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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
Title Alternative: Horizontal theater : Self Fiction
Author: Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
Advisor: Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Abstract: Resumo: Este estudo se fundamenta em perfilhar a criação como acontecimento necessário e transformador na vida e na arte. Partindo de práticas desenvolvidas pela Cia. Labirinto de Teatro, da cidade de Matão, interior de São Paulo, foi possível desenvolver reflexões acerca de um teatro horizontal que possibilite a liberdade expressiva que tem como valor inestimável o diálogo nas relações, tomando como referencial primordial para o trabalho criativo a memória do vivido, reconhecendo a vida (o vivido) como material de pura legitimidade autoral. Ao trazer a vida para a cena - forte traço da contemporaneidade - a fricção entre realidade e ficção se firmou uma constante e, nessa pesquisa, o embate se acentua direcionado para uma necessidade de ficções de si, porque ao trabalhar a partir da memória do vivido, o lembrado se atualiza inventivamente, inevitavelmente. Para amparar essas reflexões sobre memória/ lembrança como criação toma-se o conceito pulsão de ficção (SPERBER, 2009) como norteador de todo o estudo, ancorado em diálogo com embasamentos sobre tempo, memória (BERGSON, 1999, 2006) e identidade (RICOEUR, 2014). Caso especial tratado nessa pesquisa se refere ao processo criativo do espetáculo Ame!. A partir da associação de imagens do real, a saber: obras do pintor Amedeo Modigliani com justaposição a fotografias de pessoas que fazem parte da vida da atriz Mabê Henrique, trabalhou-se com a técnica da mímesis corpórea (LUME Teatro) mesclada a depoimentos pessoais da atriz, com a finalidade de emprestar memórias da atriz para as corporeidades codificadas, permitindo, assim, a composição de um drama ficcional via corpografia, procedimento criativo de premissa horizontal que visa construir a tessitura do drama pelas narrativas rememoradas do corpo em ação, dessa forma, invertendo a lógica da composição dramatúrgica que passa a se construir em cena, colaborativamente, por estímulos circunstanciados frente ao material expresso, na relação diretor-atriz/interlocutor-receptor, que consolidou o drama colaborativo a partir da escrita de si através do corpo-memória. Ao trabalhar com a rememoração de eventos da vida atualizados para a cena, foi possível evidenciar a nascente de uma mímesis de si que constrói a obra artística ao tempo que reconstrói o ser humano em um processo que apresenta uma atração íntima entre ética e estética e que valoriza a inclinação da elaboração do evento vivido como uma necessidade criativa ficcional, que precisa de estímulos para dar vazão à autoria que se expressa por vozes oriundas do vão da lembrança - o dito e o não dito - do artista que reflete sobre sua vida e sua arte, fortalecendo a identidade da cena e aspirando para novas reconfigurações de ser humano no mundo

Abstract: This study is based on characterizing creation as a necessary and transformative event in life and art. Based on practices developed by Cia Labirinto de Teatro, a theater group that comes from Matão, a town in São Paulo, it was possible to develop reflections about a horizontal theater that enables the expressive freedom, which takes the dialogue in the relations as invaluable, considering the memory of what was already lived as a primordial reference to the creative work, recognizing the memory as material of pure authoritarian legitimacy. Bringing life to the scene - a strong feature of contemporaneity - the friction between reality and fiction has become a constant and, in this research, the struggle is emphasized towards a need for self fictions, because when working from the memory of what was lived, the recollected actualizes itself inventively and inevitably In order to support these reflections on memory / memory as a creation, the concept of fiction drive (SPERBER, 2009) is applied as the guiding principle for the whole study, anchored in a dialogue based on time, memory (BERGSON 2006) and identity (RICOEUR, 2014 ). The Special case dealt with in this research refers to the creative process of the performance Ame!. From the association of images of the real, namely: works by the painter Amedeo Modigliani mixed with photographs of people who are part of the life of the actress Mabê Henrique, the bodily mimesis technique (LUME Theater) was used together with the personal testimonies of the actress , with the purpose of lending memories of the actress to the codified corporeities, allowing the composition of a fictional drama via corpography, a creative procedure of horizontal premise that aims to construct the texture of the drama through the recollected narratives of the body in action, reversing the logic of the dramaturgic composition that starts being built in the scene, collaboratively, by stimuli detailed before the expressed material, in the relation director-actress / interlocutor-receiver, that consolidated the collaborative drama from the self writing through the body memory . By working with the recollection of life events updated to the scene, it was possible to highlight the source of a self mimesis that builds the artistic work while reconstructing the human being in a process that presents an intimate attraction between ethics and aesthetics and which values the inclination of the elaboration of the lived event as a fictional creative necessity, which needs stimuli to give vent to the authorship that is expressed by voices originating from the vain memory - the said and the not said - of the artist that reflects on his life and his art, strengthening the identity of the scene and aspiring for new reconfigurations of being human in the world
Subject: Teatro experimental
Memória na arte
Mimese
Experiência de si
Processo criativo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: JACOPINI, Juliano Ricci. Teatro horizontal: Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction. 2018. 1 recurso online (325 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333263>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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