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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A pedagogia luterana : fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade
Title Alternative: The lutheran pedagogy : philosophical foundations, movements and transformative ideas on Education, School an Society
Author: Nogueira, Adálcia Canedo da Silva, 1959-
Advisor: Nunes, Cesar Apareciddo, 1959-
Abstract: Resumo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-histórica realizada na área de Filosofia da Educação que nasceu da intenção de buscar caracterizar e recuperar a identidade filosófica e recompor a contextualização histórica dos movimentos e das ideias educacionais e pedagógicas da denominada Pedagogia Luterana, iniciada pelo reformador Martinho Lutero (1483-1546) e que hoje registra cinco séculos de continuidade em diversos lugares do mundo. Analisa o fenômeno da prática educativa temporalmente localizada no período histórico e cultural das intervenções de Lutero e investiga suas repercussões econômicas, políticas, sociais, culturais e educativas interpretando-as a partir dos textos escritos por autores da época e outros interlocutores do mesmo tempo histórico. Estrutura-se sobre os instrumentais próprios da pesquisa histórica de abordagem qualitativa, que consistem precipuamente em levantar documentos oficiais, recuperar os registros institucionais para contrapô-los aos sujeitos e temporalidades históricas e sociais. Toma como base de investigação as possíveis fontes bibliográficas que materializaram a Educação em Lutero e sua história no Brasil e escritos do próprio Martinho Lutero, entre outros. Questiona as identidades parciais e aponta um patente reconhecimento de possíveis originalidades da criação luterana de escolas na Alemanha, recupera suas matrizes, analisa suas reconhecidas contradições e aponta eventuais realizações. Caracteriza a pedagogia moderna elucidando em que proporção a postulação Luterana confere intencionalmente inovadores significados às ações e às relações humanas, veiculando valores e determinando mudanças culturais e educacionais e, ainda, investiga a forma com a qual essa pedagogia se relaciona em sociedade, destacando traços fundantes no campo educativo, na esfera pedagógica e no âmbito cultural emergente. O trabalho apresenta como possíveis resultados a potencialidade de sistematização documental e de criação de uma emergente interpretação sócio-histórica referencial sobre a trajetória e identidade da Pedagogia Luterana e de sua constituição no Brasil

Abstract: It is a bibliographical-historical research carried out in the area of Philosophy of Education, which was born from the intention of seeking to characterize and recover the philosophical identity and to recover the historical contextualization of the movements and the pedagogical and pedagogical ideas of the world. denominated Lutheran Pedagogy, initiated by the reformer Martin Luther (1483-1546) and that today records five centuries of continuity in diverse places of the world. It analyzes the phenomenon of educational practice temporarily located in the historical and cultural period of Luther's interventions and investigates its economic, political, social, cultural and educational repercussions, interpreting them from the texts written by the authors of the time and our historical time. It is based on the instruments of historical research with a qualitative approach, which consists mainly of raising official documents, recovering the institutional records to combat them, and historical and social temporalities. It takes as basis of investigation the possible bibliographical sources that materialized the Education in Luther and its history in Brazil and writings of own Martin Luther, among others. It questions the partial identities and points to a clear recognition of possible originalities of the Lutheran creation of schools in Germany, recovers its matrices, analyzes its recognized contradictions and points to eventual achievements. It characterizes modern pedagogy, elucidating to what extent the Lutheran postulation intentionally confers innovative meanings on human actions and relationships, transmitting values and determining cultural and educational changes, and investigates how this pedagogy relates in society, highlighting foundational traits the educational field, in the pedagogical sphere and in the emerging cultural sphere. The article presents as potential results the potential of documentary systematization and the creation of an emerging reference of socio-historical reference on the trajectory and identity of the Lutheran Pedagogy and its constitution in Brazil
Subject: Filosofia
Filosofia da educação
Educação
Reforma do ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: NOGUEIRA, Adálcia Canedo da Silva. A pedagogia luterana: fundamentos filosóficos, movimentos e ideias transformadoras sobre Educação, Escola e Sociedade. 2018. 1 recurso online (158 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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