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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Zona de intervalo da criação : o "inframince" duchampiano como conceito operatório no ato criativo = Zone d'intervalle de la création: l'inframince duchampienne comme concept opératoire dans l'acte creatif
Title Alternative: Zone d'intervalle de la création : l'inframince duchampienne comme concept opératoire dans l'acte creatif
Author: Pereira, Caroliny, 1983-
Advisor: Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-
Abstract: Resumo: O que perdura de quando algo entra em contanto com outro? Quais elementos existem nessa passagem que possibilitam a troca, a partilha, a criação? Instigados por estas, dentre outras questões surgidas a partir da leitura da compilação das notas intituladas inframince, escritas pelo artista francês Marcel Duchamp (1887-1968), foi que o ensejo em começar esta pesquisa surgiu. Duchamp é um dos artistas mais influente na transição da arte moderna para a contemporânea, não apenas nas artes plásticas, mas seu ponto de vista e o modo como ele trabalhou e pensou a arte, o artista, a estética e a vida ressoam em outros campos artísticos, como: a música (sobretudo por ser uma forte referência para Jon Cage e outros músicos experimentais) e a dança (em Marce Cunninghan, por exemplo). Duchamp escreveu enumeráveis notas, e dentre elas as 46 nomeadas inframince, e que inversamente ao vasto interesse e referência à sua produção plástica, suas notas são quase anônimas. Zonas de intervalo é um trabalho ensaístico que se propõe a apreender as notas inframince como um conceito operatório para se relacionar com e no ato criativo. Tendo como ponto de ignição o aspecto fenomenológico das notas e relacionando-as por vezes com outros escritos do artista, efetuamos um trajeto um tanto quanto rizomático e fragmentário como as próprias notas, e movido pelas acepções que algumas notas, mais do que outras propõem. Procuramos também nesse compilado de notas estar atentos ao que ele nos instiga e a partir de então, transmitir esse movimento ressonante através da escrita da pesquisa, como o próprio inframince incita

Abstract: What lasts when something comes into contact with another? Which elements are there in this passage that make possible the exchange, the sharing, the creation? Instigated by these questions, among other issues arising from the reading of the compilation of the notes titled Inframince written by the french artist Marcel Duchamp (1887-1968), was that the opportunity to start this research arose. Duchamp is one of the most influential artists in the transition from modern to the contemporary art, not only visual arts, but his point of view and how he worked and thought about art, artist, aesthetics and life resonate in other artistic fields, such as music (especially the strong reference to Jon Cage and other experimental musicians) and the dance (in Marce Cunningham, for example). Duchamp wrote countless notes, and among them there are 46 named inframince, and inversely to the vast interest and reference to his plastic production, his notes are almost anonymous. "Interval Zones" is an essay that proposes to grasp the inframince notes as an operative concept to relate to with and in the creative act. Taking as a point of ignition the phenomenological aspect of the notes and relating them with other writings of the artist, a somewhat rhizomatic and fragmentary path as the own notes and moved by the meanings that some notes, more than others propose. We also look in this compilation of notes to be attentive to what he instigates us and from then on, to transmit this resonant movement through the writing of research, as the inframince itself incites
Subject: Duchamp, Marcel, 1887-1968
Criação na arte
Artes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: PEREIRA, Caroliny. Zona de intervalo da criação: o "inframince" duchampiano como conceito operatório no ato criativo = Zone d'intervalle de la création: l'inframince duchampienne comme concept opératoire dans l'acte creatif. 2018. 1 recurso online (161 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333538. Acesso em: 7 out. 2019.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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