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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Liliana Rolfsen Petrilli Segninipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online (279 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleEu sei o meu lugar : relações de trabalho e gênero na produção cinematográfica da Globo Filmespt_BR
dc.title.alternativeI know my place : labor relations and gender in Globo Filmes' cinematographic productionpt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Ricardo Normanha Ribeiro de, 1984-pt_BR
dc.contributor.advisorSegnini, Liliana Rolfsen Petrilli, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.subjectGlobo Filmespt_BR
dc.subjectIndústria cinematográfica - Brasilpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectSociologia do trabalhopt_BR
dc.subject.otherlanguageGlobo Filmesen
dc.subject.otherlanguageGender relationsen
dc.subject.otherlanguageFilm industry - Brazilen
dc.subject.otherlanguageSociology of worken
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta tese consiste na compreensão das relações de trabalho e gênero inscritas na indústria cinematográfica brasileira contemporânea. Para tanto, faz-se necessário o entendimento dos processos de produção e lançamento de filmes de longa-metragem no circuito comercial, a partir da observação dos mecanismos de incentivo à produção, sobretudo aqueles que envolvem recursos públicos, especialmente na atuação da Globo Filmes no mercado cinematográfico. A entrada dessa empresa no ramo de cinema no Brasil mudou significativamente as relações de produção e a participação dos filmes nacionais no mercado. Nesse sentido, as novas configurações da produção cinematográfica implicam mudanças nas relações sociais nela inscritas. A partir dos anos de 1990, percebe-se um aumento significativo da participação de mulheres em diversos setores do audiovisual de forma geral e do cinema, especificamente, ainda que este campo mantenha a predominância masculina, sobretudo nas funções mais elevadas da hierarquia de produção. Dessa forma, para atingir os objetivos apontados, esta pesquisa buscou iluminar a conformação da produção cinematográfica brasileira, partindo de uma perspectiva histórica. Da mesma maneira, observa-se a participação feminina no cinema ao longo dos anos. Privilegiando o objeto da pesquisa, qual seja, as produções de longas-metragens coproduzidos pela Globo Filmes entre 1998 e 2016, observouse também a divisão sexual do trabalho nestas produções por meio da análise das fichas técnicas dos mais de 200 filmes lançados no período destacado. Além disso, analisaram-se as trajetórias pessoais e profissionais de diretoras e diretores de longas-metragens que estabeleceram parcerias com a Globo Filmes nos últimos anos, para se investigar as relações de trabalho e gênero nesse campo. A pesquisa revelou, entre outros aspectos, a preponderância do papel do Estado no delineamento da produção cinematográfica nacional, por meio, sobretudo, das políticas de financiamento e a importância da presença de uma grande corporação de mídia reconfigurando as relações de produção. Destaca-se, ainda, a relevância de categorias sociológicas tais como família, classe social e formação profissional, como aspectos fundamentais para a conformação das relações de trabalho e gênero no campo do cinemapt
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this thesis is to understand the gender and labor relations inscribed in the contemporary Brazilian film industry. Therefore, it is necessary to understand the processes of production and release of feature films in the commercial circuit from the observation of mechanisms to stimulate production, mainly those involving public resources, especially in the work of Globo Filmes in the film market. The entry of this company into the film industry in Brazil has significantly changed the production relations and the participation of national films in the market. In this sense, the new configurations of cinematographic production imply changes in the social relations inscribed in it. From the 1990s onwards, there is a significant increase in the participation of women in various branches of the audiovisual industry, in general, and in the cinema, specifically, although this field still reveals a masculine predominance, mostly in higher functions of the production hierarchy. Thus, in order to reach the stated objectives, this research analyzed the conformation of the Brazilian cinematographic production, starting from a historical perspective. In the same way, it is possible to notice the female participation in the cinema through the years. Privileging the research object, that is, the feature films coproduced by Globo Filmes between 1998 and 2016, we also analyzed the sexual division of labor in these productions by means of the analysis of technical files of more than 200 films released in the period. We also analyzed the personal and professional trajectories of directors of feature films that have established partnerships with Globo Filmes in recent years to investigate the labor and gender relations in this field. The research revealed, among other aspects, the preponderance of the role of the State in the delineation of the national film production, mainly through funding policies, and the importance of the presence of a large media corporation that reconfigures the production relations. It is also important to highlight the relevance of sociological categories such as family, social class and professional training, fundamental aspects for the conformation of labor and gender relations in the cinemaen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Ricardo Normanha Ribeiro de. Eu sei o meu lugar: relações de trabalho e gênero na produção cinematográfica da Globo Filmes. 2018. 1 recurso online (279 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineCiencias Sociaispt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Ciências Sociaispt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCastro, Barbara Geraldo dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLeite, Márcia de Paulapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTedesco, Marina Cavalcantipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBulloni Yaquinta, María Noelpt_BR
dc.date.defense2018-10-16T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber140014/2015-2  pt_BR
dc.date.available2019-05-03T15:54:32Z-
dc.date.accessioned2019-05-03T15:54:32Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T15:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Almeida_RicardoNormanhaRibeiroDe_D.pdf: 1928055 bytes, checksum: 22267298b8465df2ec22b0fd829a8fa0 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333843-
dc.description.sponsorCNPQpt_BR
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