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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Outras cartografias de viagem que as fotos realizam   : percursos de (des) territorialização docente  
Title Alternative: Other travel cartography that the photos : are (un) pathways territorialisation lecturer
Author: Almeida, Maria Aparecida de, 1961-
Advisor: Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-
Abstract: Resumo: A cartografia como ciência, como processo e como guia orientou a elaboração desta tese. O trabalho parte de uma dicotomia entre a leitura extensiva das teorias que suportaram a cartografia desde seu surgimento até os desdobramentos mais atuais e uma leitura/mapa de um processo de construção de uma cartografia pessoal da pesquisadora, a cartografia como método. Lado a lado, os dois movimentos vão sendo integrados. A desterritorialização marca a passagem do continente, onde estava ancorada a pesquisadora no início de sua trajetória, até um ponto de chegada mais entrevisto do que mapeado, um ponto de pausa. A cartografia vai acompanhando essa viagem, e a pesquisa se dá em experimentações a partir de vídeos e fotos realizados em viagens, ou as viagens que as imagens realizam e as suas potências no espaço escolar, visando a criação de novos territórios. Os movimentos e os deslocamentos, teóricos e concretos, ocasionaram as viagens e a grande produção de imagens, desterritorializações. Inicialmente, explora-se a tensão entre as múltiplas cartografias em suas visões cartesianas. Esses mapas deixam de dar conta do que vem a seguir ¿ a leitura das viagens e de seus registros em vídeos e em fotos. A conexão entre viagem e imagem e no que isto coloca no tensionamento e nas questões sobre o modo de pensar a cartografia, nas práticas geográficas, nas práticas de ensino relativas à Geografia. A expectativa era significar o material a partir de classificações, que se mostraram impossíveis, por não esgotarem as possibilidades de leitura. A experiência de rasura das fotos mostrou que o acaso criava novas possibilidades de interpretações do que já era conhecido anteriormente. Deixando a classificação, insuficiente, outra tentativa de territorialização se deu na criação do território das fabulações, entre as imagens em movimento e a inspiração da literatura de Ítalo Calvino. Por fim, a viagem chega ao porto da escola ¿ origem e destino da pesquisadora e da pesquisa. Ali são desveladas as potências do trabalho com a cartografia, agora não mais dura e bidimensional, como no princípio, mas transformada e transformadora pela sua dimensão essencialmente humana

Abstract: The cartography as a science, as a process and as a guide guided the development of this thesis. The work part of a dichotomy between the extensive reading of the theories that supported the cartography since your appearance until the most current developments and a reading/map of a process of building a personal cartography researcher, cartography as a method. Side by side, the two movements are being integrated. The deterritorialization marks the passage of the continent, where the researcher was anchored at the beginning of your career, to a point of arrival more interview than mapped, a point break. The cartography will accompany this journey, and research on experimentation from videos and pictures, made in travel, or travel to the images and their powers are held in the school space, aiming at the creation of new territories. The theoretical movements and displacements, and concrete, caused the travel and the great artistry, desterritorializações. Initially, it explores the tension between the multiple cartographies in their Cartesian views. These maps fail to realize what comes next-the reading of travel and their records in videos and pictures. The connection between trip and image and that this puts on the tensioning and on issues about the way of thinking to cartography, geographical practices, and teaching practices relating to geography. The expectation was mean the material from ratings, that proved impossible, for do not cover all the possibilities. The experience of erasure of the photos showed that the accident created new possibilities of interpretations of what was known before. Leaving the classification, insufficient, another attempt to territorialization takes place in the creation of the territory of the fabulous, between moving images and inspiration of literature of Italo Calvino. Finally, the journey arrives at the port of school ¿ source and destination of the researcher and research. There are unveiled of powers work with cartography, now no longer lasts and two-dimensional, as in principle, but transformed and transforming your essentially human dimension by
Subject: Cartografia
Imagem
Educação
Desterritorialização
Linguagem
Geografia
Territorialização
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: ALMEIDA, Maria Aparecida de. Outras cartografias de viagem que as fotos realizam  : percursos de (des) territorialização docente  . 2018. 1 recurso online (288 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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