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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Rosa Cristina Cecche Lintzpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.format.extent1 recurso online (134 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titlePropriedades físico-mecânicas e durabilidade do concreto de alto desempenho com incorporação de resíduos de borracha de pneuspt_BR
dc.title.alternativePhysical-mechanical properties and durability of high-performance concrete incorporating tire rubber wastept_BR
dc.contributor.authorSilva, Fabiana Maria da, 1987-pt_BR
dc.contributor.advisorLintz, Rosa Cristina Cecche, 1971-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologiapt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectMateriais de construçãopt_BR
dc.subjectBorrachapt_BR
dc.subjectMateriais de construção - Durabilidadept_BR
dc.subject.otherlanguageConcreteen
dc.subject.otherlanguagePerformance - Evaluationen
dc.subject.otherlanguageBuilding materialsen
dc.subject.otherlanguageRubberen
dc.subject.otherlanguageBuilding materials - Service lifeen
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho foi abordada a influência da utilização de resíduos de borracha de pneus nas características físicas, mecânicas e de durabilidade do concreto de alto desempenho (CAD). O resíduo de borracha é oriundo do processo de recauchutagem de pneus de carga (ônibus e caminhões) e foi utilizado em substituição parcial do agregado miúdo (areia) nas porcentagens de 7,5%, 15% e 30% em relação à massa da areia. No programa experimental foram testadas três diferentes dosagens de concreto, variando o teor de água/cimento e aditivo superplastificante. Visando melhorar a resistência mecânica do CAD com borracha, foi utilizado um tratamento da superfície das fibras de borracha com CaCO3-SiO2 (carbonato de cálcio-sílica). Para a caracterização física do concreto foram realizados os seguintes ensaios: consistência do concreto no estado fresco; absorção de água, índice de vazios e massa específica no estado endurecido. Para a caracterização mecânica foram realizados os ensaios de resistência à compressão; resistência à tração na flexão; módulo de elasticidade e resistência ao impacto de corpo duro. Para a caracterização quanto à durabilidade foram realizados os ensaios de resistência à abrasão; resistência ao ataque químico; resistividade elétrica; carbonatação natural e penetração de íons cloretos. Além desses, foram realizados alguns ensaios complementares como absorção sonora, ensaio ultrassônico para a obtenção do coeficiente de atenuação sonora e velocidade de propagação do som e análise de microscopia. A partir dos resultados obtidos verificou-se que a incorporação de borracha de pneus proporcionou maior ductilidade ao concreto de alto desempenho, observou-se que o CAD com borracha pode ser utilizado até mesmo em ambientes altamente agressivos, e que embora a resistência à compressão para o concreto com 30% de substituição da areia pela borracha tenha reduzido em torno de 50%, em relação ao concreto sem borracha, não se descarta a propriedade de melhor desempenho, uma vez que a resistência atingida está dentro da classe dos concretos estruturais e que houve ganho de outras propriedades, demostrando assim, a viabilidade do concreto emborrachado de alto desempenho e seu potencial em aplicações estruturaispt
dc.description.abstractAbstract: In this work the influence of the use of waste tire rubber on the physical, mechanical and durability characteristics of high performance concrete (HPC) was discussed. The waste tire rubber is derived from the retreading of load tires (buses and trucks) and was used in partial replacement of the fine aggregate (sand) in the percentages of 7,5%, 15% and 30% in relation to the sand mass. In the experimental program three different concrete dosages were tested, varying the content of water/cement and superplasticizer additive. In order to improve the mechanical strength of the HPC with rubber, a surface treatment of the rubber fibers with CaCO3-SiO2 (calcium carbonate-silica) was used. For the physical characterization of the concrete, the following tests were performed: consistency of the concrete in the fresh state; water absorption, void index and specific mass in the hardened state. For the mechanical characterization the following tests were performed: compressive strength; flexural strength; modulus of elasticity and hard-body impact resistance. To characterize the durability, the following tests were performed: abrasion resistance, resistance to chemical attack; electrical resistivity; natural carbonation and penetration of chloride ions. Some complementary tests were performed, such as sound absorption, ultrasonic test to obtain the sound attenuation coefficient and sound propagation velocity and microscopy analysis. From the results obtained it was verified that the incorporation of tire rubber provided greater ductility to the high performance concrete, it has been observed that the concrete with rubber rubber can be used even in highly aggressive environments, and that although the compressive strength for concrete with 30% sand replacement by rubber has been reduced by about 50% compared to concrete without rubber, the high performance property is not ruled out, since the compressive strength is within the class of structural concretes and that there was gain of other properties, thus demonstrating the feasibility of high performance rubberized concrete and its potential in structural applicationsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Fabiana Maria da. Propriedades físico-mecânicas e durabilidade do concreto de alto desempenho com incorporação de resíduos de borracha de pneus. 2019. 1 recurso online (134 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334371. Acesso em: 12 jul. 2019.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineCiência dos Materiaispt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Tecnologiapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBarbosa, Luísa Andréia Gachetpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, José Maria Campos dospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSantos, Carlos Roberto dospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMelo, Mirian de Lourdes Noronha Mottapt_BR
dc.date.defense2019-03-01T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2019-07-12T19:26:46Z-
dc.date.accessioned2019-07-12T19:26:46Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-12T19:26:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_FabianaMariaDa_D.pdf: 2408976 bytes, checksum: 743e866492e9c67730383b3e895b5bfe (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334371-
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