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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Os futuros de Terry Gilliam : Brazil e O Teorema Zero = Terry Gilliam's futures: Brazil and The Zero Theorem
Title Alternative: Terry Gilliam's futures : Brazil and The Zero Theorem
Author: Artioli Neto, Flavio, 1987-
Advisor: Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-
Abstract: Resumo: A obra do diretor Terry Gilliam possui filmes que são emblemáticos dentro da história do cinema. Os filmes do diretor carregam a forte marca estilística de Gilliam - seu estilo cartunesco e caricato, suas colagens elaboradas e seu humor repleto de crítica social - e trazem questões que passam pelos estudos de cinema, gênero e estudos sociais. Dentro desta obra o filme de 1985, Brazil, se destaca, sendo visto como o expoente do diretor e também como marco na produção cinematográfica. O filme retrata uma sociedade distópica onde a burocracia impera, e as pessoas são tratadas como meros processos dentro de uma vasta máquina social. Já em 2013, outro filme se destaca na obra do diretor: O Teorema Zero. Mais recente, e não tendo alcançado o sucesso de seu antecessor, o novo filme se aproxima do anterior ao trabalhar com muitos temas em comum, atualizando-os para os tempos contemporâneos. Ambos os filmes se situam em mundos distintos do nosso, em distopias, e utilizam-se das estratégias deste gênero de origem literária para trazer a tona diversas questões políticas e sociais. De fato, o gênero das distopias, oriundo do gênero das utopias, é ideal para o retrato de sociedades distintas da nossa, com o objetivo de trabalhar não questões hipotéticas e fantasiosas, mas sim questões reais de nossa sociedade. Ao criar mundos fantasiosos, as distopias em Brazil e O Teorema Zero falam sobre as sociedades em que eles foram produzidos. Assim, os filmes são retratos das preocupações e questões sociais e políticas que permeiam as épocas em que foram produzidos, isto é, os anos próximos a 1985 e a 2013. Ao estudarmos os filmes, em conjunto com obras de críticos sociais de suas épocas, percebemos a proeminência dos temas sociais que as sociedades distópicas desses destacam: questões que envolvem a estrutura social e de poder, do uso da tecnologia e de sua presença na ideologia e no funcionamento social, questões de consumo e de trabalho, e questões que envolvem vigilância em diversas de suas formas. Essas questões evoluem com o tempo e tais mudanças são percebidas e estudadas pelos críticos sociais. Em paralelo essas mudanças podem também ser vistas ao colocarmos lado a lado os dois filmes de Gilliam. Ao tratarem de temas semelhantes e terem sido produzidos em momentos distintos, os filmes retratam as mudanças que estes temas sofreram com o passar do tempo. A mudança social, na tecnologia, as reformulações das estruturas de trabalho e consumo e as novas formas de vigilância figuram ao analisarmos o filme O Teorema Zero em contraste com Brazil, através de uma abordagem pelo viés dos estudos das distopias. Percebemos assim, através destes paralelos, como os filmes trabalham questões sociais e as mudanças que estas sofreram com o passar do tempo, se enquadrando no corpus do gênero das distopias e se colocando como ícones dentro da obra do diretor Terry Gilliam

Abstract: The work of director Terry Gilliam has emblematic films in the history of cinema. The director¿s movies bear his strong stylistic mark - his cartoonistic and caricature style, his elaborate collages and his humor filled with social critique - and bring issues that embark the cinema studies, gender studies and social studies. Within this work, the movie from 1985, Brazil, stands out, seen as an exponent of the director and also as a mark on the film production. The movie portraits a dystopian society where bureaucracy reigns, and people are treated as mere cogs inside the vast social machine. In 2013, another movie stands out in the work of the director: The Zero Theorem. More recently, and not having achieved the success of its predecessor, the new movie relates to the previous by working with a lot of the same themes, updating them to contemporary times. Both movies portrait different worlds from ours, in dystopies, and use this genre¿s strategies, of literary origin, to bring forth various social and political issues. Indeed, the dystopian genre, native from the utopian genre, is ideal to portrait societies distinct from ours, with the objective of dealing not with hypothetical and fantastic issues, but with real issues from our society. By creating fantasy worlds, Brazil and The Zero Theorem¿s dystopias talk about the societies where they were produced. That way the movies can be seen as portraits of the worries and social and political issues that permeate the times they were made, that is, the years next to 1985 and 2013. By studying those movies, along with the work of social critics from their times, we notice the prominence of the social themes that these dystopic societies highlight: issues that involve the social and power structures, use of technology and its presence in ideology and social workings, issues of consumption and work, and issues that involve surveillance in its various forms. Those issues evolve with time and these changes are notice and studied by social critics. In parallel, those changes can also be seen when we study together Gilliam¿s two movies. By working with so many similar themes, and by being produced in distinct moments, those movies portrait the changes those themes presented with the passing of time. The social change, the changes in technology, the reformulations in the structures of work and consumption, and the new forms in surveillance, comes forth when we study the movie The Zero Theorem in contrast with Brazil, through the dystopian studies. Therefore we notice, with those parallels, how the movies work with social issues and the changes those issues presented with the passing of time, framing themselves in the genre corpus of dystopia and placing themselves as icons the the works of director Terry Gilliam
Subject: Gilliam, Terry, 1940-
Distopias
Cinema - Aspectos políticos
Cinema - Aspectos sociais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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