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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Políticas curriculares na formação de professores em ciências biológicas : narrrativas sobre a Universidade Estadual de Goiás
Title Alternative: Policy curriculums on teacher training in biological sciences : narrative on the stadual university of Goiás
Author: Iglesias, Jacqueline de Oliveira Veiga, 1986-
Advisor: Petrucci-Rosa, Maria Inês, 1962-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa focaliza dinâmicas das políticas curriculares desenvolvidas no contexto dos cursos de formação de professores em Ciências Biológicas, no contexto de uma Universidade pública do estado de Goiás. Para isso, apoiou-se em perspectiva teórica do campo dos estudos curriculares, tendo como referência o pensamento de Ivor F. Goodson, principalmente no que se refere ao conceito de refração. As questões de investigação que constituem a tese são: 1 - Considerando um período marcado por políticas federais neoliberais, que disputas marcam a criação e a consolidação dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas em uma Universidade pública, estadual e multicampi, como a UEG? 2 ¿ Quais as características do projeto inicial dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas na UEG na fase de sua criação e que rumos foram tomados no decorrer do caminho de sua expansão durante o período de 19 anos de seu oferecimento? Que processos de refração ocorreram? Para compor o campo empírico da pesquisa, foram analisadas narrativas sistêmicas e narrativas de história de vida, considerando diferentes períodos da instituição. Como resultados, foi possível evidenciar desvios provocados nas políticas curriculares tomando como quatro eixos temáticos: "Matriz Curricular", "Infraestrutura", "Relação licenciatura-bacharelado" e "Interdisciplinaridade". Tais eixos foram contrastados nos níveis propostos por Goodson, a saber: supra, macro, meso e micro, evidenciando episódios de refração

Abstract: The present research focuses on the curricular policies dynamics developed in teacher training courses in Biological Sciences, in the context of a public university of the state of Goiás - Brasil. With this aim, a theoretical perspective from the field of curricular studies supported the thesis, especially Goodson' s thought, about the concept of refraction. The research questions that constitute the thesis are: 1 - Considering a period defined by neoliberal federal policies, which did struggles make the creation and consolidation of undergraduate courses in Biological Sciences in a public, state and multi-camp university such as the UEG? 2 - What are the features of the initial design of the Bachelor's degree courses in Biological Sciences in the UEG at the stage of its creation and what direction was driven during its expansion during the 19-year period of its offering? What refraction processes occurred? Systemic narratives and narratives of life history were analysed as an empirical field, considering different periods of the institution. As a result, it was possible to observe refraction provoked in the curricular policies taking as four thematic axes: "curricular matrix", "infrastructure", "teacher training - bachelor" and "interdisciplinarity". Such axes were presented as refraction episodes at the levels proposed by Goodson, namely: supra, macro, meso and micro evidencing episodes of refraction
Subject: Licenciatura
Ciencias biologicas
Curriculos - Brasil
Narrativas pessoais
Carreira docente
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: IGLESIAS, Jacqueline de Oliveira Veiga. Políticas curriculares na formação de professores em ciências biológicas: narrrativas sobre a Universidade Estadual de Goiás. 2019. 1 recurso online (172 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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