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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar : a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional
Title Alternative: Reflections about inclusion in school physical education : the legislation, academic knowledge and professional practice
Author: Carvalho, Camila Lopes de, 1988-
Advisor: Araujo, Paulo Ferreira de, 1957-
Abstract: Resumo: A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular está alicerçada por três elementos: as ações legais definidoras dos direitos e deveres de todos os envolvidos, os conhecimentos acadêmicos para capacitar os docentes para sua atuação segundo as determinações legais, e a prática profissional que deve ser fundamentada pelos dois elementos anteriores. Contudo, despontaram dificuldades para efetivar a implantação de tais medidas na realidade escolar. Isto posto, esse estudo teve por objetivo fazer uma releitura da construção geral da inclusão de alunos com deficiência no contexto da Educação Física Escolar, analisando a construção da legislação, do conhecimento acadêmico da área da Educação Física e a atuação dos professores dessa disciplina escolar. Para isso, esse estudo foi desenvolvido em três momentos: inicialmente, para verificação das ações legais promulgadas no Brasil acerca da inclusão educacional de pessoas com deficiência, uma pesquisa documental foi realizada com o termo "educação", no período de 1960 à 2015, na Base da Legislação Federal, com apreciação dos dados por análise documental com categorização; posteriormente, para investigação da produção científica da Educação Física sobre a inclusão educacional, foi estruturada uma revisão sistemática de literatura sobre as teses e dissertações produzidas até 2015 em todos os programas de pós-graduação credenciados nacionalmente a respeito desse tema, por meio de pesquisa no portal eletrônico da Capes e na página eletrônica da biblioteca de cada instituição de ensino a ela credenciada, com sequente análise integrativa dos dados; e, por fim, em um estudo de caso foram aplicados questionários aos professores de Educação Física do ensino fundamental municipal de Americana, São Paulo, com exame dos dados por categorização, para compreensão de sua prática docente. Como resultado, constatamos que os planos da legislação, das pesquisas acadêmicas e da prática docente pouco interagem entre si, com leis baseadas em determinações teóricas desprovidas de ações para sua implantação na prática, estudos acadêmicos predominantemente conceituais com tímidas orientações às intervenções e professores escolares desconhecedores de ambos. Sugerimos, por conseguinte, uma "Inclusão Estruturada" pela articulação entre os elementos da tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional, fundamentada na autonomia docente para a superação dessa dicotomia teoria versus prática

Abstract: The inclusion of students with disabilities in regular education is based on three elements: legal actions that define the rights and duties of all involved, academic knowledge to enable teachers to act according to legal requirements, and professional practice that must be based on the two previous elements. However, difficulties arose to implement the implementation of such measures in the school reality. The purpose of this study was to re-read the general construction of the inclusion of students with disabilities in the context of Physical School Education, analyzing the construction of legislation, academic knowledge of Physical Education and the performance of teachers in this school discipline. For this, this study was developed in three moments: initially, to verify the legal actions promulgated in Brazil on the educational inclusion of people with disabilities, a documentary research was carried out with the term "education", from 1960 to 2015, in the Base of the Federal Legislation, with appreciation of the data by documentary analysis with categorization; Subsequently, a systematic review of the literature on the theses and dissertations produced up to 2015 in all the nationally accredited postgraduate programs on this topic was carried out to investigate the scientific production of Physical Education on educational inclusion. Capes electronic portal and on the electronic page of the library of each accredited teaching institution, with a subsequent integrative analysis of the data; Finally, in a case study, questionnaires were applied to Physical Education teachers of the municipal primary education of Americana, São Paulo, with data analysis by categorization, to understand their teaching practice. As a result, we find that the plans of legislation, academic research and teaching practice have little interaction with each other, with laws based on theoretical determinations devoid of actions for their implementation in practice, predominantly conceptual academic studies with timid orientations to interventions and unknown schoolteachers both. We suggest, therefore, a "Structured Inclusion" by the articulation between the elements of the triad legislation, academic knowledge and professional practice, based on the teaching autonomy to overcome this dichotomy theory versus practice
Subject: Educação física escolar
Educação inclusiva
Inclusão
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CARVALHO, Camila Lopes de. Reflexões sobre a inclusão na educação física escolar: a tríade legislação, conhecimento acadêmico e prática profissional. 2018. 1 recurso online (323 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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