Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/334299
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A terza rima na Commedia de Dante
Title Alternative: The terza rima in Dante's Commedia
Author: Lima, Heloísa Abreu de, 1996-
Advisor: Pécora, Alcir, 1954-
Abstract: Resumo: A terza rima constitui, ao lado da ottava rima , uma forma métrica dominante da chamada poesia "discursiva" italiana. Sua primeira atestação da qual se tem notícia é a Commedia ; por isso, embora não se possa determinar com segurança sua origem, é consenso que se deveu a Dante o seu estabelecimento como uma das formas métricas dominantes da poesia italiana não lírica. Grande parte da bibliografia a respeito da terza rima se preocupa com a sua "criação" e com as possíveis formas das quais ela possa ter derivado; tais questões são importantes, uma vez que indagam os pressupostos culturais e as intenções que fundamentaram a criação da terza rima . Este estudo, tendo como pressuposto a ideia de que a terza rima constitui um elemento primordial na composição da Commedia e sustentando-se sobre aquelas importantes contribuições críticas, tem como objetivo principal observar a realização da terza rima na Commedia , na constante relação que ela cria entre encadeamento e unidade. Para tanto, além de uma introdução teórica e contextualizada à terza rima , foram realizadas análises pontuais de determinados cantos do poema, que tiveram como foco principal considerar os diferentes graus de interação entre metro e discurso e o modo como eles permitem a introdução de procedimentos compositivos que percorrem determinadas situações dos cantos analisados

Abstract: The terza rima is, alongside the ottava rima , a dominant metric form of the so-called "discursive" Italian poetry. Its first known appearance is in the Commedia ; therefore, although its origin cannot be determined with certainty, it is consensus that is owed to Dante its establishment as one of the dominant metrical forms of Italian non lyric poetry. Large part of the bibliography concerning the terza rima focus on its "creation" and the forms from which it probably derived; these questions are important, since they seek the cultural preconditions and the intentions that underlie the creation of the terza rima . This study, relying on the idea that the terza rima constitutes a primary element in the composition of the Commedia and considering those important critical contributions, has the objective of observing the realization of the terza rima in the Commedia , in the constant relation between enchainment and unity. For this purpose, besides a theoretical and contextualized introduction to the terza rima , this study performed analyses of a few cantos of the poem, which focused on the different degrees of interaction between meter and discourse and the way in which these degrees allow the introduction of compositional procedures that constitute certain situations of the analysed cantos
Subject: Dante Alighieri, 1265-1321. Divina comédia - Versificação
Poesia italiana - História e crítica
Versificação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LIMA, Heloísa Abreu de. A terza rima na Commedia de Dante. 2019. 1 recurso online (221 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lima_HeloisaAbreuDe_M.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.