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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio : um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015)
Title Alternative: School practices of modern and contemporary physics in high school : a study of brazilian theses and dissertations (1972-2015)
Author: Rodrigues, Carla Nayelli Terra, 1991-
Advisor: Megid Neto, Jorge, 1958-
Abstract: Resumo: A Física Moderna e Contemporânea (FMC) está presente em nosso dia a dia através de aparatos tecnológicos, notícias de jornais, exames médicos, localização por satélite, internet e tantos outros meios e recursos tecnológicos, sendo, portanto, uma temática de contato direto em nosso cotidiano e imprescindível na educação escolar básica, em especial no ensino de Física. Os documentos curriculares, literatura acadêmica e políticas públicas educacionais vêm contribuindo para que esta inserção aconteça através de orientações e defesas em prol a temática, bem como a inclusão de tópicos modernos de ciência em materiais didáticos. Deste modo, esta pesquisa visa identificar e analisar as dissertações e teses defendidas no período de 1972 a 2015 e que trataram de práticas pedagógicas sobre ensino de FMC no Ensino Médio (EM). O trabalho busca ressaltar as inovações e práticas pedagógicas desenvolvidas nas pesquisas acadêmicas selecionadas e os avanços e obstáculos enfrentados ao se abordar FMC no EM, tendo o seguinte problema de pesquisa: quais as características e tendências teórico-pedagógicas das práticas de Física Moderna e Contemporânea propostas em dissertações e teses voltadas para o ensino de Física no nível médio? Caracteriza-se como uma pesquisa de estado da arte sobre a produção acadêmica brasileira relativa ao tema proposto. Localizamos 262 pesquisas a partir do Banco de Teses do Centro de Documentação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp que abordavam a temática FMC; dessas selecionamos 87 trabalhos que tratavam especificamente da implementação de práticas pedagógicas no EM. A partir da leitura dos resumos das 262 dissertações e teses, e da leitura dos textos integrais das 87 pesquisas sobre práticas pedagógicas, classificamos e analisamos os documentos segundo os seguintes descritores: Base Institucional e Temática (Autor, Orientador, Ano de Defesa, Instituição, Nível Acadêmico de Pós-Graduação, Foco Temático); Práticas Pedagógicas (Série Escolar, Temas de FMC, Conteúdos de FMC, Métodos e Estratégias de Ensino, Recursos e Materiais Didáticos, Referencial Teórico, Modelo Pedagógico). Dentre as 87 pesquisas, identificamos que a maioria implementou práticas na 3ª série do EM, tendo por temas mais abordados Física Quântica e Relatividade e, em menor quantidade, Física de Partículas, Física do Estado Sólido e Astrofísica e Cosmologia. Em relação aos métodos e estratégias de ensino, identificamos: utilização de aula expositiva, trabalho em grupo e leitura e discussão de textos com maior frequência, além de uma ampla variedade de outras estratégias (uso de vídeos, simulações e animações; experimentação; observação de imagens; produção de textos e outras mídias; consulta bibliográfica; mapas conceituais; resolução de exercícios etc.). Os Recursos e Materiais Didáticos mais utilizados foram questionários, lista de exercícios, internet/computador, apresentações eletrônicas e textos de divulgação científica, além de outros com menor frequência (livros didáticos, paradidáticos e apostilas; material para experimentos; softwares e aplicativos; etc.). Quanto aos modelos pedagógicos que fundamentaram as práticas, predominaram os Modelos Construtivista (60%) e Ciência-Tecnologia-Sociedade (38%), embora tenhamos encontrado práticas condizentes com os modelos Tradicional, Redescoberta e Tecnicista; além disso, muitas pesquisas envolveram dois ou mais modelos pedagógicos nas práticas implementadas. Os resultados obtidos confirmam a possibilidade de inserção da temática de FMC no EM, evidenciando, inclusive, a variedade de opções teórico-metodológicas para a implementação de práticas sobre a temática

Abstract: Modern and Contemporary Physics (MCP) is present in our daily lives through technological apparatuses, newspaper reports, medical examinations, satellite, the internet and many other facilities and technological resources, being, therefore a direct contact in our daily life and essential in basic school education, particularly in the physics teaching. The curricular documents, academic literature and educational public policies have contributed to this insertion through orientations and defenses in favor of the subject matter, as well as the inclusion of modern topics of science in teaching materials. Thus, this research aims to identify and analyze the dissertations and theses defended in the period from 1972 to 2015 and that dealt with pedagogical practices about the teaching of MCP in High School (HS). The work seeks to highlight the innovations and pedagogical practices developed in the selected academic researches and the advances and obstacles faced when approaching MCP in HS, having the following research problem: what are the characteristics and theoretical-pedagogical tendencies of Modern and Contemporary Physics practices proposed in dissertations and theses aimed at the Physics Teaching in high school? It is characterized as a state-of-the-art research on the Brazilian academic production related to the proposed theme. 262 researches were located from the Bank of Theses and Dissertations from the Documentation Center in Science Education in the School of Education of The University of Campinas (Unicamp) that approached the MCP theme. 87 works were selected dealing specifically with the implementation of pedagogical practices in HS. From the reading of the abstracts of the 262 dissertations and theses, and from reading the full texts of the 87 researches on pedagogical practices, we classified and analyzed the documents according to the following descriptors: Institutional and Thematic Basis (Author, Advisor, Year of Defense, Institution, Graduate Level, Thematic Focus); Pedagogical practices, (School years, MCP Themes, MCP Content, Pedagogical Methods and Strategies, Teaching Materials, Theoretical Framework, Pedagogical Model). Among the 87 researches, we have identified that most of them have implemented practices in the 3rd year of HS, with topics such as Quantum Physics and Relativity and, to a lesser extent, Particle Physics, Solid State Physics and Astrophysics and Cosmology. In relation to pedagogical methods and strategies, we identified: use of lectures, group work and reading and discussion of texts more frequently, as well as a wide variety of other strategies (use of videos, simulations and animations, experimentation, observation of images, production of texts and other media, bibliographic consultation, conceptual maps, resolution of exercises, etc.) The most used Teaching Materials were questionnaires, list of exercises, internet / computer, electronic presentations and scientific divulgation texts, besides others with less frequency (textbooks, reading books and handouts, material for experiments, software and applications, etc.). As for the pedagogical models that supported the practices, the Constructivist (60%) and Science-Technology-Society (38%) models prevailed, although we found practices consistent with the Traditional, Rediscover and Technician models; In addition, many surveys have involved two or more pedagogical models in the practices. The results confirm the possibility of insertion of MCP in HS, evidencing, also, the variety of theoretical and methodological options for the implementation of practices on the subject
Subject: Ensino médio - Currículos
Física moderna
Física - Estudo e ensino
Estado da arte
Ensino médio
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RODRIGUES, Carla Nayelli Terra. Práticas escolares de física moderna e contemporânea no ensino médio: um estudo de dissertações e teses brasileiras (1972-2015). 2019. 1 recurso online (173 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP.
Date Issue: 2019
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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