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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Desafios da fomação humana ominlateral na educação infantil : um estudo da realidade educacional cubana
Title Alternative: Challenges for the ominlateral human development in childhood education : a study of Cuban education reality
Author: Duarte, Elaine Cristina Melo, 1987-
Advisor: Saviani, Dermeval, 1944-
Abstract: Resumo: Neste trabalho é apresentada uma análise documental e bibliográfica da educação infantil cubana, com foco na questão da formação humana omnilateral, também chamada de educação integral. Assim, no primeiro capítulo, é analisada a concepção marxista de formação humana omnilateral, a concepção de infância adotada pela pedagogia histórico-crítica e algumas das proposições dessa pedagogia para a educação infantil. O segundo capítulo apresenta um estudo histórico da educação cubana, com foco no período pós-revolucionário. O terceiro e último capítulo trata da formação integral na educação infantil e pré-escolar cubana, apresentando como se dá seu funcionamento, como a pré-escola é estruturada e como seu currículo é constituído. Também é abordado o programa Educa a Tu Hijo, no qual a família desenvolve atividades educativas com as crianças de 0 a 5 anos, com orientação e supervisão. Trata-se de um programa coordenado pelo Ministério da Educação, com a participação de vários outros ministérios, além de entidades comunitárias cubanas. Assim como nos círculos infantis, esse programa tem como objetivo alcançar o máximo desenvolvimento possível para cada criança, com o foco nos cuidados de saúde, nutrição e no desenvolvimento físico e psíquico por meio de atividades educativas. Em conclusão, nas Considerações Finais são feitas ponderações relativamente às aproximações e distanciamentos da experiência de educação integral cubana com a proposta da Pedagogia Histórico-Crítica

Abstract: In this work is presented a documental and bibliographical analyses of Cuban Childhood Education, focusing on the omnilateral human development, also named "integral education". From this perspective, in the first chapter is analyzed the Marxist theory of omnilateral human development; the concept of childhood adopted by the Historical-Critical Pedagogy and some propositions to childhood education defended by this pedagogical approach. The second chapter presents a historical study of education in Cuba focusing the post-revolutionary period. Finally, the third chapter focuses on the efforts of Cuban society to promote the basis of omnilateral human development in Childhood Education, presenting how pre-school works, its institutional structure and the design of its curriculum. It is also presented the social program Educa a Tu Hijo, in which the family develops educational activities with children from 0 to 5 years old, with orientation and supervision. It is a program coordinated by the Ministry of Education with participation of other ministries and communitarians committees. As in the institutional Childhood Education, in the program Educa a Tu Hijo, the main goal is to achieve the maximum possible development of each child, with focus on the healthcare and nutrition and physical and psychological development by means of educative activities. In addition, in the Final Considerations, we make some observations on the approximations and distances between the experience of Cuban integral education and the proposal of Historical-Critical Pedagogy
Subject: Educação integral
Educação pré-escolar
Pedagogia histórico-crítica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: DUARTE, Elaine Cristina Melo. Desafios da fomação humana ominlateral na educação infantil: um estudo da realidade educacional cubana. 2018. 1 recurso online (160 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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