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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Alinhamento do projeto pedagógico de cursos de medicina com as diretrizes curriculares nacionais em diferentes modelos curriculares : Alignment of the pedagogical project of medicine courses with the national curricular guidelines in different curricular models
Title Alternative: Alignment of the pedagogical project of medicine courses with the national curricular guidelines in different curricular models
Author: Oliveira, Carlos Alberto de, 1961-
Advisor: Amaral, Eliana Martorano, 1960-
Abstract: Resumo: Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) homologadas em 2014 reforçaram a recomendação para que os cursos de Medicina utilizem metodologias ativas de ensino-aprendizagem, o que já estava presente nas DCN de 2001. No entanto, há dificuldades para essa adequação, com resistência à mudança. Desta forma, conhecer o alinhamento dos projetos pedagógicos de cursos de medicina com as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001) pode contribuir para identificar facilitadores desta implantação. Objetivos: Identificar o alinhamento de diferentes modelos curriculares para cursos de medicina com as propostas de formação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001. Métodos: Realizamos um estudo de caso de duas escolas médicas (IES 1 e IES 2), que utilizam diferentes modelos de currículo, buscando avaliar se esses modelos facilitam ou dificultam o alinhamento com as DCN. Na primeira fase, foi realizada a análise documental dos projetos educacionais e dos planos de ensino das disciplinas. O alinhamento foi avaliado utilizando-se um instrumento criado especificamente para este fim. Na segunda fase, foram realizados quatro grupos focais, dois em cada instituição de ensino participante, com os estudantes do 3º e do 6º ano do curso de medicina. Para conhecermos a percepção dos docentes, realizamos entrevistas semiestruturadas com posterior análise de conteúdo das mesmas. Resultados: São apresentados quatro artigos: o primeiro resultou de uma análise documental do alinhamento dos projetos pedagógicos dos cursos de duas instituições de ensino superior com as diretrizes curriculares nacionais de 2001, o segundo apresenta as reflexões docentes acerca do estado atual deste alinhamento, o terceiro e quarto decorreram da análise de conteúdo dos grupos focais discentes, um com as reflexões destes no que refere ao alinhamento dos currículos de seus cursos e as diretrizes curriculares nacionais de 2001 e o outro com reflexões acerca das metodologias de ensino aprendizagem e propostas de melhorias. Observou-se que os escores totais mostraram adesão moderada e acentuada às DCN 2001, de 47,5 % (Instituição de Ensino Superior - IES1) e 82,5% (Instituição de Ensino Superior - IES2) respectivamente. As reflexões manifestadas pelos docentes das duas Instituições de Ensino Superior deixam claro que há uma distância (gap) entre o projeto pedagógico do curso e as diretrizes curriculares nacionais. Os discentes deixam claro que ainda são necessárias adequações para que ambos os cursos estejam alinhados com as DCN e que o currículo vivenciado nas IES os capacitava para a vida profissional, apesar da insegurança natural com a vida protegida da academia e o início da atividade profissional. Conclusão: As duas escolas, em momentos e de maneira diferentes, independentemente do modelo educacional adotado incorporaram o arcabouço das diretrizes curriculares nacionais gradativamente em seus projetos pedagógicos. A percepção diferenciada dos docentes, quanto ao alinhamento do PPC e as DCN, nas duas IES, decorre do fato de que a mudança na IES 2 ocorreu a mais tempo e os docentes já se adequaram melhor a metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Os alunos demonstraram ter uma visão positiva das novas metodologias de ensino aprendizagem, mas destacaram que são necessárias algumas mudanças e adaptações

Abstract: Introduction: The National Curricular Guidelines (NCG) approved in 2014 reinforced the recommendation for medical courses to use active teaching-learning methodologies, which was already present in the 2001 NCG. However, there are difficulties for this adequacy, with resistance to change. In this way, knowing the alignment of the pedagogical projects of medical courses with the National Curricular Guidelines (2001) can contribute to identifying facilitators of this implantation. Objectives: To evaluate the alignment of different curricular models for medical courses with the proposals of the formation of the National Curricular Guidelines of 2001. Methods: We carried out a case study of two medical schools (Institution of higher education 1 and Institution of higher education 2), using different curriculum models, trying to evaluate if these models facilitate or difficult the alignment with the DCN. In the first phase, the documentary analysis of the educational projects and the teaching plans of the disciplines was carried out. Alignment was assessed using an instrument created specifically for this purpose. In the second phase, four focus groups were held, two in each participating teaching institution, with students in the 3rd and 6th year of medical school. To know the teachers' perception, we conducted semi-structured interviews with a subsequent content analysis of the same. Results: Four articles were presented: the first one resulted from a documentary analysis of the alignment of the pedagogical projects of the courses of two institutions of higher education with the national curricular guidelines of 2001, the second presents the reflections on the current state of this alignment, the third and fourth were based on the content analysis of the student focus groups, one with their reflections regarding the alignment of their curricula and the national curricular guidelines of 2001 and the other with reflections on teaching-learning methodologies and improvement proposals. It was observed that the total scores showed moderate and marked adherence to the DCN 2001, of 47.5% (Institution of Higher Education - HEI1) and 82.5% (Institution of Higher Education - HEI2), respectively. The reflections expressed by the teachers of the two Higher Education Institutions make it clear that there is a gap between the pedagogical project of the course and the national curricular guidelines. The students make it clear that adjustments are still necessary so that both courses are aligned with the NCG and that the curriculum lived in the Institution of higher education enabled them to work, despite the natural insecurity with the protected life of the academy and the beginning of the professional activity. Conclusion: The two schools, at different times and in different ways, independently of the adopted educational model incorporated the framework of the national curricular guidelines gradually in their pedagogical projects. The differentiated perception of teachers regarding the alignment of PPP and NCG in the two HEIs stems from the fact that the change in Institution of higher education 2 occurred the longest and teachers were already better suited to active teaching-learning methodologies. Students demonstrate a positive view of new methodologies of teaching-learning but emphasized that some changes and adaptations are necessaryAbstract:
Subject: Ensino - Metodologia
Diretrizes curriculares nacionais
Currículos
Educação médica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA, Carlos Alberto de. Alinhamento do projeto pedagógico de cursos de medicina com as diretrizes curriculares nacionais em diferentes modelos curriculares: Alignment of the pedagogical project of medicine courses with the national curricular guidelines in different curricular models. 2018. 1 recurso online (160 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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