Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333363
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Formação continuada de educadoras : impactos do "programa mesa educadora para a primeira infância"
Title Alternative: Continued trining of educators : impacts of the "educational table program for first childhood"
Author: Ramiro, Eduardo Augusto Ribeiro, 1985-
Advisor: Ayoub, Eliana, 1966-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa buscou analisar como as profissionais da educação infantil do município de Guarulhos/SP concebem o espaço de formação continuada "Programa Mesa Educadora para a Primeira Infância" (conhecido como Mesa Educadora - ME), na sua constituição como educadoras dessa etapa de ensino e, a partir disso, compreender os impactos do referido programa na formação dessas profissionais. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa de campo envolvendo a realização de entrevistas com cinco educadoras (professora, coordenadora pedagógica, vice-diretora, diretora e cozinheira) na perspectiva da história oral. Além das entrevistas, também compuseram o material de análise as cartas iniciais e avaliativas e os cadernos de memórias, os quais fazem parte das atividades do ME. Elegemos, como uma das preocupações centrais, a busca pela compreensão de como esse espaço pode ser um diferencial na formação lúdica das educadoras, e como isso pode auxiliar na apreensão das temáticas acerca da educação infantil na rotina escolar e na relação das educadoras com o lúdico. As temáticas que foram sendo produzidas na análise foram as seguintes: incentivo à participação no ME, por ex-cursistas; registro na prática docente - cadernos de memórias; impactos das brincadeiras na prática profissional; projeto institucional; partilha de experiências e brincadeiras no ME; espaço e sua organização; proposta de formação continuada: é preciso acesso; atividades complementares: um complemento na constituição humana; e a importância do brincar na formação das educadoras. Os resultados apontam que as participantes da pesquisa consideram o Mesa Educadora um programa relevante para a sua formação profissional, reconhecendo o seu valor como uma proposta de aproximação entre teoria e prática por meio da partilha de experiências e da vivência e conhecimento de práticas lúdicas, tendo em vista o brincar como uma atividade social da criança. Indubitavelmente, o programa Mesa Educadora é uma ação formativa de grande relevância, entretanto, as educadoras expuseram a necessidade de mais espaços formativos, nos quais possam debater os complexos temas da educação infantil, sobretudo aqueles relacionados ao universo do lúdico e do brincar

Abstract: This research sought to analyze how the early childhood education professionals in the city of Guarulhos/SP conceive the space of continuing education "Program Mesa Educadora Program for Early Childhood" (known as "Mesa Educadora" -ME), in theirs constitution as educators of this step of teaching and, based on that, to understand the impacts of this program on the education of these professionals. To this end, we developed a field research involving interviews with five educators (teacher, pedagogical coordinator, vice director, director and cooker) in the perspective of oral history. In addition to the interviews, also composed the material for analysis the initial and evaluation letters and the notebooks of memories, which are part of the ME. We have chosen, as one of the central concerns, the search for understanding of how that space can make difference in ludic education, and how it can help in the apprehension of the themes about early childhood education in the school routine and the relationship of the educators with the ludic. The themes that were being produced in the analysis were as follows: encouraging participation in the ME, by ex-participants; registration in teaching practice - notebooks of memories; impacts of games in professional practice; institutional project; sharing of experiences and games on the ME; space and its organization; proposal for continuing education: access; complementary activities: an add-on in the human constitution; and the importance of play in the teacher education. The results indicate that the participants of the research consider the "Mesa Educadora" a program relevant to the professional education, recognizing his value as a proposal for a rapprochement between theory and practice through sharing of experiences and the experience and knowledge of ludic practices, in order to play as a children social activity. Undoubtedly, the program "Mesa Educadora" is a formative action of great importance, however, the educators have exposed the need for more education spaces, in which they can discuss the complex issues of early childhood education, especially those related to the ludic and play universe
Subject: Formação docente
Educação infantil
Ludico
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RAMIRO, Eduardo Augusto Ribeiro. Formação continuada de educadoras: impactos do "programa mesa educadora para a primeira infância". 2018. 1 recurso online (120 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333363>. Acesso em: 7 mar. 2019.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ramiro_EduardoAugustoRibeiro_M.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.