Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333213
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: O ensino de geociências no contraturno escolar decifrando a terra : possibilidades e desafios para inserção das geociências na escola
Title Alternative: Geoescience teaching in the after school program Deciphering Earth : opportunities and challenges to include Geoescience at school
Author: Silva, Dayane Gomes, 1990-
Advisor: Bacci, Denise de La Corte
Abstract: Resumo: A presente pesquisa configura-se como um estudo de caso que investigou um programa de ensino de Geociências desenvolvido no contraturno escolar numa escola da rede pública de São Paulo, SP. O objetivo do estudo foi o de analisar a contribuição do projeto "Decifrando a Terra: Ensino de Geociências para crianças" para a formação dos alunos do ensino fundamental I e as possibilidades e desafios da inserção das Geociências no ensino básico. O estudo procurou sistematizar e avaliar as atividades desenvolvidas no projeto Contraturno Decifrando a Terra, no período de 2010 a 2016, com base no referencial teórico de alfabetização geocientífica e ensino por investigação. Buscou-se, assim, compreender se neste novo panorama de escolas em tempo integral, no qual os contraturnos escolares passaram a ter um papel de grande importância na formação e estímulo para diminuição da evasão escolar, se este seria um possível espaço para inserção das Geociências nas escolas e como as atividades poderiam contribuir para a formação de um cidadão alfabetizado geocientificamente. Utilizou-se a articulação de várias metodologias de pesquisa bibliográfica e documental, por meio das diretrizes que regulamentam o contraturno nas escolas paulistas, os relatórios de estágio supervisionado, diários de descrição de atividades dos monitores, bem como observação direta das atividades na escola e acompanhamento da elaboração e do desenvolvimento projeto. Os resultados obtidos apontaram para uma categorização das atividades realizadas, segundo características das atividades investigativas. Esta categorização mostrou ser possível ampliar os objetivos do projeto de divulgação das Geociências para a aprendizagem e desenvolvimento de uma cultura geocientífica desde séries iniciais, sendo o espaço de contraturno escolar uma forma de se inserir as Geociências nas escolas e contribuir para formação inicial de professores

Abstract: The present research project is a case study that investigated how the after school program inserted in some schools of the Brazilian public network, more specifically in the State of São Paulo, contributes to the insertion of geosciences in basic education. Analyzing and systematizing the activities developed in the Project Deciphering Earth, developed at Escola de Aplicação at the School of Education of the University of São Paulo (EA-USP), during the period of 2010-2016, according to the scientific literacy reference framework and inquiry in science teaching. Adressing to understand in this new panorama of full-time schools, in which after school activities play a major role in training and stimulus to reduce school dropout, would be a possible pathway for the insertion of geosciences in school sand how the activities could contribute to the scientifically literate citizenry. Were used various techniques such as bibliographic and documentary research, analysis of reports of the trainees of the project along with the diaries of activity description, and monitoring of the development project of Deciphering the Earth, categorizing activities according to characteristics of the investigative activities proposed. This categorization showed that it is possible to expand the objectives of the Geoscience divulgation project for the learning and development of a geoscientific culture from the initial grades. The after school space is a way of inserting Geosciences in schools and contributing to initial teacher training
Subject: Geociências - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Atividades ludicas
Aprendizagem baseada em problemas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Dayane Gomes. O ensino de geociências no contraturno escolar decifrando a terra: possibilidades e desafios para inserção das geociências na escola. 2018. 1 recurso online (250 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_DayaneGomesDa_M.pdf6.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.