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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Estratégias de aprendizagem, compreensão leitora e regulação emocional : relações com o sucesso de estudantes no ingresso no Ensino Médio
Title Alternative: Learning strategies, reading comprehension and emotional regulation : relations with the school success of students entering high school
Author: Felicori, Carolina Moreira, 1982-
Advisor: Boruchovitch, Evely, 1961-
Abstract: Resumo: Pesquisas recentes revelam que o sucesso escolar pode estar relacionado às estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes, à competência leitora e à regulação de suas emoções, entre outros. Nesse sentido, destaca-se, a aprendizagem autorregulada, processo em que o aluno é responsável pelo seu aprendizado e utiliza estratégias para alcançar resultados satisfatórios. Tendo em vista a relevância do tema para a Educação, o presente estudo, pautando-se na Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação, teve como objetivo avaliar as estratégias de aprendizagem, a compreensão em leitura e as estratégias de regulação emocional de estudantes do Ensino Médio, que podem ser considerados bem-sucedidos, por terem ingressado em cursos técnicos de ampla concorrência, e identificar possíveis relações entre essas variáveis. A amostra foi composta por 108 estudantes do 1º ano do Ensino Médio Técnico, dos períodos diurno e noturno, com faixa etária compreendida entre 14 e 16 anos de idade. Os dados foram coletados, por intermédio de duas escalas do tipo Likert, para avaliar as estratégias de aprendizagem e as de regulação emocional. A compreensão leitora foi avaliada por meio de um texto expositivo, baseado na Técnica Cloze. Os dados foram analisados quantitativamente mediante procedimentos de estatística descritiva e inferencial. Os resultados revelaram que os participantes, em sua maioria, fazem uso moderado de estratégias de aprendizagem, são leitores autônomos e regulam os seus estados emocionais de tristeza e raiva. Mais especificamente, os estudantes do sexo masculino relataram utilizar menos estratégias metacognitivas disfuncionais que as alunas, assim como usar mais estratégias para controlar a tristeza. Os participantes do período diurno apresentaram um nível de compreensão leitora mais elevado que os seus colegas do noturno. Observou-se também que os estudantes que relataram utilizar mais estratégias de aprendizagem, indicaram usar mais estratégias para controlar os seus estados emocionais de tristeza e raiva. Espera-se, pois, que esses resultados, de forma conjunta, possam cooperar com a prática docente, a fim de que professores desenvolvam propostas pedagógicas que promovam o uso adequado de estratégias de aprendizagem, a competência leitora e o controle das emoções de estudantes de Ensino Médio

Abstract: Recent researches reveal that school success may be related to learning strategies, reading competence and the emotional regulation, among others. In this sense, it stands out, self-regulated learning, process in which the student is responsible for its learning and uses strategies to achieve satisfactory results. Considering the relevance of this theme to Education, the present study, based on Cognitive Information Processing Theory, aimed to evaluate learning strategies, reading comprehension and emotional regulation strategies of High School students, who can be considered successful by having applied and gotten accepted into technical courses of wide competition, and identify possible relations between these variables. The sample consisted on 108 students from the 1st year of Technical High School, from the day and night periods, with ages between 14 to 16 years old. Data was collected through two Likert-type scales to evaluate learning strategies and emotional regulation strategies. Reading comprehension was evaluated through an expository text, based on the Cloze technique. Data was analyzed quantitatively using descriptive and inferential statistics procedures. The results revealed that the participants, for the most part, who make moderate use of learning strategies, are autonomous readers and regulate their emotional states of sadness and anger. More specifically, that male students reported using less dysfunctional metacognitive strategies than female students, as well as more use of strategies to control sadness. Daytime participants had a higher level of reading comprehension than their peers at night. It was also observed that students who reported using more learning strategies indicated that they used more strategies to control their emotional states of sadness and anger. It is hoped, therefore, that these results, combined, may cooperate with the teaching practice, so that teachers can develop pedagogical proposals that promote the adequate use of learning strategies, reading competence and control of the emotions of High School students
Subject: Estratégias de aprendizagem
Compreensão na leitura
Auto-regulação emocional
Rendimento escolar
Compreensão do texto
Autorregulação - Aprendizagem
Êxito escolar
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FELICORI, Carolina Moreira. Estratégias de aprendizagem, compreensão leitora e regulação emocional: relações com o sucesso de estudantes no ingresso no Ensino Médio. 2017. 1 recurso online (136 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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