Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333367
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Análise do grau de aplicação da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos : Analysis of the degree of application of knowledge management in the product development process
Title Alternative: Analysis of the degree of application of knowledge management in the product development process
Author: De Marco, Vanessa, 1985-
Advisor: Cooper Ordonez, Robert Eduardo, 1973-
Abstract: Resumo: Analisando a atual situação de competitividade e inovação constante, desenvolver produtos que atendam às demandas do mercado em requisitos como qualidade, preço, inovação e tempo de lançamento torna-se vital para que as organizações se mantenham competitivas e rentáveis. A globalização juntamente com o maior acesso às informações por parte dos consumidores, mudou radicalmente tanto o perfil dos consumidores como o perfil do processo de desenvolvimento de produtos, levando-nos à era do conhecimento, na qual a inovação em tempo real é a resposta ideal para a atual conjuntura. Ao verificar a literatura existente referente à gestão do conhecimento e ao processo de desenvolvimento de produtos, encontrou-se poucos estudos que relacionavam esses temas. Dessa forma, este trabalho propõe-se a analisar e integrar a gestão do conhecimento ao processo de desenvolvimento de produtos, de forma generalizada, com o objetivo de desenvolver uma metodologia aplicável às mais variadas organizações. Para tal, apresenta-se nessa dissertação a análise da revisão sistemática da literatura, da qual propõem-se os constructos e os parâmetros de cada constructo, influenciadores do desempenho da gestão do conhecimento gerando um modelo a ser comprovado. Através de uma pesquisa com profissionais focados em desenvolvimento de produtos e da aplicação de análise estatística adequada, obtém-se um modelo de análise do grau de aplicação da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos, com a característica de ser aplicável aos diversos setores da economia. Por fim, o modelo desenvolvido é aplicado em dois estudos de casos em empresas de diferentes segmentos, concluindo-se que independente dos modelos utilizados nas organizações, tanto de gestão do conhecimento, como do processo de desenvolvimento de produtos, os constructos e parâmetros desenvolvidos são efetivos e contribuem para a geração de um panorama atual da organização, possibilitando o desenvolvimento de ações de melhoria

Abstract: Analyzing the current situation of competitiveness and constant innovation, developing products that meet the demands of the market in requirements such as quality, price, innovation and launch time becomes vital for organizations to remain competitive and profitable. Globalization coupled with increased consumer access to information has radically changed both the profile of consumers and the profile of the product development process, leading us to the age of knowledge, where real-time innovation is the ideal answer to the current situation. When checking the existing literature regarding knowledge management and the product development process, few studies were found that related these themes. Thus, this paper proposes to analyze and integrate knowledge management to the product development process, in a generalized way, with the objective of developing a methodology applicable to the most varied organizations. For this, the dissertation presents the analysis of the systematic review of the literature, which proposes the constructs and parameters of each construct, influencing the performance of the knowledge management, generating a model to be proven. Through a research with professionals focused on product development and the application of adequate statistical analysis, we obtain a model of analysis of the degree of application of knowledge management in the process of product development, with the characteristic of being applicable to the different sectors of the economy. Finally, the developed model is applied in two case studies in companies of different segments, concluding that, regardless of the models used in organizations, both knowledge management and product development process, the constructs and parameters developed are effective and contribute to the generation of a current panorama of the organization, enabling the development of improvement actions.
Subject: Gestão do conhecimento
Pessoas
Comunicação
Infraestrutura
Produtos novos - Desenvolvimento
Cultura organizacional
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DE MARCO, Vanessa. Análise do grau de aplicação da gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos: Analysis of the degree of application of knowledge management in the product development process. 2018. 1 recurso online (130 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marco_VanessaDe_M.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.