Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332717
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Yoga Vibracional : narrativas no ensino de yoga
Title Alternative: Vibrational Yoga : narratives on yoga teaching
Author: Miura, Hugo Koji, 1987-
Advisor: Jesus, Adilson Nascimento de, 1962-
Abstract: Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo delinear e explicitar os fundamentos, práticas e elementos didáticos de uma proposta autoral de ensino de yoga, partindo de considerações biográficas do autor com relação à sua trajetória de formação docente. Os relatos autobiográficos oferecem a estrutura cronológica a partir da qual se destacam conceitualizações acerca da educação corporal praticada em situações vividas na prática e no ensino de yoga. Tomando como base os estudos de Tardiff (2012) acerca da formação docente, busca-se identificar na narrativa biográfica os momentos que serviram como base para a construção de saberes docentes. A partir da prática do ensino, procura-se descrever processos de criação desses conhecimentos experienciais, tendo como material complementar os depoimentos colhidos de 9 praticantes que frequentaram as aulas de yoga ministradas pelo autor. Os depoimentos, retirados da transcrição de entrevistas semi-estruturadas, são inseridos ao longo do texto como forma de ilustrar passagens conceituais, bem como trazer os reflexos das escolhas didáticas. A partir da descrição dos praticantes acerca da experiência corporal durante as práticas, foram feitas aproximações no campo da conscientização corporal a partir dos apontamentos de Feldenkrais (1977). Fundamentações oriundas da medicina ayurvédica são apresentadas como uma das principais bases para o trabalho perceptivo de construção das aulas, bem como são explicados alguns elementos utilizados como suporte para o desenvolvimento de um ensino de yoga voltado ao reestabelecimento do equilíbrio holístico da corporeidade. Configura-se, portanto, numa proposta autoral de ensino de yoga caracterizada por uma confluência de conhecimentos que se integram a partir do eixo das práticas integrativas de corpo e mente

Abstract: This research intends to delineate and explicitate the foundations, practices and didactic elements of an authorial way of teaching yoga, based on the author¿s biographical considerations related to his trajectory of teacher education. The autobiographical accounts offer the chronological structure from which stand out conceptualizations about the body educations practiced in situations and experiences lived in the practice and teaching yoga. Based on the studies of Tardiff (2012) about teacher education, I seek to identify in the biographical narrative the moments that served as basis for building teaching knowledge. From teaching practice, I look for describe the creation processes of these experiential knowledge, having as complementar material the testimonials collected from 9 practitioners who attended yoga classes taught by the author. The testimonials, collected from semi-structured interviews, are inserted throughout the text as a way of illustrating conceptual passages, as well as to bring the reflexes of the educational choices. From the practitioners¿ descriptions about the body experience during the practices, approximations were made with the field of body awareness from the notes of Feldenkrais (1977). Foundations of the ayurvedic medicine are presented as one of the main bases for the perceptual work of class construction, as well as are explained some elements utilized as support for the development of a yoga teaching focused on the reestablishing of holistic balance of the corporeity. It is therefore an authoritative proposal of yoga teaching characterized by a confluence of knowledge that integrates from the axis of the integrative practices of body and mind
Subject: Ioga
Narrativas
Formação docente
Corporeidade
Educação holística
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MIURA, Hugo Koji. Yoga Vibracional: narrativas no ensino de yoga. 2018. 1 recurso online (132 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/332717>. Acesso em: 8 jan. 2019.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Miura_HugoKoji_M.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.