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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Natureza da ciência, epistemologias feministas e educação popular   : produção de conhecimento através da participação na Associação "Cida da Terra" de Promotoras Legais Populares de Campinas, SP e Região  
Title Alternative: Nature of science, feminist epistemologies and popular education : knowledge production through participation in the "Cida da Terra" Association of Popular Legal Promoters of Campinas, SP and Region
Author: Groschitz, Marina, 1985-
Advisor: Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Abstract: Resumo: Esse trabalho propôs um olhar acerca da produção de conhecimento cientifico através da crítica feminista à Ciências. Tem o intuito de colaborar para o avanço dos estudos de gênero no ensino de ciências na intersecção entre produção de conhecimento científico e educação não formal. Entende-se que tal propósito é abordado no contexto da História e da Filosofia das ciências, por meio dos estudos de Natureza das ciências (NdC) e de Alfabetização científica, além das epistemologias feministas e os estudos sobre Ensino de ciências feminista. Entendemos que essas perspectivas teóricas compõem a crítica à neutralidade e universalidade das ciências. Analisamos a experiência das mulheres que compõem a "Associação Cida da Terra de Promotoras Legais Populares de Campinas e Região", que possuem Educação Popular como forma de promoção da busca por igualdade e enfrentamento das mulheres na sociedade marcada por questões de gênero, raça e classe. Para tanto, apresenta considerações sobre suas reflexões e práticas, e assim se pretende mostrar como elas se constituem enquanto `sujeitas¿ do conhecimento sobre o que é "ser mulher". Tais considerações, são relacionadas com o processo de conscientização acerca da construção do conhecimento científico a que se dedicam as discussões de Ensino de ciências

Abstract: This work proposed a look at the production of scientific knowledge through the feminist critique of science. It aims to contribute to the advancement of gender studies in science education at the intersection between the production of scientific knowledge and non-formal education. It is understood, that such a purpose is approached in the context of History and Philosophy of the sciences, through the Nature Studies of the sciences (NdC) and Scientific Literacy, in addition to the feminist epistemologies and the studies on Feminist Science Teaching. We understand that these theoretical perspectives make up the critique of the neutrality and universality of the sciences. We analyze the experience of the women who make up the "Associação Cida da Terra de Promotoras Legais Populares de Campinas e Região", which have Popular Education as a way of promoting the search for equality and confrontation of women in society marked by gender, race and class. In order to do so, it presents considerations about its reflections and practices, and thus it is intended to show how they constitute themselves as 'subjects' of knowledge about what it is to be a woman. These considerations are related to the process of raising awareness about the construction of scientific knowledge to which the discussions of Science Teaching are dedicated
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Direitos das mulheres
Educação popular
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: GROSCHITZ, Marina. Natureza da ciência, epistemologias feministas e educação popular  : produção de conhecimento através da participação na Associação "Cida da Terra" de Promotoras Legais Populares de Campinas, SP e Região  . 2019. 1 recurso online (134 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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