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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Avaliação da literacia em saúde
Title Alternative: Evaluation of health literacy
Author: Perez Puello, Sthefanie del Carmen, 1993-
Advisor: Batista, Marília Jesus, 1974-
Abstract: Resumo: A literacia em saúde (LS) é a habilidade de obter informações em saúde e tomar decisões baseadas no conhecimento adquirido. Estudos de LS têm evidenciado a associação entre baixa literacia e piores indicadores de saúde. Os objetivos do estudo foram: 1) Revisar sistematicamente a evidência científica sobre a associação entre literacia em saúde bucal (LSB) e a autopercepção da condição de saúde bucal (ACSB); e, 2) Avaliar a LS e validade de critério do questionário 14-items Health Literacy Scale (HLS-14) em adultos e idosos brasileiros. A revisão sistemática seguiu os critérios do guia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyzes (PRISMA) e realizou-se uma busca sistemática nas bases de dados: ScienceDirect, Embase, Scopus, Medline/Pubmed, OvidSP, EBSCO-HOST e ISI web of science utilizando as palavras chave "Self-reported oral health", "Self-rated oral health" e "Oral Health Literacy". Foram incluídos artigos de estudos observacionais (transversal ou longitudinal) em inglês, sem restrição do ano de publicação e faixa etária. A escala Newcastle Ottawa foi utilizada para análise de viés dos estudos. Para avaliar a validade de critério do questionário de LS foi desenvolvido um estudo populacional em uma amostra proveniente de uma coorte de adultos e idosos (23-70 anos) de Piracicaba, São Paulo, Brasil, coletado em 2017. Foi aplicado o questionário HLS-14 em versão validada no Brasil que avalia a LS em três dimensões: Literacia funcional (LFun), Literacia comunicativa (LCom) e Literacia crítica (LCrí). Foi utilizado instrumento do estudo para avaliar as dimensões da LS: capacidade de leitura avaliada através da bula de Dipirona (LFun), a compreensão das indicações de uma receita medica de Diclofenaco de sódio (LCom), autorreconhecimento de sua condição de saúde bucal por imagens e a compreensão de um material educativo de saúde bucal específico para cada condição de saúde bucal (LCrí). Na revisão sistemática, utilizou-se a estatística descritiva (frequência e porcentagem) reportada nos estudos. No estudo transversal, foram obtidas frequências, porcentagens, mediana e desvio padrão, coeficiente de correlação de Kendall's Tau para a concordância entre os instrumentos (p<0,05), teste qui-quadrado (p<0,05) para análise bivariada e estabelecer associações das dimensões dos questionários utilizados na avaliação da LS. Dos 128 artigos encontrados na busca primária da revisão sistemática, 8 foram incluídos para análise final. A maioria dos estudos evidenciou associação entre LSB e ACSB. Em relação a avaliação da LS e validade de critério, a amostra foi constituída de 117 adultos e idosos. Houve concordância entre HLS-14 e o protocolo de avaliação do estudo só para a dimensão LFun. Na mensuração do protocolo de avaliação do pesquisador, evidenciou-se associação entre alta LS e questões da LFun e LCom relacionadas a leitura do trecho e compreensão da informação contida na receita médica. Evidenciou-se associação entre alta LCri e autorreconhecimento da condição de saúde bucal (p<0,01), ter o conhecimento de 2 ou mais informações em saúde geral e bucal contidas no material educativo (p<0,01). Concluiu-se que os pacientes com baixo nível de LSB apresentaram ACSB negativa, o que poderia interferir nos comportamentos de autocuidado. O questionário HSL-14 demonstrou validade de critério para mensurar LFun, porém não para a avaliação da LCom e LCri

Abstract: Health literacy (HL) is the ability to obtain health information and make decisions based on the acquired knowledge. Studies on HL have found evidence of the relationship between low literacy and worse health indicators. Therefore, the objectives of this research were: 1) To systematically review scientific evidence regarding the association between oral health literacy (OHL) and self-perceived oral health status (SROH); 2) To evaluate HL and the criterion validity of the 14-items Health Literacy Scale questionnaire (HLS-14) in Brazilian adults and elderly patients. First, the systematic review was conducted based on PRISMA guideline and systematically searching on ScienceDirect, Embase, Scopus, Medline / Pubmed, OvidSP, EBSCO-HOST and ISI web of science databases using the keywords "Self-reported oral health" "Self-rated oral health" and "Oral Health Literacy". Observational studies (transverse or longitudinal) published in English were included, without restriction in publication year and age group. For bias analysis, the Newcastle Ottawa Scale was used. To evaluate the criterion validity of the LS questionnaire, the study was conducted in 2017, in a sample from a cohort of adults and elderly patients (23-70 years) from Piracicaba, São Paulo, Brazil. The HLS-14 questionnaire developed by Suka et al was validated in Brazil to was evaluated HL in their three dimensions: Functional Literacy (FunL), Communicative Literacy (ComL) and Critical Literacy (CriL). Then, the study instrument was employed to evaluate the dimensions of HL: reading ability evaluated through Dipirone's label (FunL), understanding the indications of a medical prescription of Sodium Diclofenac (ComL), self-recognition of its health status and understanding an oral health education material specific for each oral health condition (CriL). In the systematic review the data analysis was performed by descriptive statistics (frequency and percentage) reported in the studies. In the cross-sectional study, descriptive statistics were obtained to obtain frequencies, percentages, median and standard deviation, Kendall's Tau correlation coefficient for agreement between the instruments (p <0.05), chi-square test (p <0, 05) for bivariate analysis and to establish associations of the dimensions of the questionnaires used in the HL evaluation. In the primary search for systematic review, 128 articles were found, of which 8 were included for final analysis. Most studies of them evidenced association between OHL and SROH. Regarding the cross-sectional study, the sample was 117 adults and elderly patients. There was agreement between HLS-14 and the study evaluation protocol only for the FunL dimension. In the measurement of the researcher's evaluation protocol, there was an association between high HL, FunL and ComL questions related to reading section and understanding the information contained in the medical prescription. There was an association between high CriL and self-reported oral health status (p <0.01), two or more knowledges on general and oral health information contained in the educational material (p <0.01). It was concluded that patients with low OHL level presented negative SROH which could interfere with self-care behaviors. Finally, the HSL-14 questionnaire was validated to measure FunL, but not for the evaluation of LCom and LCrí
Subject: Alfabetização em saúde
Reprodutibilidade dos testes
Estudos transversais
Adulto
Idosos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEREZ PUELLO, Sthefanie del Carmen. Avaliação da literacia em saúde. 2018. 1 recurso online (105 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FOP - Tese e Dissertação

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