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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: São Paulo : cidade trans-figurada
Title Alternative: São Paulo : trans-figured city
Author: Macedo, Suianni Cordeiro, 1983-
Advisor: Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-
Abstract: Resumo: A tese aqui apresentada - financiada pela FAPESP sob o processo no. 2013/19556-9 - encontra-se no escopo da "Rede Imagens, Geografias e Educação" e centra-se num conjunto de fotografias e vídeos de autoria de fotógrafos e video-artistas que escolheram a cidade de São Paulo como tema e problema ético e estético. Nosso objetivo é pensar como a imagem da cidade assume a centralidade na construção de sua espacialidade. Com isso, pretendemos refletir acerca da visualidade e da educação estética dos indivíduos como aspecto fundamental da compreensão da realidade. Pensar a imagem como meio de composição da noção de espaço significa ressaltar que o espaço é instável e fruto de encontros e de desencontros, como aponta a geógrafa Doreen Massey. Cada fotografia ou vídeo é, portanto, uma geografia-menor, ou seja, uma versão divergente de espaço e de cidade. Tais imagens são diversas miradas sobre a cidade de São Paulo as quais, todavia, somadas não nos permitiriam compor uma imagem totalizante/totalizadora da cidade. Isso significa demonstrar que o visível é passível de ser pensado e que a arte, aos modos de Manoel de Barros, nos propõe outras maneiras de ver ou transver o mundo. Assim, ao modelo da noção de "mesa de trabalho", apresentada por Didi-Huberman a partir da obra de Aby Warburg, propomos como o encontro e o desencontro de imagens constrói uma forma de pensar das imagens. Esse pensar faz deslizar e deslocar relações; em nosso caso em particular, desloca e desarranja as relações habituais entre verdade, realidade, paisagem e espaço, bem como as relações entre imagem, escritura e os sentidos éticos e estéticos do espaço. Todos os ensaios que se seguem procuram construir sentidos para o que chamamos palavra-paisagem, noção operativa com a qual procuramos pensar, ao mesmo tempo, as imagens, a escritura, as paisagens urbanas e a cidade de São Paulo, criando (sub)versões de sentidos para as palavras que buscam dizer (d)o espaço e (d)a paisagem a partir das obras de arte dispostas sobre nossa "mesa de trabalho". A relação entre imagem e escritura, pensada como uma impossível tradução, assume, nas diferentes seções da tese, a centralidade com o objetivo de apontar as dificuldades de apreensão da imagem e do espaço a partir da escrita, mas, ao mesmo tempo, as potencialidades da escritura ser a fabulação de outras (infinitas) paisagens possíveis

Abstract: The thesis herein presented - financed by FAPESP under process No. 2013/19556-9 - is in the scope of "Images, Geographies and Education Networks" and is focused on a set of photographs and videos by photographers and video-artists that have chosen the city of São Paulo as subject and as ethical and esthetical problem. Our purpose is to think how the image of the city assumes the centrality in the construction of its spaciality. By these means, we intend to reflect about the visuality and the esthetical education of the individuals as a fundamental aspect of the comprehension of reality. Thinking image as a means for composing the notion of space implies emphasizing the space as volatile and as a result of matches and mismatches, as the photographer Doreen Massey points out. Each photograph or video is, therefore, a "minor geography", that is, an alternative version of space and of city. Such images, several of them targeted on the city of São Paulo, if aggregated, could not allow us to compose a totaling/totalizing image of the city. This means demonstrating that the visible is susceptible of being thought, and that art, as Manoel de Barros would think, proposes us other ways to see or transsee the world. Thus, based on the "work bench" notion presented by Didi-Huberman from the work of Aby Warburg, we propose how the match and mismatch of images build a way of thinking about the images. This thinking make relations slide and dislocate; in our particular case, it disllocates and deranges the standard relations between truth, reality, image and space, such as the relations between image, writing, and the ethical and esthetical meanings of the space. All following essays seek to build meanings for what we call landscape-word, operational notion with which we aim to think simultaneously the images, the writing, the urban landscapes and the city of São Paulo, creating (sub)versions of meanings for the words that seek to say (about) the space and (about) the lanscape from the art works laid on our "work bench". The relation between image and writing, thought as an impossible translation, assumes the centrality in different sections of this thesis, aiming to point out the difficulties of apprehending the image and the space from the writing, but, simultaneously, the potentiality of the writing being the fabrication of other (infinite) possible images
Subject: Paisagens
Audiovisual
Cidades e vilas
Educação estética
Geografias menores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MACEDO, Suianni Cordeiro. São Paulo: cidade trans-figurada. 2018. 1 recurso online (168 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/332563. Acesso em: 18 Sep. 2020.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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