Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333229
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Formação Paideia para profissionais que realizam Apoio Matricial na Atenção Básica
Title Alternative: Paideia Training for Matrix Support professionals
Author: Oliveira Viana, Mônica Martins de, 1986-
Advisor: Campos, Gastão Wagner de Sousa, 1952-
Abstract: Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições do Método Paideia na formação de profissionais que utilizam Apoio Matricial em Curitiba (PR), Uberlândia (MG) e Campinas (SP). Para isso, foi desenvolvido um processo de formação (Curso de Especialização), segundo estratégia Paideia, com 18 meses de duração, para profissionais do Apoio Matricial. Nesse processo, foi avaliada a formação de 90 profissionais: 52 de Campinas, 18 de Curitiba e 20 de Uberlândia. Trata-se de pesquisa qualitativa, inspirada na pesquisa participante, pesquisa-ação e na avaliação por triangulação de métodos. Para sua composição, foram utilizadas duas estratégias: o estudo exploratório e a avaliação do processo de formação ofertado aos profissionais. No momento exploratório, foi aplicado questionário para investigar a organização do trabalho, as trajetórias de formação, os conhecimentos prévios e as expectativas em relação ao Curso. No segundo momento, da avaliação da formação, foram utilizadas: observação participante, questionários semiestruturados, grupos focais e questionários. Para os dados obtidos com os questionários, foi feita uma análise descritiva. Já os dados qualitativos obtidos por meio da observação participante, dos diários de campo e dos grupos focais foram analisados por meio da construção de narrativas. Após este movimento analítico do material produzido por cada um dos instrumentos e de sua contextualização, foi realizada a triangulação e integração dos dados, considerando como eixo de análise as principais contribuições e limitações do Método Paideia enquanto estratégia pedagógica para difusão de conhecimentos e habilidades relacionadas ao Apoio Matricial. O estudo apontou que a Formação Paideia, dado seu caráter de aprendizagem centrada na prática, mostrou-se capaz de favorecer mudanças no processo de trabalho das equipes investigadas, além de possibilitar reflexão sobre conceitos e implantação do Apoio Matricial. Observou-se, contudo, diferença importante entre os resultados alcançados pela Formação nos diferentes campos de pesquisa, conforme o grau de democratização e de apoio da gestão a mudanças organizacionais. Esse dado indica que os efeitos do processo pedagógico e da própria metodologia de Apoio Matricial são fortemente influenciados pelo contexto institucional, pelos modelos de gestão e de atenção vigentes no Município

Abstract: The research analyzed the use of the Paideia Method in the training of Matrix Support professionals in Curitiba (PR), Uberlândia (MG) and Campinas (SP). For this aim, an 18-month long learning process (specialization course) based on the Paideia Method for Matrix Support professionals was developed. Therefore, we evaluated the learning process offered to 90 professionals: 52 from Campinas, 18 from Curitiba and 20 from Uberlandia. Based on participative research, action research, and evaluation by triangulation of methods. It carried out an exploratory study on the profile and knowledge of the participants, as well the evaluation of the training process offered. For the exploratory study, we applied a questionnaire to the professional in order to identify work organization, training trajectories, previous knowledge and expectations regarding the Course. For the evaluation strategy, we utilized field diary notes, semi-structured questionnaire interviews and focal groups in data production. For the exploratory study data, from the questionnaires, a descriptive analysis was performed the qualitative data obtained by participant observation and focal groups were analyzed by narrative construction and hermeneutic analysis. The triangulation derived from the data integration around an analytical axis about contributions and limitations of the Paideia Method as a pedagogical strategy for improvement on knowledge and skills related to Matrix Support. The study pointed out that the Paideia Training Methodology consists in a practice-centered learning, which stimulated changes in the team¿s work process and allowed reflection on Brazilian National Health System, Primary Care and Matrix Support concepts and practice. However, important field differences in the results occurred according to the degree of local democratization and managerial support for organization changes. These last results indicate that institutional context, health care and management local models can influence in the learning process outcomes and the full use of the Matrix Support methodology
Subject: Brasil. Ministério da Saúde. Núcleo de Apoio à Saúde da Família
Apoio matricial
Atenção primária à saúde
Paidéia, Método
Educação permanente
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OLIVEIRA VIANA, Mônica Martins de. Formação Paideia para profissionais que realizam Apoio Matricial na Atenção Básica. 2018. 1 recurso online (243 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Viana_MonicaMartinsDeOliveira_D.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.