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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Sônia Regina da Cal Seixaspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online (95 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titlePotencial de redução de emissões atmosféricas a partir da impantação do BRT : estudo de caso em Belém - PApt_BR
dc.title.alternativePotential for reducing atmospheric emissions from the implementation of the BRT : a case study in Belém - PApt_BR
dc.contributor.authorHoshino Neta, Carolina Shizue, 1988-pt_BR
dc.contributor.advisorSeixas, Sônia Regina da Cal, 1956-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Planejamento de Sistemas Energéticospt_BR
dc.subjectGases de efeito estufapt_BR
dc.subjectDióxido de carbonopt_BR
dc.subjectEfeito estufa (Atmosfera)pt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Belém (PA)pt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subject.otherlanguageGreenhouse gasesen
dc.subject.otherlanguageCarbon dioxideen
dc.subject.otherlanguageGreenhouse effect (Atmosphere)en
dc.subject.otherlanguageUrban transporten
dc.subject.otherlanguageUrban transport - Belém (PA)en
dc.subject.otherlanguageBusen
dc.description.abstractResumo: A mobilidade urbana bem planejada, com sistemas integrados e sustentáveis, é um elemento facilitador ao desenvolvimento e fundamental à qualidade de vida nas cidades. O uso do BRT como alternativa de transporte público tem se expandido em vários países em função do seu custo-benefício atrativo para o Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). Ao longo deste trabalho, buscou-se analisar os impactos da implementação do Projeto BRT Belém nas emissões atmosféricas a partir da metodologia Emissions Evaluation Models for Projects (TEEMP). Para isso, foram avaliados critérios do Padrão de Qualidade BRT, incluindo aspectos das categorias BRT Básico, Planejamento dos Serviços, Infraestrutura, Estações, Comunicações, Acesso e Integração e Deduções de Operações. Também foram inseridos dados específicos do projeto na planilha de cálculo do modelo, para que os cenários de reduções de emissões fossem simulados, um com a implementação do BRT Belém e outro sem, considerando um horizonte de 20 anos. Os resultados demonstraram que o sistema terá potencial de evitar a emissão de 196.992,2 t de CO2e, 4,8 t de MP e 631,7 t de NOx. Além disso, contabilizaria uma economia de 79 milhões de litros de combustível em uma redução de 230,5 milhões de quilômetros percorridos. Embora os modelos de cenários tenham indicado resultados positivos a respeito da redução de emissões atmosféricas e co-benefícios, ao compararmos ao potencial de desempenho de outros BRTs do Brasil e do mundo, é possível perceber que o desempenho está aquém do potencial que esse tipo de equipamento poderia ter, havendo pontos de melhoria a serem atentadospt
dc.description.abstractAbstract: Well-planned urban mobility, with integrated and sustainable systems, is a facilitating element for development and fundamental to the quality of life in cities. The use of BRT as an alternative public transport has expanded in several countries due to its attractive cost-benefit for Transit Oriented Development (TOD). Throughout this work, we sought to analyze the impacts of the implementation of the project BRT Belém in atmospheric emissions from the methodology Emissions Evaluation Models for Projects (TEEMP). For this, we evaluated the criteria of the BRT quality standard, including criteria of the basic BRT categories, services planning, infrastructure, stations, communications, access and integration and deductions of operations. Specific project data were also inserted in the Model calculation spreadsheet so that the scenarios of emission reductions were simulated, one with the implementation of the BRT Belém and the other without, considering a horizon of 20 years. The results show that the system will have the potential to avoid the emission of 196,992.2 ton of CO2e, 4.8 ton of MP and 631.7 ton of NOx. In addition, it would count a savings of 79 million liters of fuel in a reduction of 230.5 million kilometers traveled. Although the scenario models have indicated positive results regarding the reduction of atmospheric and co emissions, when comparing the performance potential of other BRTs in Brazil and the world, it is possible to realize that performance is short of Potential that this type of equipment could have, with improvement points being attempted by the operational administration of the systemen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationHOSHINO NETA, Carolina Shizue. Potencial de redução de emissões atmosféricas a partir da impantação do BRT: estudo de caso em Belém - PA. 2019. 1 recurso online (95 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplinePlanejamento de Sistemas Energeticospt_BR
dc.description.degreenameMestra em Planejamento de Sistemas Energéticospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSilva, Ennio Peres dapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAsmus, Gabriela Fariaspt_BR
dc.date.defense2019-02-27T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2019-07-22T14:23:28Z-
dc.date.accessioned2019-07-22T14:23:28Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-22T14:23:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HoshinoNeta_CarolinaShizue_M.pdf: 1735861 bytes, checksum: 0a5ccf53088192b63d7df4d941d4fb5d (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334416-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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