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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: O lugar de interlocução de brasileiros e alemães na historia de suas relações de contato
Author: Bolonhini, Carmen Zink, 1957-
Advisor: Signori, Ines
Signorini, Inês, 1951-
Abstract: Resumo: A necessidade de que questões sociais, históricas, culturais e ideológicas sejam contempladas por pesquisadores que atuam na área de ensino/aprendizagem de língua estrangeira vem sendo apontada nos trabalhos mais recentes da área Esse trabalho situa-se dentro dessa perspectiva, e objetiva, a exemplo de relações de contato entre brasileiros e alemães, fornecer subsídios para profissionais empenhados em preparar sujeitos para manterem relações de contato com outros sujeitos, oriundos de outros países Trabalhamos com a concepção de sujeito constituído pelo discurso, com a concepção de sujeito que fala a partir de um Lugar de Interlocução (LI). A descrição desse LI foi feita mediante a análise de dados de arquivo, que forneceram os atributos que compõem a memória histórica de brasileiros e alemães a respeito de si mesmos e a respeito do outro Demonstramos as ressonâncias interdiscursivas de significação desses atributos nos diversos discursos que permearam a história das relações de contato entre brasileiros e alemães, e, por fim, a,maneira pela qual essa memória histórica define os percursos de sentido de enunciados em relações de contato conversacionais Considerando que o objetivo dos cursos de ensino de uma Língua Estrangeira é a formação do sujeito/aprendiz, e considerando que os dados apontam para uma estabilização dos LIs dos sujeitos, questionamos a sua real dimensão, já que, aparentemente, os cursos funcionam no sentido de estabilizaruma ideologia, e não no sentido de promover deslocamentos nos LIs dos sujeitos.

Abstract: The need for the investigation of social, cultural, historical and ideological aspects by researchers working in the field of foreign language teaching and learning has been a constant concern in the literature. This essay is inserted within this trend and aims, by analyzing contact relations between Germans and Brazilians, to build up theoretical support for professionals involved in the preparation of students in their contact relation with people from different countries. We argue within a framework that sees the subject as constituted through discourse, a subject that speaks from an Interlocutionary Position (IP). This IP has been described through the analysis of historical archives, which have supplied the attributes with which has been woven the historical memory that Brazilians and Germans have about themselves and about each other We have shown the interdiscoursive ressonances df meaning that these attributes share in the different discourses,permeating contact relations between Germans and Brazilians. We sustain that it is this historical memory that defines the meanings of enunciations in conversational contact relations. If one considers that the ultimate goal of a foreign language course is to form students, and given the evidence, supported by data analyzed here, that subjects' Interlocutionary Positions ar.e kept historically inaltered, we question what is being done in these foreign language courses for they apparently reproduce ideology and make no real changes in the Interlocutionary Positions of the subjects.
Subject: Linguística aplicada
Historia - México - Sec. XVI-XX
Lingua alemã - Estudo e ensino
Estudantes estrangeiros
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BOLONHINI, Carmen Zink. O lugar de interlocução de brasileiros e alemães na historia de suas relações de contato. 1996. 193f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP.
Date Issue: 1996
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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