com uma investigação sobre as origens de uma cultura do saber, para então se pensar os modos pelos quais a ideia de uma cultura do autoconhecimento aparece nos diálogos O Primeiro Alcibíades, Apologia, República, Protágoras, Fédon, Fedro, Górgias, Mênon e Teeteto e em alguns relatos de Xenofonte em As Memoráveis que corroboram a perspectiva dos diálogos. Procura-se, então, pensar sobre a constituição de uma cultura do saber e do autoconhecimento baseado nas seguintes questões: Como uma cultura do saber e do autoconhecimento surge e se desenvolve?; quais são os significados e desdobramentos que ela pode assumir no pensamento socrático-platônico?; qual é a sua importância para a educação? Este trabalho objetiva, portanto, apresentar a razão (ou as razões) que justifica(m) a importância e a necessidade de uma educação para o autoconhecimento. Tal razão está relacionada às condições que fazem de uma cultura do autoconhecimento um elemento central da educação, de modo a circunscrever os princípios e as bases que levam à ideia de uma autoeducação. Neste sentido, toda a discussão aponta para uma direção na qual o autoconhecimento ¿ como visão de si mesmo, autodomínio, cuidado da alma, exercício de vida, processo de autodescoberta pela maiêutica e reminiscência ¿ se apresenta como uma propedêutica à educação à medida que desperta no homem o dever de aprender a ser um aprendiz de si mesmo. Uma cultura do autoconhecimento ¿ de acordo com os significados que esta ideia pode assumir ¿ contribui para a educação ao tomar o homem como princípio e finalidade da aprendizagem

Abstract: This thesis intends to discuss the idea of education for self-knowledge from an appropriation and interpretation of the inscription made on the forecourt of the Oracle of Delphi - Know Thyself ¿ expressed by the Socratic-Platonic thinking. The trajectory established for the development of this subject begins with an investigation into the origins of a culture of knowledge, to think about the ways in which the idea of a self-knowledge culture appears in the dialogues The First Alcibiades, Apology, Republic, Protagoras, Phaedo, Phaedrus, Gorgias, Mênon and Theaetetus, and in some of Xenophon's reports in Memorabilia which corroborate dialogues perspective. Thus, this thesis tries to think about the knowledge and self-knowledge culture constitution based on de following questions: How does a knowledge and self-knowledge culture emerge and develop?; What are the meanings and deployments it can assume in Socratic-Platonic thinking?; What is its importance for education? This work aims, therefore, to show the reason (or reasons) that justify the importance and necessity of education for self-knowledge. Such reason is related to the conditions that make a self-knowledge culture an education central element so that the principles and bases that lead to the idea of self-education are really circumscribed. In this sense, the whole discussion points to a direction in which self-knowledge - as a view of oneself, self-mastery, care of the soul, exercise of life, a process of self-discovery by maieutics and reminiscence - presents itself as a propaedeutic to education as it awakens in the man the duty of learning to be a learner of himself. A self-knowledge culture - according to the meanings that this idea can imply - contributes to education by taking the man as the principle and the purpose of learning
Subject: Sócrates
Platão
Educação
Filosofia antiga
Autoconhecimento
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALVES, Tarso Ferreira. Por uma educação para o autoconhecimento: uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico. 2019. 1 recurso online (105 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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