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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Desenvolvimento profissional de professores de Física : um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação
Title Alternative: Professional development of Physics teachers : a study under the disposotional and contextualist perspective of action
Author: Nascimento, Wilson Elmer, 1986-
Advisor: Barolli, Elisabeth, 1953-
Abstract: Resumo: O desenvolvimento profissional docente, em acordo com a literatura especializada na área de formação de professores, refere-se a um processo de transformação dos indivíduos que envolve inúmeras etapas, que incluem desde a formação inicial e continuada até as experiências pessoais e profissionais. Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo principal compreender a influência de disposições em processos de desenvolvimento profissional docente. Mais especificamente, buscamos levantar e analisar trajetórias de professores de Física egressos de dois cursos de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MPEF) (da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)), visando identificar a constituição, atualizações, alterações ou desativações de disposições. Além disso, analisar a influência das condições contextuais características dos cursos de MPEF, bem como outros contextos formativos, no desenvolvimento profissional dos professores. Dentre os quadros teórico-metodológicos multiferenciais disponíveis para o estudo do complexo processo de transformação dos sujeitos dentro de um campo profissional específico, assumimos a perspectiva sociológica disposicionalista e contextualista da ação, ancorada principalmente nas contribuições de Bernard Lahire. Em consonância com a metodologia de pesquisa de Lahire, após a realização de um conjunto de entrevistas semiestruturadas em profundidade, foram produzidos retratos sociológicos de quatro professores de Física em exercício. Tais retratos sociológicos, configuram-se como narrativas que condensam dados empíricos, referencial teórico sociológico e análise em uma perspectiva diacrônica e sincrônica. A análise desses retratos partiu da articulação entre o referencial teórico disposicionalista e contextualista da ação e um esquema analítico composto por oito dimensões do desenvolvimento profissional de professores de Ciências. Compõem esse esquema as seguintes dimensões: planejamento da carreira profissional, atualização nos conhecimentos científicos, atualização nos conhecimentos pedagógicos, organização e condução do ensino, sustentação da aprendizagem dos alunos, investigação da própria prática, participação na gestão escolar e participação na responsabilidade social. A partir da análise dos retratos buscamos desvelar a complexidade da dinâmica dos processos educativos que implicam na aprendizagem docente. Na reconstrução das trajetórias dos professores e professoras, foi possível identificar algumas disposições que se constituíram como catalisadoras de desenvolvimento profissional, quais sejam: disposição ao conhecimento, disposição à afetividade, disposição à resiliência, disposição hipercorretiva e disposição ao convencimento. Em contrapartida, algumas disposições identificadas se configuraram como obstáculos ao desenvolvimento profissional docente, como a disposição hipocorretiva e a disposição ascética. Os resultados da investigação apontam para a relevância em abordar o desenvolvimento profissional docente com base em aspectos que transcendam o campo da racionalidade, na medida em que as disposições podem atuar como recursos próprios dos sujeitos, tacitamente mobilizados, para atender a demandas contextuais. Além disso, há um dinamismo intrínseco aos processos de desenvolvimento profissional que não prescinde de certas disposições e contextos formativos

Abstract: The professional teacher development, according to the literature specialized in the field of teacher formation, refers to a transformation process of the individuals that involves several phases, which range from initial and continuing training to personal and professional experiences. Thus, this research had the main goal to understand the influence of dispositions in the processes of professional teacher development. More specifically, we seek to raise and analyze the path of Physics teacher alumni of two courses of the Professional Master¿s Degree in Physics Teaching (PMDPT) (of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS)), aiming to identify the constitution, updates, changes, or the deactivation of provisions. Besides that, to analyze the influence of the contextual characteristic conditions of the PMDPT courses, as well as other formative contexts, in the professional development of the teachers. Among the theoretical-methodological frameworks available for the study of the complex process of subjects¿ transformation within a specific professional field, we assume the dispositional and contextualist sociological perspective of action, anchored mainly in the contributions of Bernard Lahire. In agreement with the research methodology of Lahire, after realizing a set of semi-structured interviews in depth, sociological portraits of four professors of Physics in exercise were produced. Such sociological portraits are configured as narratives that condense empirical data, sociological theoretical reference, and analysis from a diachronic and synchronic perspective. The analysis of these portraits came from the articulation between the theoretical dispositional and contextualist reference of the action and an analytical scheme composed of eight dimensions of the professional development of Science teachers. This scheme includes the following dimensions: professional career planning, updating of scientific knowledge, updating pedagogical knowledge, organizing and conducting teaching, sustaining student learning, investigating one's own practice, participating in school management and participating in social responsibility. From the analysis of the portraits, we seek to unveil the complexity of the dynamics of the educational processes that imply in teacher learning. In the reconstruction of the teachers' trajectories, it was possible to identify some dispositions that have been constituted as catalysts for professional development, such as: a disposition to knowledge, disposition to affectivity, disposition to resilience, hypercorrective disposition and disposition to convince. On the other hand, some of the provisions identified have been obstacles to professional teacher development, such as the hypocorrective disposition and the ascetic disposition. The research results point to the relevance of approaching professional teacher development based on aspects that transcend the field of rationality, since the dispositions can act as subjects' own resources, tacitly mobilized, to meet contextual demands. In addition, there is an intrinsic dynamism to the processes of professional development that do not lack certain dispositions and formative contexts
Subject: Desenvolvimento profissional
Professores de física - Retratos
Ensino de ciências
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: NASCIMENTO, Wilson Elmer. Desenvolvimento profissional de professores de Física: um estudo sob a perspectiva disposicionalista e contextualista da ação. 2019. 1 recurso online (279 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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