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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Biocombustível sólido oriundo de florestas de pinus certificadas : análise da viabilidade econômica e financeira da produção de péletes por meio de estudo na região do Contestado - Santa Catarina - Brasil  
Title Alternative: Solid biofuel from certified pine forests : analysis of the economic and financial viabilitity of pellet production through a study on the Contestado region - Santa Catarina - Brazil  
Author: Dolzan, Paulo Bernardo Hausen, 1962-
Advisor: Walter, Arnaldo César da Silva, 1957-
Abstract: Resumo: A demanda de péletes na Europa, notadamente para uso em aquecimento nos setores residencial e comercial, está em forte crescimento. Existe potencial de produção no Brasil, visando à exportação, e essa hipótese motivou a presente dissertação. Assim, o objetivo do presente trabalho foi definido na análise da viabilidade econômica e financeira da produção de péletes produzidos a partir de biomassa oriunda de florestas de pinus certificadas, na região do Contestado, em Santa Catarina ¿ Brasil. O mercado alvo é o de combustíveis sólidos, considerando como destino o porto de Roterdã, na Holanda, que é um dos mais importantes receptores de biomassa na Europa. Foram calculados os custos completos de produção e comercialização de péletes, considerando desde a implantação de florestas até o desembarque da carga no porto de destino. Esses custos foram comparados com os preços de comercialização de péletes, praticados na Holanda em 2015. As três fases da cadeia de suprimento de péletes foram consideradas, o que inclui a produção primária de biomassa certificada, supondo sistemas de manejo que visam uso energético e uso múltiplo, a produção industrial supondo três distintas capacidades horárias (1,0, 2,5 e 10 toneladas de péletes por hora), com e sem secagem da matéria-prima, e o transporte em navios, tanto em contêineres ou diretamente a granel. Para explorar as alternativas de transporte, foram consideradas as produções em sacos de 15 kg, em "big bags", ou a granel. Os resultados indicam custos de produção similares aos da Europa quando considerado o pélete no pátio da fábrica (ex-works). A análise baseada nos parâmetros usuais (VPL, VAE, TIR e TIRM), consideradas três taxas mínimas de atratividade (TMA) (6%, 9% e 12%), em oito situações que combinam valores de referência para os componentes de custos e receitas, não apontou viabilidade financeira para dois casos em que o transporte seria feito por contêineres. Nos seis demais casos, considerado transporte à granel, após análise de sensibilidade com seis variações em cada caso, ou 36 situações ao todo, em 20 casos identifica-se viabilidade. De acordo com os resultados desta dissertação, os custos associados à certificação não inviabilizam a exportação dos péletes produzidos, considerados os preços de venda na Holanda. O transporte marítimo é item de custo muito importante para a viabilidade econômica da produção de péletes certificados na região estudada, destinada aos sistemas de aquecimento na Europa

Abstract: The demand for pellets in Europe, notably for heating in the residential and commercial sectors, is growing strongly. There is potential for production in Brazil, aiming at export markets, and this hypothesis motivated the present dissertation. Thus, the objective of this work was defined as the economic and financial assessment of pellet production from certified pine forests in the Contestado region, in Santa Catarina - Brazil. The target market is the one for heating, considering the port of Rotterdam in the Netherlands as one of the most important destinations for biomass exports to Europe. Production costs of pellets and those of logistics were calculated, considering since the implantation of forests to the landing of the cargo in the port of destination. These costs were compared to market prices practiced in the Netherlands in 2015. The three phases of the pellet's supply chain were considered, which includes the primary production of certified biomass, assuming management systems that aim both at energy use and multiple use, industrial production assuming three distinct hourly capacities (1.0, 2.5 and 10 tonnes of pellets per hour), with and without drying the raw material, and shipping either in containers or directly in bulk. The alternatives of transport explored were packaging in bags of 15 kg, in big bags, or in bulk. Results indicate production costs similar to those in Europe as long as the pellet in the factory yard is considered (ex-works). Financial analysis based on usual parameters (NPV, EAV, IRR and MIRR), under three minimum acceptable rate of returns (MARR) (6%, 9% and 12%), was done considering eight different standard cases. Results pointed lack of viability for two of them, which made use of containers for maritime transport. On the remaining six standard cases based on bulk transport, a sensitivity analysis was performed, resulting on 36 combinations, from which, 20 were considered financially viable. According to the results of this dissertation, the costs associated with certification do not preclude the export of pellets. Considering the economic viability of the production of certified pellets in the region studied, and their sale for use in heating systems in Europe, one of the most important aspects is the transport, notably the maritime phase
Subject: Resíduos de madeira como combustível
Biocombustíveis
Produtos florestais - Certificação
Energia renovável
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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