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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Os deslocamentos de Ana Mendieta : rastros, intervalos e fronteiras = Ana Mendieta's displacement: traces, intermissions and borders
Title Alternative: Ana Mendieta's displacement : traces, intermissions and borders
Author: Silva, Isabela Tozini, 1980-
Advisor: Sobrinho, Gilberto Alexandre, 1973-
Abstract: Resumo: A dissertação propõe uma leitura da poética visual da artista cubana Ana Mendieta (Cuba 1948 ¿ EUA 1985), durante seu período de formação (1970 ¿ 1977), estabelecendo relações entre seus trabalhos e o sistema da arte, as questões além-fronteiras, desmaterialização do objeto artístico, identidade e política. O texto é dividido em três capítulos. No primeiro, localiza a artista e sua produção na rede da arte contemporânea durante os períodos de produção artística e após sua morte. No segundo, é desenvolvida a ideia de que a fonte de potência dos trabalhos da artista encontra-se na condição fronteiriça do "entre". Destaca sua produção híbrida, que a própria artista denominou de earth-body sculpture ¿ "escultura térreo-corpórea" -, que mistura arte conceitual, performance, land art, escultura, filme e fotografia; e a variação da aparência do corpo da artista e do corpo feminino na paisagem. No terceiro, investiga seus processos de criação e produção de fotografias em slides e filmes em Super 8, propondo um deslocando desses materiais da categoria registro e borrando os limites entre documentação e filme de artista, considerando os processos e materialidade das "esculturas térreo-corpóreas" e das películas, tanto fotográficas como fílmicas, como rastros, intervalos e fronteiras

Abstract: This dissertation is a research of the visual poetry of Cuban artist Ana Mendieta (Cuba 1948 - EUA 1985), during the period when she attended the University of Iowa (1970 - 1977), establishing relations between her works and the art system, beyond borders issues, dematerialization of the art object, identity and politics. The text is divided into three chapters. In the first one, the artist and her production are located in the art system during the periods of her artistic production and after her death. The second, there is an explanation of the idea that the power source of her works lies in the frontier condition of the "between". And it emphasizes her hybrid production, which the artist named as Earth-body sculptures, a mixture of conceptual art, performance, land art, sculpture, film and photography, and a variation of the appearance of the woman's body and the female body in the landscape. In the third, it investigates the processes of creation and production of images in slides and films in Super 8, proposing a displacement of these materials from the category registry and blurring the boundaries between documentation and non-narrative filmmaker, considering the processes and materiality of the films ans sculptures as traces, intermissions and borders
Subject: Mendieta, Ana, 1948-1985
Arte moderna
Arte e fotografia
Imagem corporal na arte
Arte conceitual
Mulheres artistas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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