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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Renato Ferracinipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent1 recurso online (222 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleFunâmbulo : o artista antropófago na corda bamba = Funâmbulo: the anthropophagous artist on the tightropept_BR
dc.title.alternativeFunâmbulo : the anthropophagous artist on the tightropept_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Beatriz, 1967-pt_BR
dc.contributor.advisorFerracini, Renato, 1970-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artes da Cenapt_BR
dc.subjectAndrade, Oswald de, 1890-1954pt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectAtor/performerpt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.otherlanguageAndrade, Oswald deen
dc.subject.otherlanguageAnthropophagyen
dc.subject.otherlanguageActor/performeren
dc.subject.otherlanguagePerformance arten
dc.description.abstractResumo: Essa tese tem como foco central a questão da "travessia" - do percurso, da metamorfose, do fluxo, da transmutação - inerente ao processo de criação e atuação. O estudo articula as proposições dirigidas ao artista da cena, contidas no texto Le Funambule de Jean Genet (em minha tradução direta do francês para o português), com os pressupostos filosóficos da Antropofagia, tanto a ritual, praticada pelos ameríndios, como a cultural, formulada por Oswald de Andrade. Partindo do meu estudo aprofundado sobre o Manifesto Antropófago, publicado no livro Antropofagia Palimpsesto Selvagem, com prefácio de Eduardo Viveiros de Castro (Cosac Naify, SP, 2016), desenvolvo nesta tese, entre outros, um ensaio sobre a peça teatral O rei da vela, procurando revela-la enquanto versão "em negativo" do Manifesto Antropófago. Expondo a concepção do autor sobre aquilo que chamou de "baixa antropofagia", diferencio categoricamente a Antropofagia (em sentido ritual como economia simbólica da alteridade), do Canibalismo (em sentido de degradação e exploração capitalista). Funâmbulo, antropófago, macunaíma e xamã aparecem enquanto personagens conceituais, não em busca de uma identidade que os aproxime, mas ao contrário, investindo na riqueza de suas diferenças e na criação de novos sentidos. Em meu trabalho relaciono o aspecto filosófico da travessia do funâmbulo com o percurso ritual do antropófago, na clave do perspectivismo ameríndio e do xamanismo, enquanto potencializadores da atuação do performer ¿ artista na corda bamba entre "eu" e o "outro", agenciando sentidos e devorando multiplicidades, sempre lutando pela liberdade de ir e devirpt
dc.description.abstractAbstract: This thesis has as its central focus the question of "crossing" - course, metamorphosis, flux, transmutation - inherent in the process of creation and acting. The study articulates the propositions addressed to the artist of the scene, contained in the text Le Funambule by Jean Genet (in my translation from French to Portuguese), with the philosophical presuppositions of Anthropophagy, both the ritual practiced by the Amerindians and the cultural one, formulated by Oswald de Andrade. Starting from my in-depth study on the Anthropophagic Manifesto, published in the book Antropofagia Palimpsesto Selvagem, with a preface by Eduardo Viveiros de Castro (Cosac Naify, SP, 2016), I developed in this thesis, among others, an essay on the play The King of Candle, seeking to reveal it as a "negative" version of the Anthropophagic Manifesto. Exposing Oswald de Andrade's conception of what he called "low anthropophagy", I show the categorical difference between Anthropophagy (in the ritual sense as symbolic economy of otherness), and Cannibalism (in the sense of capitalist degradation and exploitation). Acrobat, Cannibal, Macunaíma and Shaman appear as conceptual characters, not in search of an identity that approaches them, but on the contrary, investing in the richness of their differences and in the creation of new senses. In my work I relate the philosophical aspect of the acrobat's crossing with the ritual path of the anthropophagus, in the key of Amerindian Perspectivism and shamanism, as potentializers of the performance of the actor - artist on the tightrope between "me" and the "other", acting out senses, devouring multiplicities, always striving for the freedom to go and to becomeen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationAZEVEDO, Beatriz. Funâmbulo: o artista antropófago na corda bamba = Funâmbulo: the anthropophagous artist on the tightrope. 2017. 1 recurso online (222 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/332988. Acesso em: 5 Jan. 2021.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTeatro, Dança e Performancept_BR
dc.description.degreenameDoutora em Artes da Cenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameQuilici, Cassiano Sydowpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMarques, Ivan Franciscopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRamos, Luiz Fernandopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlmeida, Veronica Fabrini Machado dept_BR
dc.date.defense2017-10-04T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber2014/03246-3pt_BR
dc.date.available2021-01-05T19:10:37Z-
dc.date.accessioned2021-01-05T19:10:37Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-05T19:10:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Azevedo_AnaBeatrizSoaresDe_D.pdf: 4047112 bytes, checksum: 13c9b80d785f02cd71ae2c8b9a1dd9c7 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332988-
dc.description.sponsorFAPESPpt_BR
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