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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Percepções e usos das avaliações externas em larga escala no contexto da avaliação institucional participativa na Rede Municipal de Ensino de Campinas
Title Alternative: Perceptions and uses of large-scale external evaluation in the context of participatory institutional assessment in Municipal Education Network of Campinas
Author: Ferrarotto, Luana
Advisor: Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Abstract: Resumo: Objetiva-se descrever e analisar as percepções e os usos dos resultados das avaliações externas em larga escala pelas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas (RMEC) e compreender suas relações com a política de Avaliação Institucional Participativa (AIP) quanto às aproximações e/ou distanciamentos dos princípios da responsabilização participativa. Os objetivos específicos versam sobre a descrição e análise: i - das concepções dos atores escolares quanto às avaliações externas; ii - da utilização dos resultados das avaliações externas pelas escolas da RMEC; iii - da relação entre as Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) e a utilização das avaliações externas; iv - da relação entre a política de AIP e os usos dos resultados das avaliações externas quanto às aproximações e aos distanciamentos dos princípios da responsabilização participativa. Além do estudo das produções pertinentes às avaliações externas e sobre a AIP na RMEC, foram entrevistados os membros da Assessoria de AIP e uma integrante do Núcleo de Avaliação. Construiu-se uma métrica sobre as percepções e usos dos resultados das avaliações externas pelas escolas da RMEC (itens na escala Likert destinados aos Orientadores Pedagógicos - OPs e docentes das turmas avaliadas pela Prova e Provinha Brasil) que, posteriormente, foi qualificada a partir dos dados obtidos no acompanhamento de quatros escolas e nas entrevistas realizadas com professores e OPs. No olhar de alguns sujeitos, as avaliações externas: contribuem com as reflexões acerca do trabalho desenvolvido; relacionam-se à composição de um ensino unificado; estão distantes da realidade escolar; seus resultados não são suficientes para expressar a qualidade escolar, embora tragam indícios; os estudantes precisam se acostumar com as questões de múltipla escolha; etc. Em duas escolas acompanhas, cujos processos de avaliação institucional apresentavam-se fragilizados, as avaliações externas foram mencionadas, principalmente, nas discussões realizadas nos TDCs. No PPP de ambas, foram apontadas como importantes no replanejamento das ações pedagógicas, sem articulação com fatores que incidem sobre o contexto escolar. Nas demais, as avaliações externas foram discutidas, também, na CPA. Em uma, houve preocupação com os resultados e o olhar voltado às práticas pedagógicas. Na outra, as discussões foram pontuais e decorreram de ações de outras instâncias da Secretaria Municipal de Educação (SME). Nos PPPs, as avaliações externas foram refletidas segundo elementos externos e internos à instituição. Nas quatro escolas, houve relatos de práticas relacionadas às avaliações externas, entretanto, em todas observa-se variedade de atividades. Para os entrevistados, ocorre uma mescla (propostas diversificadas intercaladas às questões de múltipla escolha). Conclui-se que a discussão das avaliações externas na CPA - tempo e espaço de autoavaliação institucional - é uma aprendizagem a ser construída. A pluralidade de vozes nesse debate aproxima-se da responsabilização participativa e pode trazer à superfície as tensões do cotidiano, proporcionando a (des)construção de concepções/ações. Discutir as avaliações externas, nessa perspectiva, significa compreender o contexto e o que compete aos atores implicados, com visibilidade das responsabilidades da comunidade escolar e do poder público, de modo que ambos possam ser igualmente acompanhados

Abstract: The objective is to describe and analyse the perceptions and uses of the results of large-scale external evaluations by the schools of the Municipal Education Network of Campinas (RMEC) and understand their relationship with the Participatory Institutional Assessment (AIP) policy as to the approximation or distancing of the principles of the participatory accountability. The specific objectives relate to the description and analysis: i - the conceptions of the school actors as to external evaluation; ii - the use of the external evaluation results by the RMEC schools; iii - the relationship between the Assessment Committees (CPA) and the use of external evaluation; iv - the relationship between the AIP policies and the use of the results of external evaluation as to approximation or distancing of the principles of the participatory accountability. Beyond the study of relevant productions of external evaluation and about the AIP on RMEC, members of the AIP Advisory and a member of the Assessment Core were interviewed. A metric was constructed about the perceptions and uses of the results of the external evaluations by the RMEC schools (items of the Likert scale destined to the Pedagogical Counselors - OPs and teachers of the classes evaluated by Prova and Provinha Brasil) that, afterwards, was qualified based on data obtained by monitoring four schools and in the interviews held with teachers and OPs. From some of these subject's point of view, the external evaluation: contribute to the reflections of the work developed; relate to the composition of a unified teaching; are distant from the school's reality; their results are not enough to express the quality of the school, even though they provide some indications; the students need to get used to multiple choice questions; etc. In two of the schools monitored, which the institutional assessment processes were weakened, the external evaluations were mentioned mainly on the discussions held by the TDCs. On both PPP, it was showed as important on the replanning of pedagogical actions, without the articulation with factors that affect on the school context. On the others, the external evaluations were also discussed on the CPA. In one, there was concerning with the results and the look pointed to the pedagogical practices. In another one, the discussions were punctual and elapsed from actions of other instances of the Municipal Education Department (SME). On the PPPs, the external evaluations were reflected based on external and internal institution's elements. In all four schools there were reports of practices related to external evaluations, however, in all of them it was observed a variety of activities. To the interviewees, there is a mix (diversified propositions interleaved with the multiple-choice questions). In conclusion, the discussion of external evaluation on CPA - time and space of the institutional self-evaluation - is a knowledge to the constructed. The plurality of voices in this debate approaches the participatory accountability and can bring to the surface the day to day tensions, allowing the (de)construction of conceptions/actions. To discuss the external evaluation in this perspective means to understand the context and what regards the actors implied, with the visibility of the responsibilities of the school community and public power, in a way that both can be monitored
Subject: Avaliação externa
Avaliação institucional participativa
Escolas publicas - Campinas (SP)
Qualidade do ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FERRAROTTO, Luana. Percepções e usos das avaliações externas em larga escala no contexto da avaliação institucional participativa na Rede Municipal de Ensino de Campinas. 2018. 1 recurso online (452 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333264>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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