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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Marketing rural : uma nova possibilidade de marketing para agricultura orgânica familiar
Title Alternative: Rural marketing : a new possibility of marketing for family organic agriculture
Author: Santos, Edimar Paulo, 1980-
Advisor: Souza, Vanilde Ferreira de, 1973-
Abstract: Resumo: Os programas de marketing voltados para agricultura orgânica de pequena escala ainda são raros. Há ferramentas mercadológicas destinadas, sobretudo, para a construção do mercado de agricultura de grande escala, porém ainda é pouca a atenção dada para a promoção de mercados locais, importantes no contexto da agricultura familiar. Agricultores familiares nem sempre possuem recursos para divulgar seus produtos, desta forma, a comunicação com o público acaba não acontecendo. Aliado a isso, os agricultores ainda possuem pouco ou nenhum conhecimento em marketing, que poderia auxiliá-los na promoção de seus produtos. Neste contexto o desafio deste trabalho foi desenvolver um modelo de marketing local para produtos orgânicos a partir da realidade do pequeno agricultor familiar, o que chamamos de uma nova possibilidade de marketing para agricultura orgânica familiar. Para tanto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 25 agricultores que se identificavam como produtores de produtos orgânicos familiares de numa das principais regiões do Estado de São Paulo, a região de Campinas e entorno constituído pelos municípios de Atibaia, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Jarinu, Louveira, Valinhos e Vinhedo. Verificamos boa parte dos agricultores entrevistados não fazem nenhum tipo de divulgação do produto, sendo poucos os que colocam marca na embalagem de seus produtos. Foi criada uma nova proposta de marketing baseada no mix de marketing sugerindo-se a denominação: Produto Local; Preço Justo; Distribuição Local e Promoção Baseada na Agricultura Familiar Orgânica. Ficou evidenciado que o uso do marketing orgânico Familiar traz diferentes interesses, prioridades e desafios, pois quando são colocados em evidência os valores ecológicos e sociais do movimento orgânico os consumidores procurarão cada vez mais adquirir o produto. Portanto, é imperativo que vários estudos sejam realizados no domínio dos produtos orgânicos, a fim de elaborar os planos de marketing que contribua para o sucesso do alargamento do mercado de produtos Orgânicos de produção familiar baseados em estratégias inovadoras de marketing de local, baseadas nos elementos da identidade local de modo a contribuir para o desenvolvimento econômico e social

Abstract: Marketing programs for small-scale organic farming are still rare. There are market tools designed, above all, to build the large-scale agricultural market, but little attention is paid to the promotion of local markets that are important in the context of family farming. Family farmers do not always have the resources to advertise their products, thus, communication with the public ends up not happening. Allied to this, farmers still possess little or no marketing knowledge, which could assist them in promoting their products. In this context the challenge of this work was to develop a local marketing model for organic products based on the reality of the small family farmer, what we call a new marketing possibility for organic family farming. For this purpose, semi-structured interviews were carried out with 25 farmers who identified themselves as producers of organic products of one of the main regions of the State of São Paulo, the region of Campinas, and surroundings composed of the municipalities of Atibaia, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista , Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Jarinu, Louveira, Valinhos and Vinhedo. We verified a good part of the interviewed farmers do not make any type of product dissemination, few of them put brand in the packaging of their products. A new marketing proposal was created based on the marketing mix suggesting the denomination: Local Product; Fair price; Local Distribution and Promotion Based on Organic Family Farming. It was evidenced that the use of organic marketing Familiar brings different interests, priorities and challenges, because when the ecological and social values ??of the organic movement are highlighted, consumers will increasingly seek to acquire the product. It is therefore imperative that a number of studies be conducted in the field of organic products in order to develop marketing plans that will contribute to the successful enlargement of the market for organic family-based products based on innovative, site-based marketing strategies of local identity in order to contribute to economic and social development
Subject: Agricultura orgânica
Agricultura familiar
Produtos agricolas - Marketing
Produtos agrícolas - Comercialização
Produtos agrícolas - Comércio
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Edimar Paulo. Marketing rural: uma nova possibilidade de marketing para agricultura orgânica familiar. 2018. 1 recurso online (102 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEAGRI - Tese e Dissertação

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