Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/333152
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Cegueira e artes visuais : como as tecnologias assistivas podem ser uma ferramenta de inclusão
Title Alternative: Blindness and visual arts : how technology can be an inclusion tool
Author: Fávero, Luciana, 1988
Advisor: Valente, José Armando, 1948-
Abstract: Resumo: Pessoas cegas têm mais entraves para contemplar e apreciar as artes visuais, uma vez que essas formas de expressão artística tem como centro a visualidade e são apreensíveis, primariamente, através do sentido da visão. Este trabalho apresenta um levantamento das principais tecnologias assistivas digitais disponíveis até 2017 e comenta sua aplicabilidade no âmbito das artes visuais. Diversas tecnologias, agrupadas como "assistivas", foram analisadas segundo a classificação de Bersh e Tonolli (1998) e Wataya (2009). Dessa análise, observamos que as tecnologias ampliam as possibilidades de exploração de obras primariamente visuais, auxiliando a contemplação e apreciação dessas por pessoas que não enxergam

Abstract: Blind people have more obstacles to contemplate and appreciate the visual arts, since these forms of artistic expression have as their center the visuality and are apprehensible, primarily, through the sense of vision. This paper presents a survey of the main digital assistive technologies available until 2017 and comments on their applicability in the visual arts. Several technologies, grouped as "assistive", were analyzed according to the classification of Bersh and Tonolli (1998) and Wataya (2009). From this analysis, we observe that the technologies increase the possibilities of exploration and help the contemplation and appreciation of the visual arts by people who do not see
Subject: Arte
Acessibilidade
Tecnologia educacional
Cegueira
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FÁVERO, Luciana. Cegueira e artes visuais: como as tecnologias assistivas podem ser uma ferramenta de inclusão. 2017. 1 recurso online (70 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333152>. Acesso em: 6 fev. 2019.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Favero_Luciana_M.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.