Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Haroldo Gallopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (294 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleArte & arquitetura, corpo e estrutura : características das obras de arte tensionadas pelo espaço arquitetônico - Casos de Havana e São Paulo = Art & architecture, body and structure: some features of artworks in their tension with architectonic space - The cases of La Habana and São Paulopt_BR
dc.title.alternativeArt & architecture, body and structure : some features of artworks in their tension with architectonic space - The cases of La Habana and São Paulopt_BR
dc.contributor.authorHernández, Andrés Inocente Martín, 1966-pt_BR
dc.contributor.advisorGallo, Haroldo, 1952-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pos-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.subjectBienal de Havanapt_BR
dc.subjectEspaço (Arquitetura)pt_BR
dc.subjectEspaço (Arte)pt_BR
dc.subjectCuradoria (Arte)pt_BR
dc.subjectArte - América Latinapt_BR
dc.subject.otherlanguageHavana Biennialen
dc.subject.otherlanguageSpace (Architecture)en
dc.subject.otherlanguageSpace (Art)en
dc.subject.otherlanguageCuratorship (Art)en
dc.subject.otherlanguageArt - Latin Americaen
dc.description.abstractResumo: As particularidades transgressivas da Arte Contemporânea possibilitam abordar desobedientemente, desde um recorte crítico, as erupções díspares que caracterizam o sistema artístico contemporâneo, sobretudo nos séculos XX e XXI; particularmente à Bienal de Havana. Destacam-se os modos de afetação que as plataformas de desenvolvimento dos conhecimentos acrescentaram ao autor e condicionaram sua atuação em diferentes contextos culturais, artísticos, políticos, sociais e geográficos Nos capítulos aparecem blocos conclusivos, citações e depoimentos como veículos conceituais no intuito de enriquecer e trazer ao contexto da pesquisa referências que se bifurcam como complementos das convicções transferidas ao discurso teórico: artistas como Doris Salcedo, Rochelle Costi, Rosângela Rennó e a geração de artistas visuais dos anos 1990 em Cuba, agentes ativos dos eventos avaliados como Lilian Llanes, Jean-Hubert Martin e Hans Belting, entre outros. Eles se apresentam como rochas sólidas na configuração do arquipélago visual contemporâneo delimitado e ilustrado, também, com imagens que, como correntes, pretendem fazer fluir sensibilidade e sensorialidade em conexão metatextualpt
dc.description.abstractAbstract: The transgressive particularities of Contemporary Art make it possible to approach disobediently, from a critical point of view, the disparate eruptions that characterize the contemporary artistic system, especially in the 20th and 21st centuries; particularly the Havana Biennial. We highlight the modes of affectation that the knowledge development platforms have added to the autor and conditioned their performance in different cultural, artistic, political, social and geographical contexts. In the chapters there are conclusive blocks, citations and testimonies as conceptual vehicles in order to enrich and bring to the context of the research references that bifurcam as complements of the convictions transferred to the theoretical discourse: artists like Doris Salcedo, Rochelle Costi, Rosângela Rennó and the generation of artists visual effects of the 1990s in Cuba, active agents of the evaluated events like Lilian Llanes, Jean-Hubert Martin and Hans Belting, among others. They present themselves as solid rocks in the configuration of the contemporary visual archipelago delimited and illustrated, also, with images that, as currents, pretend to make sensibility and sensoriality flow in metatextual connectionen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationHERNÁNDEZ, Andrés Inocente Martín. Arte & arquitetura, corpo e estrutura: características das obras de arte tensionadas pelo espaço arquitetônico - Casos de Havana e São Paulo = Art & architecture, body and structure: some features of artworks in their tension with architectonic space - The cases of La Habana and São Paulo. 2018. 1 recurso online (294 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineArtes Visuaispt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Artes Visuaispt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameWeiss, Luisept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameEluf, Lygia Arcuript_BR
dc.contributor.committeepersonalnameDonati, Luisa Angelica Paraguaipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRuggeri, Maria Carolina Dupratpt_BR
dc.date.defense2018-09-25T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2019-02-21T14:22:27Z-
dc.date.accessioned2019-02-21T14:22:27Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-21T14:22:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hernandez_AndresInocenteMartin_D.pdf: 6151394 bytes, checksum: 8f248570473269347cd01f1baedf29e1 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333284-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Hernandez_AndresInocenteMartin_D.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.