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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Alfabetização e letramento de alunos com surdez no ensino comum
Title Alternative: Alphabetization and literacy of students with deafness in regular teaching
Author: Ramos, Eliane de Souza, 1980-
Advisor: Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-
Abstract: Resumo: Nesta pesquisa narrativa investiguei, inspirada nos estudos de Jean Piaget, algumas condutas microgenéticas construídas por duas pessoas com surdez enquanto se alfabetizaram e letraram na Língua Portuguesa. Um dos casos é um menino que tive a oportunidade de acompanhar em escolas comuns de uma rede municipal de educação dos 11 meses, até o segundo ano do Ensino Fundamental, quando ele completou oito anos. Seu nome é Vitor (nome fictício) e ele se alfabetizou. O outro caso ao qual me reportei neste doutorado se refere a um adulto com surdez, hoje com 39 anos, que narrou suas memórias sobre como se alfabetizou e letrou na Língua Portuguesa. Ele se chama Francisco (nome fictício) e foi impedido de frequentar a escola comum em detrimento da "surdez" que tem. Para realizar esta tese eu escrevi narrativas nas quais expus parte do processo de alfabetização e de letramento do caso Vitor (nome fictício). Para documentar a escrita me reportei aos relatórios de acompanhamentos feitos pela equipe escolar, por mim e por profissionais externos à escola, bem como a atividades feitas no ensino comum e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), das quais eu não participei diretamente. Essas atividades ilustraram as fases da construção da escrita pelas quais passou Vitor. Analisei cada atividade a partir dos estudos sobre a psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Na escrita deste doutorado, me reportei também a alguns trechos de entrevistas que realizei com Francisco nos anos de 2016 e 2017, nas quais ele compartilhou parte do seu processo de construção da escrita na Língua Portuguesa. O estudo destes dois casos com surdez me faz defender que: a) cada aluno com surdez deve frequentar uma escola comum que ofereça o Atendimento Educacional Especializado (AEE); b) a alfabetização deve ser trabalhada no ensino comum por uma professora regente e por uma professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras); c) alunos (ouvintes e surdos) e professores devem ter a oportunidade de construir suas aprendizagens tanto na Língua Portuguesa como na Libras, que são trabalhadas concomitantemente no ensino comum; c) a pauta sonora do ambiente escolar deve ser trabalhada cotidianamente com todos os alunos de uma turma que tem um aluno com surdez; d) um aluno com surdez pode se alfabetizar e letrar na Língua Portuguesa; e) a "diferença em si" de cada aluno ouvinte e com surdez deve ser considerada durante os processos de ensino e aprendizagem na escola comum

Abstract: In this narrative research I investigated, inspired by the studies of Jean Piaget, some microgenetic conducts constructed by two people with deafness while being literate and lettered in the Portuguese Language. One of the cases is a boy who had the opportunity to accompany in regular schools a municipal education network from 11 months to the second year of Elementary School, when he turned eight. His name is Vitor (fictitious name) and he became literate. The other case to which I referred in this doctorate refers to an adult with deafness, today 39, who narrated his memoirs about how he was literate and literate in the Portuguese language. He is called Francisco (fictitious name) and was prevented from attending the common school to the detriment of the "deafness" he has. To accomplish this thesis I wrote narratives in which I exposed part of the alphabetization and literacy process of the Vitor case (fictitious name). In order to document the writing, I reported on the reports of accompaniments made by the school staff, me and professionals outside the school, as well as activities done in regular teaching and Specialized Educational Assistance (SEA), of which I did not participate directly. These activities illustrated the phases of Vitor's writing. I analyzed each activity from the studies on the psychogenesis of the written language of Emília Ferreiro and Ana Teberosky. In the writing of this doctorate, I also reported on some excerpts from interviews I conducted with Francisco in 2016 and 2017, in which he shared part of his writing process in the Portuguese language. The study of these two cases with deafness makes me defend that: a) each student with deafness should attend a regular school that offers the Specialized Educational Assistance (SEA); b) alphabetization must be worked in regular teaching by a regular teacher and a teacher of Brazilian Sign Language (Libras); c) students (listeners and deaf) and teachers should have the opportunity to build their learning both in Portuguese and in Libras, which must be worked together in regular teaching; c) the sound environment of the school environment should be worked on daily with all the students of a class that has a student with deafness; d) a student with deafness can read and write in the Portuguese language; e) the "difference in itself" of each hearing student and with deafness should be considered during the teaching and learning processes in the regular school
Subject: Surdez
Alfabetização
Letramento
Ensino comum
Bilinguismo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: RAMOS, Eliane de Souza. Alfabetização e letramento de alunos com surdez no ensino comum. 2018. 1 recurso online (288 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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