Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333734
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Piano em grupo : desenvolvimento das habilidades funcionais através de melodias folclóricas brasileiras
Title Alternative: Group piano : development of functional skills through brazilian folk melodies
Author: Reis, Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos, 1977
Advisor: Martin, Mauricy Matos, 1955-
Abstract: Resumo: A pesquisa tem por objetivos defender a teoria da aprendizagem cooperativa como linha de estudo eficaz e aplicável ao ensino de piano em grupo, contribuir na transmissão do repertório de canções folclóricas brasileiras, incentivar a elaboração de material pedagógico brasileiro, através de exercícios e atividades para serem realizados e executados nas aulas de piano em grupo, promover com essas atividades o desenvolvimento das habilidades funcionais e fomentar a criação de arranjos e composições para piano em grupo, contribuindo para o crescimento do repertório para piano em conjunto. O primeiro capítulo é reservado ao histórico das origens do ensino do piano em grupo, desde as aulas individuais, o surgimento das masterclasses, Johann Bernhard Logier ¿ considerado o fundador da pedagogia do piano em grupo, além de uma contextualização do ensino do piano em grupo nos Estados Unidos e no Brasil. Neste capítulo também são abordados os pontos favoráveis do ensino coletivo e as principais diferenças entre o ensino individual, assim como também é destacada a importância do piano como instrumento auxiliar. O segundo capítulo aborda a "Teoria da Aprendizagem Cooperativa", sua aplicação no ensino do piano em grupo e no desenvolvimento das habilidades funcionais. O terceiro capítulo é destinado às propostas de exercícios para o desenvolvimento das habilidades funcionais na aula de piano em grupo, utilizando melodias folclóricas brasileiras. A importância pedagógica das melodias folclóricas é destacada, e os exercícios são analizados e comentados

Abstract: The aim of the research is to defend the "Cooperative Learning Theory" as an effective and applicable line of study for group piano teaching, to contribute to the transmission of the repertoire of Brazilian folk songs, to encourage the elaboration of Brazilian pedagogical material through exercises and activities to be performed in group piano lessons, promote with these activities the development of functional skills and foster the creation of arrangements and compositions for group piano, contributing to the growth of the repertoire for piano ensemble. The first chapter is devoted to the history of the origins of group piano teaching, from individual lessons, the emergence of masterclasses, Johann Bernhard Logier ¿ considered the founder of group piano pedagogy, as well as a contextualization of group piano teaching in the United States and Brazil. In this chapter we also discuss the advantages of group teaching and the main differences between individual teaching, as well as the importance of the piano as an auxiliary instrument. The second chapter deals with "Cooperative Learning Theory", its application in group piano teaching and the development of functional skills. The third chapter is devoted to the proposals of exercises for the development of functional skills in the group piano lesson, using Brazilian folk melodies. The pedagogical importance of folk melodies is highlighted, and the exercises are analyzed and commented
Subject: Aprendizagem cooperativa
Musica folclorica - Brasil
Educação musical
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: REIS, Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos. Piano em grupo: desenvolvimento das habilidades funcionais através de melodias folclóricas brasileiras. 2017. 1 recurso online (231 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Reis_LuizNeriPfutzenreuterPachecoDos_D.pdf15.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.